4084 - Curso de Especialização em Direito de Família, das Sucessões e da Diversidade - (Com docência para o ensino superior) - (LIBERDADE)
A quem se destina: Advogados inscritos na OAB e Bacharéis em Direito (Art. 3º, I, do Regimento Interno da ESA)
Carga horaria: 450 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (segundas e quartas-feiras)
Data de início: 19/08/2019
Data de término: 26/05/2021
ID: 4084
Período: Iniciar-se-á em 19 de agosto de 2019, com previsão de término para maio de 2021 + 6 (seis) meses para elaboração de monografia de conclusão de curso.
Horário: Das 19 às 22 horas (segundas e quartas-feiras)
Coordenadores: Fábio Vieira Figueiredo (Doutor - PUC/SP)
Patrícia Panisa (Mestre - UNIMES)
Valor por semestre R$ 2.500,00 (sendo um total de 4 semestre)
Observação: Carga horária total de 450 horas / 381 presenciais
1 - DOS OBJETIVOS DO CURSO
Gerais: Especialização de graduados em Curso de Direito de Família e Sucessões, focando os principais temas de Direito de Família e Sucessões à luz de referenciais teóricos de Direito e de áreas afins, numa relação dialógica que possibilita a ampliação de olhares e a melhor compreensão dos conflitos que emergem no dia-a-dia do profissional que atua nesta área.
Específicos: i) Promover a compreensão aprofundada das vivências e dinâmicas familiares e dos membros que compõem estas famílias - em suas múltiplas formas de apresentação – por meio do estudo articulado de referenciais teóricos que abordam as dimensões subjetivas e sociais que explicam os conflitos familiares, sua judicialização, dificuldades de manejo e pacificação, perpetuação etc; ii) promover mudanças e tornar mais eficazes as práticas dos profissionais em campo, incentivando-os, ainda, à produção científica como instrumento de ampliação de repertório intelectual e de transformação social.
2 - EXIGÊNCIAS PARA MATRÍCULA
Para a matrícula o candidato deverá apresentar: 01 (uma) foto 3x4 atual; cópia do diploma ou certificado de colação de grau de bacharel e cópia da Carteira de Identidade de Advogado (quando for o caso), expedida pela Ordem dos Advogados do Brasil.
3 - DA GRADE CURRICULAR
Módulo I - Direito de Família I: Direito das Familias
Ementa: Casamento. Parentesco. Poder Familiar. Filiação. Novas concepções de família. Relações patrimoniais. Constelação Familiar. Direito Sistêmico.
Módulo II - Direito de Família II: Aspectos Práticos e Processuais
Ementa: Divórcio. União Estável. Responsabilidade Civil. Interfaces do Direito de Família com outros ramos do Direito. Meios alternativos de solução de conflitos e o Direito da Família. Processo Civil aplicado ao Direito de Família. Constelação Familiar. Direito Sistêmico. Estatuto das Famílias.
Módulo III - Direito das Sucessões: Planejamento Sucessório, Luto, Direitos das Sucessões em Tempos Cibernéticos
Ementa: Noções gerais. Sucessão em geral. Sucessão Legítima. Sucessão Testamentária. Sucessão em geral. Planejamento sucessório. Inventário e partilha. Direito das sucessões: noções gerais. Codicilos. Legados. Interfaces com o Direito Notarial e Registral
Módulo IV - Diversidade e Direito: Vulnerabilidade, Proteção, Pais, Filhos, Criança e Infâncias
Ementa: Autoridade parental, direitos fundamentais, direitos da personalidade, constelações familiares, criança, infância, idoso, entre outros.
Módulo V - Metodologia e Didática do Ensino Superior
Ementa: Caracterização do conhecimento científico e da ciência à luz de seus principais elementos historiográficos, epistemológicos e metodológicos. Importância da ciência na cultura ocidental moderna e contemporânea, especialmente em relação ao papel dos valores cognitivos e sociais na atividade científica e das interações entre ciência e tecnologia. Fundamentos teóricos e técnicos do planejamento e da execução de pesquisa científica, incluindo noções de lógica, argumentação e análise de textos. Avaliação.
