Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

3821 - [EAD] Temas Atuais de Direito do Consumidor





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados em outras áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 19 às 21 horas (segundas e quartas-feiras)
Data de início: 14/01/2019
Data de término: 30/01/2019

ID: 3821

Período: Início 14/01/2019 - 30/01/2019

Horário: Das 19 às 21 horas (segundas e quartas-feiras)

Coordenação: Marli Aparecida Sampaio

Valor Total do Investimento: R$ 250,00 (incluso valor de matrícula)

Observação: inscrições abertas até a segunda aula. Os inscritos terão acesso à todas as aulas gravadas que serão disponibilizadas após o término do curso por 30 dias.

Objetivo Geral: Atualizar o profissional do direito nos mais variados temas de direito do consumidor

Objetivos Específicos: O curso tem por objetivo trazer para o advogado os temas mais atuais que os tribunais têm discutido em matéria de direito do consumidor. Atualizar os advogados e público

 

Conteúdo Programático

Aula 1 - Os direitos do consumidor ao viajar de avião. Direitos do passageiro em caso de nevasca, tufão, terremoto, vulcão, cataclismos, inundações, etc. Cobrança da bagagem é sinônimo de passagem área mais barata?  Overbooking, atraso e cancelamento de voo na jurisprudência dos tribunais. Decisão do STJ: o no show da ida autoriza o cancelamento unilateral do bilhete de volta? Milhas: troca, cancelamento e prazo de validade.

Aula 2 - Troca de presentes e os direitos do consumidor. Como fazer, onde e quando fazer? As modalidades de garantia. Prazo para reclamar.

Aula 3 - Responsabilidade civil e a jurisprudência do STJ. Orientação do STJ quanto ao valor da indenização.  O dano moral e a abusividade de cláusulas contratuais. Estudos de cases.

Aula 4 -  Comércio eletrônico e os desafios do consumidor ao comprar pela internet. A tutela legal de proteção ao usuário das mídias sociais: WhatsApp, Istagram, Facekook, Twitter, e outras. A Lei do SAC.

Aula 5 - O consumidor e o direito à informação. Rotulagem, as modalidades de afixação de preços nas mercadorias. Publicidade infantil. O marketing agressivo e o superendividamento.

Aula 6 - Proteção contratual do consumidor, cláusulas e Práticas abusivas na jurisprudência do STJ 

Bibliografia Básica

ALMEIDA, Fabrício Bolzan de. Direito do consumidor esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2013.

BRAGA NETTO, Felipe Peixoto. Manual de Direito do Consumidor. 7ª Ed. Salvador: Editora, JusPodivm, 2012.

 

BRASIL. Boletim de precedentes do Superior Tribunal de Justiça. Disponível em: http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Processos/Repetitivos-e-IAC/Saiba-mais/Boletim-de-Precedentes acesso 09/10/2018

 

________Revista de Súmulas do Superior Tribunal de Justiça - V. 24 ( 2018) -. Brasília: STJ, 2018 -. Repositório Oficial de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. Nome do editor varia: Superior TribSTJ – Revista de Súmulas. Disponível em:  https://ww2.stj.jus.br/docs_internet/revista/eletronica/stj-revista-sumulas-2018_47.pdf  acesso 09/10/2018.

 

________Revista do Superior Tribunal de Justiça - n. 250 (abril. maio. junho 2018 ). Brasília : STJ, 2018. Disponível em: https://ww2.stj.jus.br/web/revista/eletronica/publicacao/?aplicacao=revista.eletronica acesso 09/10/2018

GARCIA, Leonardo de Medeiros. Direito do Consumidor: Código Comentado e Jurisprudência. 10ª Ed. Salvador: Editora, JusPodivm, 2013.

NEVES, Daniel Amorim Assumpção; TARTUCE, Flávio. Manual de direito do consumidor: direito material e processual. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2014.

LOBO, Paulo Luiz Netto. Condições gerais dos contratos e cláusulas abusivas. São Paulo, ed. Saraiva, 1991.

MANOEL, Ronildo da Conceição. Revisional de Financiamentos de Veículos e Outros Contratos Bancários. Habberman, 2017.


 


 

Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL