Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

4082 - Curso de Especialização em Contratos na Contemporaneidade - (Com docência para o ensino superior) - (LIBERDADE)





A quem se destina: Advogados inscritos na OAB e Bacharéis em Direito (Art. 3º, I, do Regimento Interno da ESA)
Carga horaria: 450 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (terças e quintas-feiras)
Data de início: 20/08/2019
Data de término: 25/04/2021

 

ID: 4082

Período: Iniciar-se-á em 20 de agosto de 2019, com previsão de término para abril de 2021 + 6 (seis) meses para elaboração de monografia de conclusão de curso.
 
Horário: Das 19 às 22 horas (terças e quintas-feiras)
 
Coordenadores: Christiane Hessler Furck (Mestre - PUC/SP)
                           Fábio Vieira Figueiredo (Doutor - PUC/SP)
 
Valor por semestre R$ 2.500,00 (sendo um total de 4 semestre)
 
Observação: Carga horária total de 450 horas / 360 presenciais
 
1 - DOS OBJETIVOS DO CURSO
 
O curso de especialização em direito contratual tem por objetivo tornar aptos os profissionais do direito, no que diz respeito a operações contratuais de diferentes dimensões, no âmbito das relações entre entes privados, entre entes privado e público e no cenário da coletividade, no que diz respeito aos direitos difusos e coletivos, nos mais diversos cenários contratuais.
 
O Direito contratual será abordado, tanto prática, quanto teoricamente a partir do sistema misto de codificação, adotado pelo Código Civil de 2002, em diálogo com a legislação esparsa, a exemplo do Código de Defesa do Consumidor,  sobretudo no que se refere a utilização dos sistema de cláusulas gerais, conceitos legais indeterminados e princípios gerais do direito.
 
Nesse curso de especialização em direito contratual, o profissional de direito, sob o aspecto empresarial, saberá lidar com novos desafios, diante de novos tipos contratuais, surgidos a partir do crescimento econômico, no contexto jurídico nacional e internacional, inclusive a partir do fenômeno dos contratos de cooperação, colaboração e gestão, em aulas expositivas, pesquisas acadêmicas e estudos de casos práticos, tanto no aspecto teórico, como no aspecto prático. 
 
2 - EXIGÊNCIAS PARA MATRÍCULA
 
Para a matrícula o candidato deverá apresentar: 01 (uma) foto 3x4 atual; cópia do diploma ou certificado de colação de grau de bacharel e cópia da Carteira de Identidade de Advogado (quando for o caso), expedida pela Ordem dos Advogados do Brasil.
 
3 - DA GRADE CURRICULAR 
 
Módulo I - Teoria Geral dos Contratos Ato Ilícito e Elementos de Responsabilidade Civil 
 
EMENTA: A teoria geral dos contratos será o alvo do primeiro módulo, à partir dos pilares que informaram o Código Civil de 2002, isto é, eticidade, socialidade e operabilidade em diálogo com os princípios contratuais clássicos e contemporâneos, no cenário do direito privado atual. Nesse sentido, se analisarão a formação dos contratos, desde os planos de existência, validade e eficácia, até as hipóteses de inexecução contratual e seus efeitos, diante da responsabilidade civil contratual. Além disso, as técnicas alternativas de solução de conflitos também serão objeto de estudo, sobretudo porque é importante que a instituição da cláusula compromissória, para a adoção da arbitragem, no intuito de solucionar os conflitos oriundos do vínculo contratual deverão ser negociadas e incluídas no instrumento contratual, desde o momento as negociações preliminares até a constituição do contrato definitivo.  
 
Módulo II - Contratos Empresariais 
 
EMENTA: No segundo módulo, denominado empresarial, estarão presentes diversos contratos utilizados na dinâmica diária do direito de empresa, tanto em relação aos colaboradores internos, quanto no que se refere as relações interempresariais, com os fornecedores, por exemplo, bem como os vínculos contratuais que se formarão com o destinatário final, do produto ou serviço, independentemente de ser consumidor, nos termos do Diploma Consumerista. O advogado que atua na área empresarial deve dominar o cenário contratual atualizado, no sentido de compreender quais são os melhores tipos contratuais, sobretudo para adaptá-los ao modelo de negócio específico e também para proteger a estrutura patrimonial da empresa. 
 
