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Cursos

10911 - Cátedra Sociologia Jurídica - A trajetória da Sociologia do Direito no país - ONLINE "AO VIVO"





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 08 Horas.
Período: Das 09:00 às 11:00 horas (segundas-feiras)
Data de início: 07/10/2024
Data de término: 04/11/2024

ID 10911

Dias: 07/10/2024, 14/10/2024, 28/10/2024 e 04/11/2024 
Horário: Das 09h00 às 11h00 (às segundas-feiras)
Professor Coordenador: José Eduardo Campos de Oliveira Faria
 

CÁTEDRA SOCIOLOGIA JURÍDICA

ESA – OAB/SP

 Cátedra Sociologia Jurídica - A trajetória da Sociologia do Direito no país

 

OAB ESA

 

Objetivo Geral
Compreender a evolução e a consolidação da Sociologia do Direito como disciplina acadêmica no Brasil, destacando suas origens, desenvolvimento, principais influências e o impacto nas práticas jurídicas contemporâneas.
 
Objetivos Específicos
1. Analisar a constituição do conhecimento sociológico e jurídico como saber científico e suas implicações para a formação e prática do Direito.

2. Examinar a introdução e a disseminação da Sociologia do Direito no Brasil e seu reconhecimento como campo de saber científico.

3. Investigar o processo de amadurecimento da Sociologia do Direito no Brasil, com foco na criação e fortalecimento de instituições e cursos voltados ao ensino jurídico.

4. Avaliar o impacto das pesquisas sobre o Judiciário e as novas profissões jurídicas no contexto da consolidação da Sociologia do Direito no Brasil.

 

Ementa

O curso aborda a trajetória da Sociologia do Direito no Brasil, desde a sua concepção como saber científico até o seu reconhecimento e consolidação no cenário acadêmico e prático jurídico. Serão analisados os principais marcos históricos, instituições, debates teóricos e metodológicos que contribuíram para o desenvolvimento da disciplina no país. O curso examinará também as pesquisas sobre o Judiciário e o impacto das novas profissões jurídicas na formação e prática do Direito, oferecendo uma visão crítica sobre o papel da Sociologia do Direito na atualidade.

 
Conteúdo Programático
Aula 1 -  Dia 07/10/2024
Conhecimento sociológico e jurídico como saber científico: fundamentos e implicações.
 
Aula 2 - Dia 14/10/2024
A chegada da Sociologia do Direito como saber científico no Brasil: contexto e primeiras influências.
 

Aula 3 - Dia 28/10/2024

O amadurecimento da Sociologia do Direito no Brasil: da Associação Latinoamericana de Metodologia do Ensino Jurídico à criação do curso de Direito da FGV.
 

Aula 4 - Dia 04/11/2024

O amadurecimento da Sociologia do Direito: as pesquisas sobre o Judiciário e sobre as novas profissões jurídicas.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

· FARIA, José Eduardo (org.). Direito e Globalização Econômica: implicações e perspectivas. São Paulo: Malheiros, 1998.

· FARIA, José Eduardo de. A crise constitucional e a restauração da legitimidade. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris

· FARIA, José Eduardo. Direito e economia na democratização brasileira. São Paulo: Malheiros
FARIA, José Eduardo; CAMPILONGO, Celso Fernandes. Sociologia jurídica no Brasil. Porto Alegre: SAFE, 1991

· SANTOS, Boaventura de Sousa. O Direito dos Oprimidos. São Paulo: Cortez, 2014.

· WOLKMER, Antônio Carlos, História do direito no Brasil, 4.ed., Rio de Janeiro, Editora Forense, 2007

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

José Eduardo Campos de Oliveira Faria


Minicurriculo: Professor titular da USP, onde se graduou, fez mestrado e doutorado. Fulbright Visinting Scholar da Wisconsin Universityu. Professor da FGV (programa GVlaw). Membro do conselho editorial de diversas revistas. 27 livros publicados no país e no exterior. Um dos ganhadores do prêmio Jabuti de 1972. Ganhador do Prêmio Esso de jornalismo Econômico em 1976 e de Jornalismo, em 1974. Ganhador do prêmio melhor orientador em ciências da USP, 1992.




Curso Gratuito


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Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

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