Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

10824 - Comunicação Não Violenta - ONLINE "AO VIVO"





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 06 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (quarta, quinta e sexta-feira)
Data de início: 25/09/2024
Data de término: 27/09/2024
ID 10824
 
Promoção: Núcleo Temático: Direito da Diversidade Racial e Antirracista - Coordenador: Irapuã Santana do Nascimento da Silva 
Período: Dias 25/09/2024, 26/09/2024 e 27/09/2024
Horário: Das 19:00 às 21:00 (quarta, quinta e sexta-feira)
Docentes: Andréa Beltrami de Jesus e Jacqueline Beltrami de Jesus
 
Informações Importantes:
O(A) aluno(a) inscrito na modalidade Online ao vivo deverá obrigatoriamente assistir as aulas através do link que será enviado por e-mail.
 
O certificado será emitido para o(a) aluno(a) que:
.Estiver presente nas aulas e assinar a lista de presença.
.Preencher a pesquisa de satisfação.
 
O formulário de presença estará disponível na sala virtual do(a) aluno(a) no Google “Classroom” e no chat da plataforma Meet no começo e no final da aula ao vivo."

Os(As) alunos(as) que apenas assistiram à aula ao vivo e não assinaram a lista de presença, NÃO terão direito ao certificado.

 

Objetivo Geral

Capacitar os participantes a aplicar os princípios e práticas da Comunicação Não Violenta (CNV) em suas interações cotidianas, promovendo relações mais empáticas, respeitosas e eficazes tanto no ambiente pessoal quanto no profissional, em ambientes como direito de família e direito penal.

 
Objetivos Específicos

Os objetivos específicos do curso de Comunicação Não Violenta são desenvolver nos participantes uma compreensão aprofundada dos fundamentos da CNV, permitindo que eles compreendam o conceito, a origem e os princípios básicos, reconhecendo a importância dessa abordagem nas relações humanas. Além disso, o curso busca capacitar os participantes a aprimorar suas habilidades de observação e expressão, ensinando-os a diferenciar entre observações e julgamentos, bem como a identificar e expressar sentimentos e necessidades de maneira clara e sem agressividade. Outro objetivo é fomentar a prática da empatia e da escuta ativa, fundamentais para uma comunicação eficaz, incluindo a capacidade de reconhecer e refletir os sentimentos e necessidades dos outros. Por fim, o curso visa equipar os participantes com técnicas práticas para aplicar a CNV em situações de conflito, permitindo que transformem confrontos em oportunidades de crescimento e entendimento mútuo.

 
Ementa
Este curso pretende, de forma teórico-prática, integrar os conhecimentos sobre Comunicação Não Violenta (CNV), estimulando os participantes a aprimorar suas habilidades de comunicação de forma empática e respeitosa. Através de uma abordagem que combina teoria e prática, os alunos serão guiados na compreensão dos princípios fundamentais da CNV, como a importância de observar sem julgar, expressar sentimentos e necessidades de forma clara e fazer pedidos de maneira não impositiva. O curso busca desenvolver capacidades que permitam aos participantes praticar a escuta ativa e a empatia, aplicando essas habilidades para resolver conflitos de forma construtiva e transformar confrontos em oportunidades de entendimento mútuo. Ao final, os participantes estarão aptos a utilizar a CNV para melhorar suas interações pessoais e profissionais, promovendo relações mais harmoniosas e eficazes.
 
Conteúdo Programático
 
Aula 01 – 25/09/2024
Introdução à Comunicação Não Violenta
Definição de Comunicação Não Violenta (CNV)
Histórico e desenvolvimento do conceito por Marshall Rosenberg
Princípios básicos da CNV: empatia, compaixão e honestidade
A importância da CNV nas relações pessoais e profissionais
 
Aula 02 – 26/09/2024
Os Quatro Componentes da Comunicação Não Violenta
Observação: Como observar sem julgar, distinguindo fatos de opiniões
Sentimentos: Reconhecer e expressar sentimentos de forma clara
Necessidades: Compreender e comunicar as necessidades por trás dos sentimentos
Pedidos: Fazer pedidos claros e viáveis, sem impor ou exigir
 
Aula 03 – 27/09/2024
Aplicando a Comunicação Não Violenta em Conflitos e Empatia e Escuta Ativa na Comunicação Não Violenta
Identificação de gatilhos emocionais e como evitá-los na comunicação
Estratégias de resolução de conflitos usando CNV
A importância da autoempatia e do autocuidado em situações de conflito
Como transformar conflitos em oportunidades de conexão e entendimento
A importância da empatia na CNV
Diferença entre empatia e simpatia
Técnicas de escuta ativa: como ouvir com atenção e compreender o outro
Práticas de reflexo de sentimentos e necessidades. 
 
Observação: As docentes estarão ministrando em conjunto durante as aulas!
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora São Paulo, 2015.
ROSENBERG, Marshall B. A linguagem da paz em um mundo de conflitos: sua próxima fala mudará seu mundo. Editora Palas Athena, 2019.
LASATER, Julie; STILES, Ike. Comunicação Não Violenta no trabalho: um guia prático para se comunicar com eficácia e empatia. Capa comum. Edição Português. São Paulo: 2020
LASATER, Julie; STILES, Ike. Comunicação Não Violenta na equipe: um guia para fomentar colaboração e relações de confiança. Capa comum. Edição Português. São Paulo: 2023.
DELIBERATO, Débora; COUTINHO DE MACEDO, Elizeu; GONÇALVES, Maria de Jesus. Comunicação Alternativa: Teoria, prática, tecnologias e pesquisa. Capa comum. Edição Português. São Paulo: 2021.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

ANDRÉA BELTRAMI DE JESUS


link lattes: http://lattes.cnpq.br/0140736527355398
Minicurriculo: Licenciatura em Pedagogia, com Especialização em Alfabetização e Letramento, Pós graduada em Comportamento Humano. Pós graduanda em Direito da Mulher, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Psicopedagogia.


JACQUELINE BELTRAMI DE JESUS


link lattes: https://lattes.cnpq.br/7043430460818107
Minicurriculo: Advogada, Estrategista de Negócios, Compliance e Governance Officer, Business Partner na LJ ADM, responsável pelas áreas de Usinas Fotovoltaicas e Biogás voltadas a produção de energia limpa e renovável, Transportes/Transportadoras com foco na logística avançada de carga nacional e de fronteira, Consultora de Práticas de ESG. Sócia - Fundadora da LJ Soluções em Integridade Corporativa. Com MBA em Controladora, Auditoria e Compliance na FMU - FAAM, Pós Graduação em Direito e Processo Civil na Escola Paulista de Direito e Direito Contratual e Responsabilidade Civil pela Faculdade Legale.




Curso Gratuito


Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL