11095 - Litigância Climática Trabalhista
A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Quantidade de aulas: 6 Aulas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: O curso estará disponível no "Assista Agora", para fins de certificação, durante 365 dias após a confirmação do pedido. Todo o conteúdo do curso também está disponível gratuitamente em nosso canal no YouTube.
Data de início: 12/11/2024
Data de término: 31/12/2027
ID 11095
A ESA/SP confere o certificado de conclusão deste curso.
Como realizar a inscrição?
-
Clique em Inscreva-se e depois em Avançar.
-
Escolha a forma de pagamento: Boleto ou Cartão de Crédito.
-
Para usar a Anuidade de Volta, selecione a forma de pagamento e a opção aparecerá abaixo.
-
Clique em à vista R$.
-
Clique no botão de Finalizar Compra.
Como acessar seu curso YouTube através da ESA OAB SP?
-
Clique em "Olá, Seu Nome" (no canto superior direito da tela).
-
Clique em "Aluno" (primeiro tópico da área do aluno).
-
Clique em "Assista agora" (primeiro card de “Aluno”).
-
Clique duas vezes no símbolo de “Play” para entrar na página de acesso.
Objetivo Geral
Permitir ao(a) aluno(a) estudo e reflexão sobre as consequências das mudanças climáticas nos direitos sociais trabalhistas e construir uma litigância climática trabalhista, com enfrentamento das desigualdades e do racismo ambiental, usando em especial a fundamentação constitucional e do direito internacional dos direitos humanos, com o diálogo cognitivo entre o Direito Ambiental e Direito do Trabalho.
Objetivos Específicos
Relacionar os fatos sociais trabalhista ao sistema jurídico pertinente; Entender a responsabilidade civil ambiental trabalhista, de forma transdisciplinar; Construir estratégias de atuação jurídica e processual em litigância climática trabalhista;
Ementa
LITIGÂNCIA CLIMÁTICA TRABALHISTA
- Aulas
-
Conteúdo Programático
Aula 01 – 14/08/2024
TEORIA GERAL DO DIREITO CLIMÁTICO
Docente: Patrick Maia Merísio
Aula 02 – 15/08/2024
TEORIA GERAL DO DIREITO CLIMÁTICO DO TRABALHO e LITIGÂNCIA CLIMÁTICA TRABALHISTA
Docente: Patrick Maia Merísio
Aula 03 – 20/08/2024
ALTERAÇÃO CLIMÁTICA e RACISMO AMBIENTAL. CRÍTICA À MORALIDADE COMUM CONSTITUCIONAL
Docente: Silvana Liberto Alves Maia
Aula 04 – 21/08/2024
RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL e CLIMÁTICA TRABALHISTA
Docente: Guilherme Guimarães Feliciano
Aula 05 – 28/08/2024
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO NA PERSPECTIVA DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS
Docente: Sofia Vilela De Moraes e Silva
Aula 06 – 29/08/2024
O AGENTE FÍSICO CALOR NA PERSPECTIVA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
Docentes: Christiane Moraes Cardoso
- Professores
-
CHRISTIANE MORAES CARDOSO (NÃO VINCULAR)
GUILHERME GUIMARÃES FELICIANO
PATRICK MAIA MERÍSIO
SILVANA LIBERTO ALVES MAIA
SOFIA VILELA DE MORAES E SILVA
Observações:
1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos
3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.