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Cursos

4148 - Comunicação Não-Violenta: Comunicação Interpessoal e Estratégica com Base em Neurociência e o Comportamento Humano (PRAÇA DA SÉ)





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 19 às 21:30 horas (quintas-feiras)
Data de início: 05/09/2019
Data de término: 03/10/2019

 

ID: 4148

Período: Início 05/09/2019 - Término 03/10/2019
 
Horário: Das 19 às 21:30 horas (quintas-feiras)
 
Coordenação: Maria do Carmo Carrasco
 
Valor Total do investimento: R$ 370,00 (Incluso valor de matrícula)
 
Observação: Carga horária total de 12 horas e 30 minutos
 
 
 
 
 
Objetivo Geral: Apresentar e fornecer subsídios teórico-práticos com embasamentos nas teorias de comunicação, bem como desenvolver habilidades e estratégias de comunicação eficaz e não violenta (compassiva e empática). Saiba como utilizar as pesquisas recentes sobre a comunicação, fonoaudiologia, CNV e a neurociência para alavancar a sua carreira: advogado, mediador, conciliador, empresário, professor etc. Utilize o conhecimento do cérebro e do comportamento humano como ferramentas para relacionamento interpessoal, gestão de conflitos, mediação, negociação, docência, atendimento ao cliente etc.
 
Objetivos Específicos: Fornecer informações, técnicas, estratégias, métodos e procedimentos de análise, observação, escuta comprovados para o desenvolvimento da percepção, da comunicação empática e como ferramenta para os processos de mediação e negociação. Realizar o Levantamento do Perfil, Preferências Cerebrais e Auto Avaliação da Performance Comunicacional. Fornecer estratégias e técnicas práticas para possibilitar a Comunicação Eficaz. Entender a Comunicação baseada em Neurociência. Desenvolver a Inteligência Comunicacional e os Aspectos comunicacionais envolvidos.
 
Programa:
 
Aula 1: Cultura de Paz e Mentalidade Pacificadora
Comunicação: uma ferramenta estratégica baseada em neurociência
Levantamento do Perfil e Auto Avaliação da Performance Comunicacional: aspectos comunicacionais envolvidos 
 
Aula 2: Comunicação Interpessoal: levantamento do perfil comunicacional
Comunicação clara e empática 
Comunicação, Cérebro e Comportamento humano
Estilos de Pensamento, Dominância Cerebral e Inteligência Comunicacional
 
Aula 3: Monitoramento, Abordagem Cognitiva e Intervenção Biológica
Identificando de forma científica as Sete Emoções básicas e as Microexpressões da Emoção
Escuta Ativa: técnica da boa escuta – saber ouvir e escutar com base no Programa da Universidade de Harvard
 
Aula 4: Estratégias de Comunicação Não Violenta: recurso no processo de re-humanização
Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais – Marshall Rosenberg 
Ferramenta para Mediação, Gestão de Conflitos e Negociação
 
Aula 5: Níveis necessários: intrapessoal, interpessoal e sistêmico
10 passos práticos para aplicar e ter uma comunicação não violenta e empática.
Reavaliação do grupo e avaliação do curso e fechamento.
 
Metodologia: A metodologia das atividades é baseada no modelo Andragógico de Educação Permanente (Educação de Adultos), com utilização de ferramentas de e-learning com métodos Ativo-dirigido e Ativo-participativo, com orientações práticas, técnicas de apresentações, exercícios práticos, orientações fonoaudiológicas, simulações, além da utilização do método fonoaudiologia empresarial e a técnica ‘personal communication trainer® (coach e mentory)’ e recursos instrucionais e audiovisuais. Observação: Durante o curso realizaremos uma avaliação detalhada de cada participante, tomando como referência os itens abaixo:
 
Aspecto anatomofisiológico da fala (órgãos fonoarticulatórios);
Análise do Discurso: elaboração, organização e linguagem;
Aspectos comunicacionais;
Performance comunicacional;
Discussão sobre os casos e perfil do grupo;
Organização e reorganização das atividades práticas.
 
Bibliografia Básica:
 
BUENO, S.  A arte de falar em público. São Paulo: Saraiva, 1954.
 
BEHLAU, M. Avaliação e Tratamento das Disfonias. São Paulo: Lovise, 1995.
 
CÂMARA, J.M.. A estratégia da Palavra. São Paulo: Gonçalves, 1992.
 
CARRASCO, M.C.O. Fonoaudiologia Empresarial: Perspectivas de Consultoria, Assessoria e Treinamento. Manual Teórico Prático. São Paulo: Lovise, 2001. 
 
CARRASCO, M.C.O.  Comunicação Empresarial. São Paulo: Veris Educacional, 2005.
 
CARRASCO,M.C.O. Técnicas de Apresentação. São Paulo: Veris Educacional, 2005.
 
CARRASCO,M.C.O.  Novas Buscas em Fonoaudiologia: comunicação eficaz na empresa. Cadernos da Fonoaudiálogo. Linguagem Vol.1. São Paulo: Editora Lovise, 2006.
 
CARRASCO, M.C.O.  Comunicação e Oratória: Teoria e Prática. Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2005.
 
CARRASCO, M.C.O.  Operações Administrativas e Comerciais’. Projeto Formare. São Paulo: Veris Educacional, 2007.
 
