4119 - Oratória Forense: Oficina Prática - (Módulo II) - (PRAÇA DA SÉ)
A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 19 às 21:30 horas (terças-feiras)
Data de início: 06/08/2019
Data de término: 03/09/2019

ID: 4119
Período: Início 06/08/2019 - Término 03/09/2019
Horário: Das 19 às 21:30 horas (terças-feiras)
Coordenação: Maria do Carmo Carrasco
Valor Total do investimento: R$ 350,00 (Incluso valor de matrícula)
Observação: Carga horária total de 12 horas e 30 minutos
Objetivo Geral: Fornecer o módulo II, potencializando os aspectos trabalhados e estratégias sugeridas no módulo I com objetivo de preparar o advogado para enfrentar a expressiva quantidade de demandas exigidas pelo Poder Judiciário (audiências, sustentações orais, atendimento ao cliente, falar em público, ministrar palestras e aulas etc) fornecendo estratégias e técnicas adicionais para possibilitar a comunicação eficaz.
Fornecer também outras estratégias para o advogado se posicionar e se comunicar com eficiência em momentos de tomada de decisão, entrevistas, gerenciamento de conflitos, negociação, apresentações de serviços, tribunal do júri etc.
Programa:
Aula 1: Comunicação, Oratória Forense e Discursos Circunstanciais
Resumo esquemático e exercícios do Módulo I;
Potencializar as técnicas para a organização e estruturação das ideias, frases e informações (ordenação didática da fala) possibilitando maior objetividade, clareza, imagem de credibilidade, assertividade, autoconfiança, expressividade, desenvoltura, segurança e conhecimento;
Tipologia dos Discursos Circunstanciais: sustentação oral, apresentação de um palestrante, agradecimento, encerramento do curso, despedida, homenagem, fúnebre, entrega de um prêmio, inauguração, gastronômico;
Estratégias para ligações eficazes entre as partes do discurso;
Aula 2: Aspectos Comunicacionais Envolvidos
Treinar os aspectos comunicacionais: voz, dicção, vocabulário, expressão corporal e facial e audição;
Voz: imagem sonora. Adequação respiratória, relaxamento, postura, aquecimento e desaquecimento vocal, ressonância vocal, entonação, ênfase e inflexão. Impostação (colocação) vocal, intensidade e velocidade para audiências.
Voz e Corpo nas videoconferências; técnicas para estruturação e organização das ideias, frases e informações. Sustentação Oral, exames da OAB, Audiência e tribunal do Júri através da Comunicação Eficaz de acordo com o NCPC;
Aula 3: Dicção: articulação dos sons da fala. Dicção e pronúncia correta das palavras;
Vocabulário: recursos e aspectos linguísticos;
Expressão Corporal: gestos representativos e indicativos, expressão facial e micro-expressões, sete emoções básicas, linguagem corporal, aparência e postura. Expressão corporal e facial (gestos, sorrir e olhar). Comunicação Não Verbal. Análise da Linguagem Corporal e Gestos Universais. As Emoções e as Microexpressões Faciais. Como escaniar faces e ler expressões;
Audição: saber ouvir e escutar. Desenvolver escuta para os processos de mediação e conciliação. Empatia e comunicação.
Aula 4: Introdução ao Neuromarketing Júridico;
Marketing Jurídico, Marca e Marketing Profissional, Atendimento ao Cliente e Mídias Sociais;
Desempenho Comunicacional para entrevistas nas mídias: televisiva, rádio, impressa, sociais (Instagram; Twitter; Facebook; Linkedin; WhatsApp);
Aula 5: Identificando e trabalhando com os Estilos de Pensamento, a Dominância Cerebral e Preferências Cerebrais;
Diretrizes da Netiqueta.
Metodologia: A metodologia das atividades é baseada no modelo Andragógico de Educação Permanente (Educação de Adultos), com utilização de ferramentas de e-learning com métodos Ativo-dirigido e Ativo-participativo, com orientações práticas, técnicas de apresentações, exercícios práticos, orientações fonoaudiológicas, simulações, além da utilização do método fonoaudiologia empresarial e a técnica personal communication trainer® (coach e mentory)’ e recursos instrucionais e audiovisuais.
Observação: Durante o curso realizaremos uma avaliação detalhada de cada participante, tomando como referência os itens abaixo:
Aspecto anatomofisiológico da fala (órgãos fonoarticulatórios);
Análise do Discurso: elaboração, organização e linguagem;
Aspectos comunicacionais;
Performance comunicacional;
Discussão sobre os casos e perfil do grupo;
Organização e reorganização das atividades práticas.
Bibliografia Básica:
BUENO, S. A arte de falar em público. São Paulo: Saraiva, 1954.
CÂMARA, J.M.. A estratégia da Palavra. São Paulo: Gonçalves, 1992.
CARRASCO, M.C.O . Fonoaudiologia Empresarial: Perspectivas de Consultoria, Assessoria e Treinamento. Manual Teórico Prático. São Paulo: Lovise, 2001.
__________________. Comunicação Empresarial. São Paulo: Veris Educacional, 2005.
CARRASCO,M.C.O. Técnicas de Apresentação. São Paulo: Veris Educacional, 2005.
CARRASCO,M.C.O. Novas Buscas em Fonoaudiologia: comunicação eficaz na empresa. Cadernos da Fonoaudiálogo. Linguagem Vol.1. São Paulo: Editora Lovise, 2006.
CARRASCO, M.C.O. E COLUCCI, E. Comunicação e Oratória: Teoria e Prática. Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2005.
CARRASCO, M.C.O. E COLUCCI, E. Argumentação Jurídica: Comunicação, Oratória e Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2009.
CARNEGIE, D. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. Rio de Janeiro: Record, 1962.
COHEN, J. & ALL. Pesquisas de retórica. Petrópolis. Vozes, 1975. ( Trad. Leda Pinto Mafra Iruzum) apud POLITO, R.. Técnicas e segredos para falar bem. São Paulo: IOB Publicações Jurídicas, 1993.
COLUCCI, E. e CARRASCO, M.C.O. O Profissional do Direito e a Comunicação como Ferramenta Estratégica para a Negociação. Belo Horizonte: Anais do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Set/2002.
DAMIÃO, R. e HENRIQUES,A. Curso de Português Jurídico. São Paulo: Atlas. 1997.
ESTEVÃO, R.da F. A Retórica no Direito: A Lógica da Argumentação Jurídica e o Uso da Retórica na Interpretação. São Paulo: Letras Jurídica, 2010.
FISHER, R. e URY, W. Como chegar ao sim – a negociação de acordos sem concessões. Rio de Janeiro: Imago, Ed. 1994.
LEONARDI, M. A de A. Oratória Geral e Oratória Forense.São Paulo: RG Editores, 2002.
LOPES, V. Oratória e Fonoaudiologia Estética. São Paulo: Pró Fono, 2000.
MARTINELLI, D. P.e ALMEIDA, A.P. Negociação. Como transformar confronto em cooperação. São Paulo: Ed Atlas, 1997.
MILLS, H.A. Negociação. A arte de vencer. São Paulo: Makron Books, 1993.
PENTEADO, J.R.W. A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo: Pioneira, 2001.
TOLEDO, M.P.M. E NADOLSKIS, H.. Comunicação Jurídica. São Paulo: Sugestões Literárias, 2002
WEISS, D. Como falar em público: técnicas eficazes para discursos e apresentações. Trad. Marta Mortara. São Paulo. Nobel, 1991.
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
- Professores
-
MARIA DO CARMO OLIVEIRA CARRASCO
Observações:
1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos
3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.