Módulo III - Contratos Contemporâneos e Reflexos do Inadimplemento 
 
EMENTA: Nesse terceiro módulo, denominado contratos contemporâneos, tanto os novos tipos contratuais, quanto os mais clássicos, adaptados ao cenário social e econômico atualizado serão objeto de estudo. Porque, o advogado contratualista deve ter conhecimento técnico quanto ao alcance do objeto do contrato dos mais diversificados tipos contratuais, independentemente de atuar no cenário empresarial, consumerista, internacional ou até mesmo trabalhista. O módulo é bastante amplo e abordará ainda os direitos difusos e coletivos no cenário dos contratos que abrangem, principalmente, a prestação 
 
Módulo IV - Rescisão e Revisão Dos Contratos: Teoria do Inadimplemento  
 
EMENTA:  No quarto e último módulo de direito contratual serão analisados os fenômenos da pós modernidade nos contratos, sobretudo no que diz respeito a interpretação da vontade das partes. A hipótese de revisão das cláusulas contratuais e a extinção dos contratos, seja por resilição, resolução ou qualquer outro meio que coloque fim ao vínculo contratual também será objeto de estudo nesse módulo. 
 
Módulo V - Metodologia E Didática Do Ensino Superior 
 
EMENTA: Metafisica e ciência. Filosofia da ciência. Das ciências naturais às ciências humanas. Ciências sociais. Ciência do Direito. Pesquisa em Direito. Tipologia de pesquisas. Projeto de Pesquisa. Regras da ABNT. Elaboração monografia e artigo científico.
 
Módulo VI - Atividades Complementares    
 
EMENTA: Considerando o aluno como sujeito de sua própria história e pensando numa proposta de ensino aprendizagem com variadas formas de expressão, este módulo pretende estimular habilidades, conhecimentos e competência adquiridas fora do ambiente presencial das aulas, para fim de promover a melhor capacitação do aluno com a somatória, ao processo de formação, dos benefícios decorrentes das experiências acadêmicas externas, quer no campo da pesquisa, quer na docência. As atividades complementares consistem em instrumento educacional extremamente relevante para fim de incluir o aluno como verdadeiro ator do processo de especialização, construtor e propagador de conhecimentos, tendo por elemento facilitador a orientação e a aquisição de informações obtidas nas aulas presenciais.  
 
4 – DAS AVALIAÇÕES
 
Os alunos serão avaliados através de seminários elaborados para cada módulo/disciplina, bem como, por meio de prova escrita realizada no final de cada módulo/disciplina.
As provas e seminários serão avaliados por notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), considerando-se 0,5 (cinco décimos).
A aprovação em cada módulo/disciplina se dará com a obtenção de média final igual ou superior a 7,0 (sete), a qual será apurada pela soma das notas dos seminários e da prova escrita. É requisito para a aprovação em cada módulo a frequência de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das aulas
 
5 – DA MONOGRAFIA
 
Deverá ser apresentada ao final dos módulos, monografia sobre o tema estudado dentro da área de interesse do aluno 
A elaboração da monografia será feita com o auxílio de um professor orientador, escolhido pelo aluno ou indicado pela escola e que o acompanhará até a entrega final do trabalho.
Caberá aos professores orientadores, os critérios delimitadores para apresentação da monografia e a respectiva orientação metodológica para sua elaboração.
A avaliação final da monografia será precedida de uma prova escrita sobre o tema objeto da monografia. A prova e a avaliação final serão feitas pelo orientador. Para aprovação na monografia, o aluno deverá ter no mínimo nota 7,0 (sete), no total das duas avaliações
 
6 - EXIGÊNCIAS PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
 
Para obtenção do título de especialista, o aluno deve cumprir os seguintes requisitos:
I – média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada módulo;
II – frequência de 75% (setenta e cinco por cento), no mínimo, da carga horária prevista por módulo;
III – nota final da monografia igual ou superior a 7,0 (sete). 
 
7 - BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
FINK, Daniel Roberto. FILOMENO, José Geraldo Brito. WATANABE, Kazuo. JÚNIOR NERY, Nelson. DENARI, Zelmo. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor Comentado pelos Autores do Anteprojeto. 10ª ed. 2 Vols. Rio de Janeiro: Forense, 2011.
 
FURCK, Christiane Hessler. Aspectos gerais das contratações de consumo e o direito de arrependimento. In Comentários ao Código de Defesa do Consumidor, São Paulo: Verbatim, 2009.
 
_______. Conceito legal indeterminado: A função social do contrato e a função criadora do juiz. Revista de Direito Privado, nº 34, São Paulo: RT, 2008. 
 
GAGLIARDI, Rafael Vilar. Exceção do contrato não cumprido. São Paulo: Saraiva, 2010.
 
DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. Responsabilidade Civil. Vol. 7. São Paulo: Saraiva, 2015.
 
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, Responsabilidade Civil, v. 4. São Paulo: Saraiva, 2017 
 
 _______. A Boa-fé no Direito Privado: critérios para a sua aplicação. São Paulo: Marcial Pons, 2015.
 
MARTINS, Guilherme Magalhães. Boa-fé e contratos eletrônicos via internet. In: TEPEDINO, Gustavo. Problemas de Direito Civil Constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 2000.
 
TUTIKIAN, Priscila David Sansone. O silêncio na formação dos contratos: proposta, aceitação e elementos da declaração negocial. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
 
VARELA, Antunes. Das obrigações em geral. 10.ed. Coimbra: Almedina, 2000. v. I.
 
VENOSA, Silvio. Direito Civil. São Paulo: Atlas, 2010. v. II.
 
ZYLBERSZTAJN, Decio; STAJN, Rachel Azevedo. Direito e economia: análise econômica do direito e das organizações. São Paulo: Elsevier, 2005.
 
ESTEVES, André Fernandes; FRADERA, Véra Maria Jacob de; RAMOS, Ricardo Ehrensperger. Contratos Empresariais. São Paulo, Saraiva, 2014. 
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Adriano de Assis Ferreira


link lattes: http://lattes.cnpq.br/1917011515776326
Minicurriculo: Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), doutorado em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2010) e doutorado em direito pela Faculdade de Direito da USP (2015). Atualmente é Coordenador Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB- Seção SP, sócio fundador da empresa Conteúdo Legal e professor associado da Universidade São Judas Tadeu. Estuda, na área de Ciência Política, a crise da democracia, o neoliberalismo e o populismo. Realiza, também, estudos em Teoria Geral do Direito e em Sociologia das Profissões, com ênfase na Advocacia Brasileira.


ANA LUÍSA FIORONI REALE


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7873046269574859
Minicurriculo: Ana Luísa Fioroni Reale Bomfim, Doutora em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Graduada em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha ? Faculdade de Direito de Marília/SP (UNIVEM), no ano de 2001, Mestre em Direito, área de concentração ?Tutela Jurisdicional no Estado Democrático de Direito?, pelo Centro Universitário Toledo de Ensino, Campus Araçatuba/SP, concluído em 2007, e Especialista em Direito Processual Civil para o Mercado de Trabalho e com habilitação para o Magistério Superior, pela Universidade do Sul de Santa Catarina, em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Processual e Escola Luiz Flávio Gomes, em 2008, atuou como Coordenadora do Curso de Direito da UNIC (Universidade de Cuiabá, Campus Sinop - grupo KROTON IUNI), e como Professora Universitária em cursos de graduação na UNIC/MT. Professora Universitária no Curso de Direito da UNINOVE (Universidade Nove de Julho), em São Paulo. Mediadora e Conciliadora Judicial certificada pelo Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo - TASP e Habilitada pelo TJSP. Advogada. Possui experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Processual Civil. Consteladora Familiar Sistêmica.


Christiane Hessler Furck


link lattes: http://lattes.cnpq.br/8507613076147315
Minicurriculo: Advogada em São Paulo (inscrição 187.346); Mestre em Direito das Relações Sociais, com concentração em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP (2008); Especialista em Direito Contratual pela COGEAE-PUC-SP (2004); Professora- Assistente do Curso de Direito Contratual do COGEAE-PUC-SP (de 2005 até 2011); Professora convidada do Curso de Pós Graduação e Extensão em Direito Empresarial e Securitário da FMU- SP – Faculdades Metropolitanas Unidas (2006 à 2012); Professora dos cursos de MBA em Gestão Jurídica de Seguros e Gestão de Riscos, da Escola de Negócios e Seguros – ENS (2007 à 2019); Coordenadora dos Cursos de Especialização em Direito Civil e Processo Civil, Direito de Seguro e Resseguro, da ESA-OAB-SP; Coordenadora do Núcleo Temático de Direito de Seguro e Resseguro, da ESA-OAB-SP; Professora da Conhecer Seguros; Relatora da 5ª Turma, do TED – Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP; Fundadora e Membro do Canal Direito com Elas, no Youtube. Membro da AIDA - Associação Internacional de Direito do Seguro. Secretária geral do Grupo de trabalho de seguro de automóvel.