Módulo VI - Didática do Ensino Superior
Ementa: Caracterização do conhecimento científico e da ciência à luz de seus principais elementos historiográficos, epistemológicos e metodológicos. Importância da ciência na cultura ocidental moderna e contemporânea, especialmente em relação ao papel dos valores cognitivos e sociais na atividade científica e das interações entre ciência e tecnologia. O Ensino Superior. O Professor de Ensino Superior. Plano de Ensino: objetivos, conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem. Avaliação.
Módulo VII - Atividades Complementares
Ementa: Considerando o aluno como sujeito de sua própria história e pensando numa proposta de ensino aprendizagem com variadas formas de expressão, este módulo pretende estimular habilidades, conhecimentos e competência adquiridas fora do ambiente presencial das aulas, para fim de promover a melhor capacitação do aluno com a somatória, ao processo de formação, dos benefícios decorrentes das experiências acadêmicas externas, quer no campo da pesquisa, quer na docência. As atividades complementares consistem em instrumento educacional extremamente relevante para fim de incluir o aluno como verdadeiro ator do processo de especialização, construtor e propagador de conhecimentos, tendo por elemento facilitador a orientação e a aquisição de informações obtidas nas aulas presenciais.
4 – DAS AVALIAÇÕES
Os alunos serão avaliados através de seminários elaborados para cada módulo/disciplina, bem como, por meio de prova escrita realizada no final de cada módulo/disciplina.
As provas e seminários serão avaliados por notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), considerando-se 0,5 (cinco décimos).
A aprovação em cada módulo/disciplina se dará com a obtenção de média final igual ou superior a 7,0 (sete), a qual será apurada pela soma das notas dos seminários e da prova escrita. É requisito para a aprovação em cada módulo a frequência de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das aulas
5 – DA MONOGRAFIA
Deverá ser apresentada ao final dos módulos, monografia sobre o tema estudado dentro da área de interesse do aluno
A elaboração da monografia será feita com o auxílio de um professor orientador, escolhido pelo aluno ou indicado pela escola e que o acompanhará até a entrega final do trabalho.
Caberá aos professores orientadores, os critérios delimitadores para apresentação da monografia e a respectiva orientação metodológica para sua
elaboração.
A avaliação final da monografia será precedida de uma prova escrita sobre o tema objeto da monografia. A prova e a avaliação final serão feitas pelo orientador. Para aprovação na monografia, o aluno deverá ter no mínimo nota 7,0 (sete), no total das duas avaliações
6 - EXIGÊNCIAS PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
Para obtenção do título de especialista, o aluno deve cumprir os seguintes requisitos:
I – média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada módulo;
II – frequência de 75% (setenta e cinco por cento), no mínimo, da carga horária prevista por módulo;
III – nota final da monografia igual ou superior a 7,0 (sete).
7 - BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. 2 ed. São Paulo: Malheiros Editores Ltda, 2012.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. [2ª reimpressão]. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2016.
BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: o mito de um amor materno. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2016.
BARCHIFONTAINE, C.P; PESSINI, L. Problemas atuais da Bioética. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 1.995.
BARBOSA, Águida Arruda. Construção dos fundamentos teóricos e práticos do Código de Família brasileiro. Tese (Doutorado). Faculdade de Direito de Universidade de São Paulo. São Paulo: 2007.
DELLORE, Maria Beatriz Pennachi. Convenção dos direitos da criança (1.989). In Direito Internacional dos direitos humanos: instrumentos básicos. Coordenação: Guilherme Assis de Almeida e Cláudia Perrone-Moisés. São Paulo: Atlas, 2002.
FALEIROS, Vicente de Paula. Cidadania: os idosos e a garantia de seus direitos. In: NERI, Anita Liberalesso (org). Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na Terceira Idade. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.
________________________ Violência contra a pessoa idosa – ocorrências, vítima e agressores. Brasília: Universa, 2007.
FARIAS, C.C; ROSENVALD, N. Curso de Direito Civil: Famílias. [7ed.]. São Paulo: Atlas, 2015.
FÉRES-CARNEIRO, Terezinha. Construção e dissolução da conjugalidade: padrões relacionais. Revisão crítica da literatura. Paidéia. Maio-ago 2010, Vol. 20, N. 46, p. 269-278. Disponível em <www.scielo.com.br/paideia>. Acesso em: 04/08/2017.
GARRAFA, Volney. Bioética. In: Giovanella L. (Org.). Políticas e sistemas de saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz/Cebes, 2008.
GROENINGA, Giselle Câmara. Direito à convivência entre pais e filhos: análise interdisciplinar com vistas à eficácia e sensibilização de suas relações no Poder Judiciário. Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo. São Paulo: 2011.
JUPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LOBO, Paulo. Direito Civil: Famílias. [7 ed]. São Paulo: Saraiva, 2017.
___________. Direito Civil: Sucessões. [7 ed]. São Paulo: Saraiva, 2017.
MARTINS, Luiza de Souza e Silva. Divórcio: a criança nos novos arranjos familiares. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2011.
MIYAGUI, Camila. O melhor interesse da criança: estudos sobre laudos psicológicos e sociais em Vara de Família do Estado de São Paulo. Tese (Doutorado). Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP. São Paulo: 2014.
NUNES, José Carlos Amorim de Vilhena. Novos vínculos jurídicos nas relações de família. Tese (Doutorado). Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2009.
OLIVEIRA, A.A.S. Bioética e direitos humanos. São Paulo: Loyola, 2011.
PERLINGIERI, Pietro. Perfis do Direito Civil: introdução ao Direito Civil Constitucional. 3 ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
ROUDINESCO, Elisabeth. A família em desordem. Tradução: André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
SARMENTO, M.J; PINTO, M. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In PINTO, M; SARMENTO, M.J. (coords). As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, 1997.
SARMENTO, M.J; FERNANDES, N; TOMÁS, C. Políticas públicas e participação infantil. Educação, Sociedade & Culturas, n° 25, p. 183-206. Portugal: 2007.
SHINE, Sidney Kiyoshi. Andando no fio da navalha: riscos e armadilhas na confecção de laudos psicológicos para a justiça. Tese (Doutorado). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2009.
SILVA, Cristina Martins Cunha da. Compreender para intervir: um estudo sobre a prática alienativa nas Varas de Família. Dissertação (Mestrado). Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia: 2011.
SILVA, Fernanda Lacerda. Como ocorre a reintegração familiar? Investigando esse processo em uma amostra de crianças acolhidas. Dissertação (Mestrado). Área: Psicologia. Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto: 2012.
VIEIRA, Jair L. Estatuto do Idoso e legislação complementar. 4 ed. São Paulo: Edipro, 2013.
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criatividade na infância. Tradução de João Pedro Fróis. Revisão técnica e da tradução Solange Affeche. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014 (Textos de psicologia).
_____________ A formação social da mente. Tradução de José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto, Solange Castro Affeche. [4.ed]. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991.
WINNICOTT, D.W. A família e o desenvolvimento individual. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
ZARIAS, Alexandre. Das leis ao avesso: desigualdade social, direito de família e intervenção judicial. Tese (Doutorado). Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2008.
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Minicurriculo: Advogada com experiência profissional como pesquisadora e docente na área do Direito (Meios Adequados de Resolução de Conflitos e Direitos da Infância e Juventude). Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP - 2005, é Mestre em Direito, Filosofia do Direito e do Estado pela mesma Universidade/2012. Possui artigos publicados nas áreas da Infância e Juventude, Direitos Humanos, Justiça Restaurativa e Saúde Mental. Atualmente leciona na Universidade São Judas/SP e é facilitadora de Justiça Restaurativa
Ana Cláudia Pompeu Torezan Andreucci
Minicurriculo: Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos pelo Instituto Ius Gentium Gonimbrigae - Universidade de Coimbra/Portugal. Pós-Doutorado em Comunicação e Novas Narrativas em Direito da Criança pela Escola de Comunicação e Artes de São Paulo - ECA/USP. Pós-Doutorado em Direitos Humanos e Trabalho pelo Centro
de Estudos Avançados da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. Doutorado em Filosofia do Direito - PUC/SP. Professora no Curso de Graduação em Direito - Mackenzie. Professora convidada da Pós-Graduação “lato sensu” da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo - ECA/USP.
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Minicurriculo: Advogada, mestre em Função Social do Direito pela FADISP - Faculdade Autônoma de Direito e pós-graduada em Direito das Relações de Consumo pela ESA - Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. Professora de Direito Civil e Direito do Consumidor de Cursos de Graduação e Pós-Graduação.
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Minicurriculo: Pós doutora pelo Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privarecht, em Hamburgo/Alemanha, com bolsa da Alexander von Humboldt-Stiftung. Doutora em Direito pela Universität Bremen/Alemanha (1995), Mestre em Direito pela Westfälische Wilhems-Universität Münster/Alemanha (1992) e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (1989). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1982). Professora Titular da Faculdade de Direito da Universidade São Judas Tadeu. Ex-Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Fieo - UNIFIEO; Assessora "ad hoc" da FAPESP. Tem experiência na área do Direito Civil, Direito do Consumidor, Direitos Fundamentais e Bioética. Finalista do Prêmio Jabuti de 2013 (Bioética e Direitos Fundamentais).
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Minicurriculo: Advogado e consultor jurídico. Sócio Fundador do Cometti, Figueiredo, Cepera, Pujol - Advogados. Doutor e mestre em direito das relações sociais, subárea de direito civil comparado, pela PUC/SP. Pós-graduado em direito empresarial e contratual. Professor de Direito Civil dos cursos preparatórios para concursos da Rede Anhanguera LFG/Praetorium. Diretor Pedagógico do Saraiva Prepara ? Curso preparatório para OAB e Concursos da SARAIVA. Leciona na graduação e pós-graduação das seguintes instituições: Universidade São Judas Tadeu - USJT, Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus, Escola Paulista de Direito e Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Lecionou no Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ, no curso jurídico êxito e na Pós-graduação da Universidade Salesiana de Lorena - UNISAL. Assistente de direção da Faculdade de Direito Damásio de Jesus - 2008/2011. Coordenador Geral da pós-graduação lato sensu da Faculdade de Direito Damásio de Jesus - 2008/2011. Coordenador pedagógico dos cursos preparatórios para concursos do Complexo Jurídico Damásio de Jesus ? 2008/2010. Coordenador geral do Obcursos - São Paulo ? 2006/2008. É autor de várias obras jurídicas e coordenador de coleções preparatórias para concursos pela editora Saraiva
FERNANDA ORSI BALTRUNAS DORETTO
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Minicurriculo: Fernanda Orsi Baltrunas Doretto possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), Mestrado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Direito Civil, também pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professora dos Cursos de Direito das seguintes instituições: Universidade Paulista (UNIP) e Universidade São Judas Tadeu, bem como é professora convidada da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil.
Georgios José Ilias Bernabé Alexandridis
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Minicurriculo: Dr. GEORGIOS JOSÉ ILIAS BERNABÉ ALEXANDRIDIS - Doutor em Direito das Relações Sociais, subárea de Direitos Difusos e Coletivos pela PUCSP; Mestre em Direito das Relações Sociais, subárea de Direitos Difusos e Coletivos pela PUCSP; Especialista em Direito das Relações de Consumo pela PUCSP; Supervisor Acadêmico do curso de Pós-Graduação em Advocacia Consumerista da EBRADI - Escola Brasileira de Direito; Professor de Direito Processual Civil, Consumidor e Civil em cursos de Pós Graduação e de Extensão na ESA/OABSP; Palestrante do departamento de Cultura e Eventos da OABSP; Professor de Direito Processual Civil e Direito do Consumidor; Membro da Adnotare - Academia Nacional de Direito Notarial e Registral; Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OABSP Subseção de Osasco; Gestor nomeado da Coordenadoria de Leilões de Imóveis da Comissão de Direito Imobiliário da OABSP Subseção de Osasco; Membro Efetivo da Comissão Especial de Direito e Inovação da OAB/SP; Advogado por formação; Parecerista; Autor de obras jurídicas; Gestor do site de leilões www.alexandridisleiloes.com.br; atuando atualmente como Leiloeiro Público do Estado de São Paulo; Insta: @gbalexandridis
Gilberto Carlos Maistro Junior
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Minicurriculo: Mestre em Direito (UNIMES-Santos-2010) e Especialista em Direito e Relações do Trabalho (Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP - 2007). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP (1999). Advogado. Professor Titular de Estágio II (Processo do Trabalho) na FADI - Faculdade de Direito de Sorocaba/SP, admitido após aprovação em processo seletivo público. Professor contratado, após regular aprovação em processo seletivo público, na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP, instituição na qual leciona, atualmente, Prática Jurídica Trabalhista e Direito do Trabalho I. Professor convidado nos Programas de Pós-graduação da Instituição Escola Paulista de Ensino Superior (EPD - Escola Paulista de Direito), da Faculdade de Direito de Sorocaba, da Faculdade Legale, da Escola Superior da Advocacia da OAB/SP (ESASP), da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP, do Damásio Educacional, do Proordem ABC, dentre outros. Coordenador Pedagógico do Curso de Especialização (Pós-graduação "Lato Sensu") em Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). Coordenador Pedagógico do Curso de Especialização (Pós-graduação "Lato Sensu") em Direito e Operações Imobiliárias (1ª e 2ª Turmas) da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Coordenador Pedagógico do Curso de Especialização em Direito Civil e Processual Civil do Proordem ABC. Autor do livro "A boa-fé objetiva na negociação coletiva", LTr, 2012, e de artigos jurídicos publicados em revistas especializadas.
Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka
link lattes: http://lattes.cnpq.br/1695562485170726
Minicurriculo: Graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1972), doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1982), livre docência em Direito pela Universidade de São Paulo (2003) e titularidade em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Coordenadora titular e pedagógica do Curso de Direito do Centro Universitário UNIALFA, em Goiânia desde 2001. Coordenadora titular da área de Direito Civil da Escola Paulista de Direito (EPD), desde 2002. Coordenadora titular do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo (FADISP) desde 2010. Patronesse do Curso de Direito de Família e Sucessões da Escola Brasileira de Direito (EBRADI) desde 2018. Membro fundador e diretora nacional para a região Sudeste do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) desde 1997. Diretora nacional para a região Sudeste do Instituto Brasileiro de Direito Civil (IBDCivil) desde 2012. Ex Procuradora Federal.
link lattes: http://lattes.cnpq.br/7804956406579473
Minicurriculo: Graduado em direito pela Universidade São Judas Tadeu, especialista pela Escola do MP e Mestre pela UNIMES, advogado em São Paulo desde 1997 e professor universitário desde do ano de 2000, lecionando direito civil e processo civil.
Juliana Leandra Maria Nakamura Guillen Desgualdo
Minicurriculo: Doutoranda em Psicologia Social (PUC-SP); Mestre em Direito (UNIMES); Professora de Direito Civil e de Família e Sucessões, em curso de graduação (USJT), extensão e pós-graduação (EBRADI, ESA), Membro do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Política da PUC-SP; Associada do IBDFAM; advogada em São Paulo.
link lattes: http://lattes.cnpq.br/7005056569712131
Minicurriculo: Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente é professor titular de direito civil da Universidade São Judas Tadeu, atuando também no seguinte tema: deficientes - leis e legislação; consultor e palestrante nas áreas de direito civil, direito do consumidor e legislação voltada às pessoas deficiente.
conclusão do curso de Coaching junto à Sociedade Brasileira de Coaching em 2019.
link lattes: http://lattes.cnpq.br/9540853588030732
Minicurriculo: Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente é professor titular de direito civil da Universidade São Judas Tadeu com dedicação integral, atuando também no seguinte tema: deficientes - leis e legislação; consultor e palestrante nas áreas de direito civil, direito do consumidor e legislação voltada às pessoas deficiente. Atualmente cursando aulas junto à Sociedade Brasileira de Coaching com perspectiva de conclusão em meados de abril de 2019.
Sandra Ligian Nerling Konrad
Minicurriculo: Graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - 1999, mestrado e doutorado em Direito Civil/PUC - 2003 e 2010. Professora titular da UNIP e professora assistente dos cursos de Graduação em Direito da Universidade São Judas Tadeu e Pós Graduação em Direito Contratual da Coordenadoria geral de Especialização,Aperfeiçoamento e Extensão da PUC/SP. Professora nos cursos de especialização em Direito Ambiental do SENAI e Direito Civil da ESA Sorocaba, experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, bem como em Metodologia da Pesquisa. Orientadora de trabalhos de conclusão de curso de especialização,graduação e participação de bancas de mestrado e doutorado na PUC/SP.
Minicurriculo: Advogada. Mestre em Direito Civil pela Universidade Metodista de Piracicaba. Coordenadora dos Cursos de Especialização em Direito Civil e Processo Civil da Escola Superior de Advocacia - ESA -Jahu/SP. Docente convidada para Curso de extensão e Especialização em Direito Civil e Processo Civil da Escola Superior de Advocacia- disciplina de direito e de família e sucessões-. Docente convidada para curso de Especialização em Direito Civil e Processo Civil e Direito de Família e Sucessões da Escola Paulista de Direito - EPD. Docente convidada de outras instituições. Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB - São Paulo.