3932 - Isenções na Aquisição de Veículos Automotores para Pessoa com Deficiência - (LIBERDADE)

A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 21 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (segundas-feiras)
Data de início: 06/05/2019
Data de término: 17/06/2019

 

ID: 3932

Período: Início 06/05/2019 - Término 17/06/2019
 
Horário: Das 19 às 22 horas (segundas-feiras)
 
Coordenação: Ignez Maria Corner 
 
Valor Total do investimento: R$ 400,00 (Incluso valor de matrícula)
 
 
 
 
 
 
Objetivo Geral: disponibilizar as informações necessárias e conhecimento dos direitos assegurados às pessoas com deficiência na aquisição de veículos automotores com isenções. 
 
Objetivos Específicos: Fornecer curso com o objetivo de fornecer, de maneira simples e objetiva, todas as informações necessárias sobre os direitos das pessoas com deficiência esclarecendo-as no exercício de todos os seus direitos na aquisição de veículos automotores. 
 
Ementa: Conhecimento dos direitos e isenções asseguradas às Pessoas com Deficiência na aquisição de veículo automotores.  
 
Programa:
 
Aula 1: A Pessoa com Deficiência - PcD. 
Deficiência e Pessoa com Deficiência - Conceitos
PcD e Poder Aquisitivo
PcD como Consumidora 
PcD e informações das isenções
Pessoas que se enquadram na lei desses benefícios de isenções
 
Aula 2: Deficiências e Patologias que dão direito à isenção de impostos 
Pessoa com Deficiência e Mobilidade
Modalidades de Deficiência
Noções Gerais do processo de Isenção na aquisição de Veículos Automotores
 
Aula 3: Condutor (PcD) e Não Condutor.
Isenções não asseguradas à PcD Não Condutor 
Membros/Pessoas envolvidos no Processo de Isenções na Aquisição de Veículos Automotores 
 
Aula 4: Isenções
Isenções de IPI e ICMS
Isenção de IOF
Isenção de IPVA
Isenção de Rodízio
Isenções asseguradas às PcD
Processo de Isenções Fiscais de veículos Automotores para PcD
Beneficiário com CNH – Carteira Nacional de Habilitação
Beneficiária sem CNH – Carteira Nacional de Habilitação
Vagas de Estacionamentos para Pcd
 
Aula 5: CNH Especial
Como Solicitar CNH Especial
Lista de Restrições
Laudo do Detran
Como mudar pra CNH Especial
 
Aula 6: Cartão de Estacionamento 
Cartão da PcD
Cartão do Idoso
Aquisição de veículos – Etapas
PcD Condutora
PcD Não Condutora 
Formulários das Isenções
                     
Aula 7: SISEN - Sistema de Concessão Eletrônica de Isenção de IPI/IOF
IN RFB Nº 1769, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2017 (pessoa com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista)
 
Metodologia: A metodologia das atividades consiste em aulas teóricas com as informações detalhadas sobre todo o processo de Isenção de impostos na aquisição de veículos Automotores para Pessoas portadoras de deficiências. 
 
Bibliografia Básica:
 
Art. 72, caput, I e II, da Lei n° 8.383, de 30 de dezembro de 1991;
 
Lei 8.989, de 24 de fevereiro de 1995
 
Decreto nº 3.298/1999
 
Lei nº 8.989, de 1995, atualmente prorrogada pela Lei 13.146/2015, art. 77.
 
Portaria Interministerial SEDH/MS nº 2, de 21 de novembro de 2003
 
Instrução Normativa RFB Nº 1769, DE 18 de dezembro DE 2017 (REVOGOU AS IN/RFB nº 988, de 22 de dezembro de 2009, e a IN/RFB nº 1.369, de 26 de junho de 2013).
 
Convênio ICMS 50/18
 
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
 

Professores

IGNEZ MARIA ALAGO CORNER

Observações:

1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos

3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Valor do investimento