Fábio Vieira Figueiredo


link lattes: http://lattes.cnpq.br/5311875993557019
Minicurriculo: Advogado e consultor jurídico. Sócio Fundador do Cometti, Figueiredo, Cepera, Pujol - Advogados. Doutor e mestre em direito das relações sociais, subárea de direito civil comparado, pela PUC/SP. Pós-graduado em direito empresarial e contratual. Professor de Direito Civil dos cursos preparatórios para concursos da Rede Anhanguera LFG/Praetorium. Diretor Pedagógico do Saraiva Prepara ? Curso preparatório para OAB e Concursos da SARAIVA. Leciona na graduação e pós-graduação das seguintes instituições: Universidade São Judas Tadeu - USJT, Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus, Escola Paulista de Direito e Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS. Lecionou no Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ, no curso jurídico êxito e na Pós-graduação da Universidade Salesiana de Lorena - UNISAL. Assistente de direção da Faculdade de Direito Damásio de Jesus - 2008/2011. Coordenador Geral da pós-graduação lato sensu da Faculdade de Direito Damásio de Jesus - 2008/2011. Coordenador pedagógico dos cursos preparatórios para concursos do Complexo Jurídico Damásio de Jesus ? 2008/2010. Coordenador geral do Obcursos - São Paulo ? 2006/2008. É autor de várias obras jurídicas e coordenador de coleções preparatórias para concursos pela editora Saraiva


Fernanda Garcia Escane


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7433947554188095
Minicurriculo: Doutora em Direito do Estado (área de concentração: Direito Constitucional) e Mestre em Direito das Relações Sociais (área de concentração: Direito Civil comparado), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora da graduação em Direito da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, da Faculdade Escola Paulista de Direito - EPD, da Faculdade Damásio Ibmec e Pesquisadora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque - FAC São Roque. Professora de cursos de pós-graduação. Palestrante. Advogada.


Fernanda Macedo


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7997299718863885
Minicurriculo: Mestre em direitos fundamentais pela UNIFIEO (2012, Pos graduada em Processo Civil pela PUC/SP ( 2010), e Direto Empresarial pela UNIFIEO ( 2005) . Advogada formada pela UNIFIEO em 2001. Professora da Graduação na UNINOVE e UMC nas disciplinas de Processo Civil e Direito do Consumidor. Professora na FGVLaw ministrando a disciplina de Direito do Consumidor. Advogada da Feldman Gestão de Condominios e Imobiliária atuando na área de admisntraçao de bens e condominio.


Georgios José Ilias Bernabé Alexandridis


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7935904113051170
Minicurriculo: Dr. GEORGIOS JOSÉ ILIAS BERNABÉ ALEXANDRIDIS - Doutor em Direito das Relações Sociais, subárea de Direitos Difusos e Coletivos pela PUCSP; Mestre em Direito das Relações Sociais, subárea de Direitos Difusos e Coletivos pela PUCSP; Especialista em Direito das Relações de Consumo pela PUCSP; Supervisor Acadêmico do curso de Pós-Graduação em Advocacia Consumerista da EBRADI - Escola Brasileira de Direito; Professor de Direito Processual Civil, Consumidor e Civil em cursos de Pós Graduação e de Extensão na ESA/OABSP; Palestrante do departamento de Cultura e Eventos da OABSP; Professor de Direito Processual Civil e Direito do Consumidor; Membro da Adnotare - Academia Nacional de Direito Notarial e Registral; Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OABSP Subseção de Osasco; Gestor nomeado da Coordenadoria de Leilões de Imóveis da Comissão de Direito Imobiliário da OABSP Subseção de Osasco; Membro Efetivo da Comissão Especial de Direito e Inovação da OAB/SP; Advogado por formação; Parecerista; Autor de obras jurídicas; Gestor do site de leilões www.alexandridisleiloes.com.br; atuando atualmente como Leiloeiro Público do Estado de São Paulo; Insta: @gbalexandridis


Irma Pereira Maceira


Minicurriculo: Graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1985), especialização em Direito Civil, educação e constitucional; mestrado em Direito Civil Comparado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e doutorado em Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Coordenadora da Escola Superior de Advocacia da OAB - Subseção SBC desde 2013, e coordenadora do Curso de Pós Graduação "O direito de família e sucessões aplicado ao NCPC". Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos, dignidade, lacuna, axiologia e dogmática. Presidente da Comissão Regional da ADFAS - Associação de Direito de Família e das sucessões do ABCDMRR (2016-2018), atual Vice-Presidente da Comissão Nacional da ADFAS Gestão 2019/2021). Presidente da Comissão de Direito Contemporâneo da OAB-SBC, 39a. subseção (2013/2018). Participação na Comissão de Direito de Família e Sucessões da VIII Jornada de Direito Civil - CJF Brasilia, DF. Professora convidada no Curso de Pós Graduação da FMU - Faculdade Metropolitanas Unidas. Palestrante e autora de livros jurídicos: A Responsabilidade Civil no comércio eletrônico; A proteção do direito à privacidade familiar na Internet; Família e Pessoa: Uma Questão de princípios - obra coletiva: Herança Digital. Vários artigos publicados. Professora universitária desde 1986 - Direito Civil e Prática Jurídica. Atual Conselheira Estadual da OABSP (triênio 2019/2021)


Lair da Silva Loureiro Filho


link lattes: http:///lattes.cnpq.br/0028340139935177
Minicurriculo: Possui Doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP (2014), Mestrado em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP (2002), Especialização em Direito Constitucional pela Samford University - Alabama/EUA (1994), Graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP (1992), Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP (1985), Especialização em língua e cultura inglesa pela Stantton School of English - Londres (1986), Proficiência em Francês e Italiano - USP. Exerceu a Coordenação do Curso de Direito da Universidade Paulista - UNIP, Campus NORTE de 2003 a 2014. Professor do Curso de Mestrado em Análise Geoambiental da UnG. Professor Doutor Líder do Grupo de Estudos Justiça e Pacificação Social (UnG/CNPq). Membro do Conselho Editorial da Revista Forense, da Revista do Instituto dos Advogados - IASP, da Revista Brasileira da Direito Internacional e da Revista Científica UMC. Membro e avaliador do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. Exerce o magistério superior desde 1987, com atuação nos Cursos de Pós-Graduação da Universidade Mackenzie, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, Escola Paulista da Magistratura - EPM, Escola Superior de Advocacia - ESA, Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP e Universidade de Guarulhos - UnG, bem como nos Cursos de Graduação das FMU, UNIP, Universidade de Guarulhos UnG, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID e Faculdades São Camilo, além de experiência em cursos à distância (FMU, FISP, UNIP). Dirigiu o processo de informatização das bases de legislação, doutrina e jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, entre 1987 e 2002, tendo sido Diretor do Departamento Técnico de Jurisprudência e Biblioteca. É autor de inúmeras obras e artigos jurídicos. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo integra a Comissão de Direito Administrativo - IASP.


Luana Pedrosa de Figueiredo Cruz


link lattes: http://lattes.cnpq.br/4663146949522454
Minicurriculo: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora do Mestrado em Direito da UNINOVE - Linha de Pesquisa: Justiça e o Paradigma da Eficiência. Ex Professora do Curso de Mestrado em Direito na disciplina de Ações Coletivas em Espécie e Teoria Geral do Processo e Direitos Fundamentais: tutela penal dos direitos coletivos e atualização legislativa na Universidade de Itaúna/MG (2011 a 2016). Professora de Direito processual civil no curso de graduação na UNINOVE/SP (desde 2013). Professora convidada dos cursos de Especialização em Direito processual civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Convidada do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito Processual Civil na FDSBC/SP . Advogada, com ênfase em Direito Processual Civil, e Ações Coletivas . Membro da ILA-Brasil e Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP. Atua como Segundo Parecerista (Duplo Blind Peer Review) da Revista de Processo (Editora RT). Parecerista do Cadastro Nacional e Internacional de Avaliadores do CONPEDI.


Marcelo Tadeu Cometti


link lattes: http://lattes.cnpq.br/0266064810989157
Minicurriculo: Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), mesma instituição em que obteve os títulos de especialista em Direito Empresarial (2004) e mestre em Direito das Relações Sociais - Direito Comercial (2007). Doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2016). Sócio fundador do escritório Cometti e Figueiredo - Sociedade de Advogados. É professor nos cursos de graduação da USJT - Universidade São Judas Tadeu e professor convidado nos cursos de pós-graduação da EBRADI - Escola Brasileira de Direito, da ESA/SP - Escola Superior da Advocacia de São Paulo, da EPD - Escola Paulista de Direito, do COGEAE da PUCSP e da Escola de Direito da FGV. É cofundador e diretor da EBRADI - Escola Brasileira de Direito. Foi Vogal Titular da IV Turma da Junta Comercial do Estado de São Paulo (2011/2013), coordenador geral do curso de Direito da Universidade São Judas Tadeu (2018-2019), coordenador pedagógico e professor dos cursos preparatórios do CEDJ - Complexo Educacional Damásio de Jesus (2006 a 2013), professor dos cursos de graduação e pós graduação da Faculdade de Direito Damásio de Jesus (2007 a 2013), diretor pedagógico e professor do Saraiva Prepara (2013-2016).