CARRASCO, M.C.O. Operações e Serviços Administrativas I’. Projeto Formare. São Paulo: Veris Educacional, 2007.
 
CARRASCO, M.C.O.  Argumentação Jurídica: Comunicação, Oratória e Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2009.
 
CARNEGIE, D. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. Rio de Janeiro: Record, 1962.
 
COHEN, J. & ALL. Pesquisas  de retórica. Petrópolis. Vozes, 1975. ( Trad. Leda Pinto Mafra Iruzum) apud POLITO, R.. Técnicas e segredos para falar bem. São Paulo: IOB Publicações Jurídicas, 1993. 
 
CARRASCO, M.C.O. O Profissional do Direito e a Comunicação como Ferramenta Estratégica para a Negociação. Belo Horizonte: Anais do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Set/2002.
 
DAMIÃO, R. e HENRIQUES, A. Curso de Português Jurídico. São Paulo: Atlas. 1997.
 
FERNANDO, P. Obra Poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
 
FISHER, R. e URY, W. Como chegar ao sim – a negociação de acordos sem concessões. Rio de Janeiro: Imago, Ed. 1994.
 
HAY, LOUISE. O Poder das Afirmações Positivas. Como usar seus pensamentos, palavras e convicções para atrair o que você deseja para a sua vida. Rio de Janeiro, Sextante, 2009.
 
LOPES, V. Oratória e Fonoaudiologia Estética. São Paulo: Pró Fono, 2000.
 
MARTINELLI, D. P.e ALMEIDA, A.P. Negociação. Como transformar confronto em cooperação. São Paulo: Ed Atlas, 1997.
 
MATOS, GUSTAVO GOMES DE. A Cultura do Diálogo. Uma estratégia de comunicação nas empresas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
 
MILLS, H.A. Negociação. A arte de vencer. São Paulo: Makron Books, 1993.
 
PENTEADO, J.R.W. A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo: Pioneira, 2001.
 
POLITO, R. A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes. São Paulo: Saraiva, 2001.
 
POLITO, R. Como se tornar um bom orador e se  relacionar  bem com a imprensa. São Paulo: Saraiva, 2001.
 
REGO, F.G.T. Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional: conceitos, estratégicas, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. São Paulo: Summus, 1986.
 
ROSENBERG, MARSHALL B. Comunicação Não-Violenta. Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.
 
TOLEDO, M.P.M. E NADOLSKIS, H.. Comunicação Jurídica. São Paulo: Sugestões Literárias, 2002
 
WEISS, D. Como falar em público: técnicas eficazes para discursos e apresentações. Trad. Marta Mortara. São Paulo. Nobel, 1991.
 
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Maria do Carmo Oliveira Carrasco


link lattes: http://lattes.cnpq.br/4619428173168400
Minicurriculo: Doutorado em Educação, Mestre em Distúrbios da Comunicação – PUC-SP. Especialista em Docência para Adultos (Andragogia) – UMC-SP. Formação pela AASP em Meios Alternativos de Resolução de Disputas e Conflitos – 2002. CEO de Comunicação Corporativa e Estratégica – Cop Consultoria. Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial – CRFª 5037-SP. Visagista com formação pelo Centro Phillip Hallawel. Personal Communication Trainer ® – Mentory Vocal e Comunicacional. Perita em Comunicação Humana, Expressividade, Microexpressões e Doenças Ocupacionais. Certificação em FACS 3.0 ® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional. Integrante do F-MFIFCC - F-M Group Internacional FACS Certified Coders/2018. Idealizadora do Inventário de Avaliação de Competência, Desempenho, Performance e Inteligência Comunicacional ®. Docente da ESA-SP e Núcleos, AASP e MP nas disciplinas de Comunicação e Oratória, Argumentação Forense e Métodos Jurídicos, Comunicação Eficaz para o Tribunal do Júri, Perícias Criminais: Estudo de Casos Reais e Aplicabilidade Identificação de alterações do comportamento e dos aspectos comunicacionais (verbais e não verbais) para o âmbito forense: investigação e análise de casos reais, Metodologia de Pesquisa Científica, Didática do Ensino Superior. Palestrante do CEJUSC do tema: Comunicação Eficaz e Não Violenta: ferramenta estratégica para as tarefas de mediação e conciliação – posturas e recursos. Foi professora do primeiro curso de “Meios Alternativos de Resolução de Conflitos e Negociação” ministrando o módulo “Meios Comunicacionais para Resolução de Conflitos e Negociação”. Foi Gestora e Coordenadora Técnica-Acadêmica IBMEC (SP, RJ, DF, BH) dos Cursos: MBA Gestão em Negócios (in company) e MBA de Gestão em Recuperação de Créditos e Cobrança (in company) e docente das disciplinas: Comunicação Corporativa, Negociação Estratégica e Gerenciamento de Conflitos, Liderança Empreendedora e Comunicação Interpessoal. Consultora e Facilitadora na área jurídica e empresarial nas áreas de Negociação Estratégica, Gerenciamento de Conflitos, Administração de Crise, Comunicação Não Violenta, Pensamento Sistêmico, Comunicação, Perícia, Argumentação etc. Integrou equipe de treinamento em Gestão e Administração de Crise e Comunicação para empresas e governo. Consultora em Gestão e Marketing Jurídico e Marketing Digital.




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Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

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