4556 - Direito Aduaneiro - (LIBERDADE)
A quem se destina: Curso indicado para advogados e profissionais atuantes em diversas áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 9 às 12 horas (quartas-feiras)
Data de início: 04/03/2020
Data de término: 25/03/2020

ID: 4556
Período: Início 04/03/2020 - Término 25/03/2020
Horário: Das 9 às 12 horas (quartas-feiras)
Coordenação: Herbert Cornélio Pieter de Bruyn Júnior
Valor Total do investimento: R$ 350,00 (Incluso valor de matrícula)
ATENÇÃO: CURSO COM AVALIAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA TODOS OS ALUNOS
Resumo: Em um mundo globalizado, com ampla circulação de mercadorias entre os países, é relevante possuir conhecimento do Direito Aduaneiro. Só assim será possível lidar, adequadamente, com as dificuldades práticas que podem resultar tanto da importação de bens imprescindíveis para o funcionamento das empresas, como da importação de outros básicos, como medicamentos, para a preservação da vida. Ademais, atualmente, com a expansão do e-comerce, inúmeros são os potenciais conflitos para os quais os profissionais do Direito devem estar preparados, o que só será possível com o conhecimento das regras básicas do Direito Aduaneiro, bem como daquelas do Direito Tributário e do Direito Administrativo dos quais deriva, e de conceitos de Direito Constitucional, Direito Internacional e Direito Penal pertinentes.
Para atingir essa finalidade, propõem-se o curso que terá por escopo o desenvolvimento, em seus alunos, de competências específicas, tais como a capacidade de contextualizar os problemas de comércio exterior; o conhecimento das regras constitucionais e de direito internacional que influenciam o Direito Aduaneiro, assim como dos órgãos encarregados da fiscalização do comércio exterior; a compreensão da razão e da forma de exercitar-se o poder de polícia em sede aduaneira, assim como o modo como se processam, perante os órgãos aduaneiros, a importação e a exportação de mercadorias em conformidade com o regime aduaneiro cabível. Em acréscimo, depois de apresentar os regimes especiais existentes e o quadro de sanções aplicáveis, passar-se-á a discutir sua constitucionalidade e possíveis interpretações, em especial quanto à pena de perdimento.
Temas Tratados no Curso:
1. Introdução: Comércio exterior - importância e influência das normas de Direito Internacional
2. Direito Aduaneiro: conceito e relação com demais ramos do Direito
3. Conceito de território aduaneiro e órgãos vinculados ao controle do comércio exterior
4. Poder de Polícia: conceito e seus fundamentos e mecanismos de funcionamento em matéria aduaneira
5. Regimes Aduaneiros:
5.1. Regime de Importação Comum - procedimento; Sistema Harmonizado, canais de parametrização
5.2. Regime de Importação Especial
5.3. Regime de Tributação Simplificada
6. Regimes Aduaneiros Especiais
6.1. Admissão Temporária;
6.2. Exportação Temporária;
6.3. Trânsito Aduaneiro;
6.4. Drawback;
6.5. Entreposto Aduaneiro;
6.6. Loja Franca;
6.7. Zona Franca.
7. Sanções Aduaneiras
7.1. Visão Geral no Direito Interno e Comparado
7.2. Pena de Perdimento de Veículos no Regulamento Aduaneiro
7.3. Pena de Perdimento de Mercadorias no Regulamento Aduaneiro
8. Visão Crítica
8.1. Pena de Perdimento: evolução legislativa, conceito e natureza jurídica do dano ao Erário
8.2. Constitucionalidade da Pena de Perdimento
Parâmetros da Aplicação da Pena de Perdimento
8.3. Conclusão
Bibliografia Básica:
Bruyn, Herbert Cornelio Pieter de. Direito Aduaneiro. São Paulo: Ed. Juruá, 2019, volumes 1 e 2. Carluci, José Lence. Uma introdução ao direito aduaneiro. São Paulo: Aduaneiras, 1997.
Dias, Eduardo Rocha; Siqueira, Natercia Sampaio: sanções administrativas tributárias: uma tentativa de enquadramento constitucional, in MACHADO, Hugo de Brito, Sanções Administrativas tributárias. São Paulo: Dialética, 2004.
Falcón Y Tella, Maria José; Falcón Y Tella, Fernando. Fundamento e finalidade da sanção - existe um direito de castigar? São Paulo: RT, 2008.
Ferreira, Rony; Freitas, Vladimir Passos (Coord.). Importação e Exportação no Direito Brasileiro. São Paulo: RT, 2004. Lima, Sebastião de Oliveira. Perdimento de bens. Revista de Direito Tributário, n. 58, São Paulo: Malheiros, 1991;
Luz, Rodrigo. Comércio internacional e legislação aduaneira - teoria e questões. 3a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010;
Machado, Hugo de Brito. A pena de perdimento de bens e a insubsistência do fato gerador da obrigação tributária. Revista de Estudos Tributários, n. 57, São Paulo: Síntese, set-out, 2007;
Mello, Rafael Munhoz de. Princípios constitucionais de direito administrativo sancionador - as sanções administrativas à luz da Constituição Federal de 1988. São Paulo: Malheiros, 2007.
Padilha, Maria Ângela Lopes Paulino. As sanções no direito tributário. São Paulo: Noeses, 2015. Rubstein, Flávio. Boa-fé objetiva no direito financeiro e tributário. São Paulo: Quartier Latin, 2010. Sosa,
Roosevelt Baldomir. Comentários à Lei Aduaneira. São Paulo: Aduaneiras, 1995.
Torres, Heleno Taveira. Pena de Perdimento de bens e sanções interventivas em matéria tributária. São Paulo: Repertório de Jurisprudência IOB - 1a quinzena de outubro de 2007, v. I, n. 19/2007
Versola, Maysa Abrahão Tavares. Sanção no Direito Administrativo. São Paulo: Saraiva, 2011.
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
HERBERT CORNELIO PIETER DE BRUYN JÚNIOR

link lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=12AD4BF4B77691E998B42645BE77290B#
Minicurriculo: Juiz Federal da 6ª Turma Recursal em São Paulo e Coordenador Adjunto da Central de Conciliação em São Paulo. Membro do Núcleo Permanente de Solução Consensual de Conflitos do TRF da 3ª Região. Doutor e Mestre em Direito do Estado (PUC/SP), Especialização em Direito Do Estado (PUC/SP), em Direito Penal Aplicado (Universidade de Coimbra/IBCCRIM), em Direito Aduaneiro (ESAF) e em Direito Tributário (CEEU/SP). Professor de Direito Financeiro na pós-graduação (Univ. São Judas; 2002), graduação (UNICAPITAL, 1994-2002) e cursinhos preparatórios para magistratura (1997-2002). Instrutor para Cursos de Formação de Conciliadores pelo CNJ/CJF. Livro e artigos publicados.
Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.