Maria do Carmo Oliveira Carrasco


link lattes: http://lattes.cnpq.br/4619428173168400
Minicurriculo: Doutorado em Educação, Mestre em Distúrbios da Comunicação – PUC-SP. Especialista em Docência para Adultos (Andragogia) – UMC-SP. Formação pela AASP em Meios Alternativos de Resolução de Disputas e Conflitos – 2002. CEO de Comunicação Corporativa e Estratégica – Cop Consultoria. Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial – CRFª 5037-SP. Visagista com formação pelo Centro Phillip Hallawel. Personal Communication Trainer ® – Mentory Vocal e Comunicacional. Perita em Comunicação Humana, Expressividade, Microexpressões e Doenças Ocupacionais. Certificação em FACS 3.0 ® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional. Integrante do F-MFIFCC - F-M Group Internacional FACS Certified Coders/2018. Idealizadora do Inventário de Avaliação de Competência, Desempenho, Performance e Inteligência Comunicacional ®. Docente da ESA-SP e Núcleos, AASP e MP nas disciplinas de Comunicação e Oratória, Argumentação Forense e Métodos Jurídicos, Comunicação Eficaz para o Tribunal do Júri, Perícias Criminais: Estudo de Casos Reais e Aplicabilidade Identificação de alterações do comportamento e dos aspectos comunicacionais (verbais e não verbais) para o âmbito forense: investigação e análise de casos reais, Metodologia de Pesquisa Científica, Didática do Ensino Superior. Palestrante do CEJUSC do tema: Comunicação Eficaz e Não Violenta: ferramenta estratégica para as tarefas de mediação e conciliação – posturas e recursos. Foi professora do primeiro curso de “Meios Alternativos de Resolução de Conflitos e Negociação” ministrando o módulo “Meios Comunicacionais para Resolução de Conflitos e Negociação”. Foi Gestora e Coordenadora Técnica-Acadêmica IBMEC (SP, RJ, DF, BH) dos Cursos: MBA Gestão em Negócios (in company) e MBA de Gestão em Recuperação de Créditos e Cobrança (in company) e docente das disciplinas: Comunicação Corporativa, Negociação Estratégica e Gerenciamento de Conflitos, Liderança Empreendedora e Comunicação Interpessoal. Consultora e Facilitadora na área jurídica e empresarial nas áreas de Negociação Estratégica, Gerenciamento de Conflitos, Administração de Crise, Comunicação Não Violenta, Pensamento Sistêmico, Comunicação, Perícia, Argumentação etc. Integrou equipe de treinamento em Gestão e Administração de Crise e Comunicação para empresas e governo. Consultora em Gestão e Marketing Jurídico e Marketing Digital.


Renato Braz Oliveira de Seixas


link lattes: http://lattes.cnp.br/2690928663545212
Minicurriculo: Professor do curso de Lazer e Turismo da EACH da Universidade de São Paulo, na EACH, onde leciona disciplinas de Consultoria e Empreendedorismo em Lazer e Turismo; Direito Aplicado ao Lazer e Turismo. Professor do PROLAM-USP nas áreas de Relações Internacionais, Direito Internacional de Integração; e Comunicação e Cultura. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo /1985, mestrado/2001 e doutorado/2006 em Integração da América Latina pelo PROLAM - Programa de Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo. Professor convidado de cursos de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina e da UNESP. Foi professor de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 1986 e 2007. Foi professor de Direito Civil, Direito Processual Civil e de Direito Internacional no UniFMU entre 1989 e 2005. Foi Diretor do curso de Relações Internacionais do UniFMU. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: direito do consumidor, contratos financeiros e bancários, contratos bancários, teoria geral do direito contratual e teoria geral do direito das obrigações. Pesquisador de temas relacionados à identidade e integração cultural e econômica na globalização contemporânea.




Valor do
Semestre

R$2.500,00

Opções de Pagamento

Cartão Crédito

À vista R$2.500,00

2x de R$1.250,00 S/juros

3x de R$833,33 S/juros

4x de R$625,00 S/juros

Boleto Bancário

À vista R$2.500,00

2x de R$1.250,00 S/juros

3x de R$833,33 S/juros

4x de R$625,00 S/juros

5x de R$500,00 S/juros

Selecione um núcleo




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL