10824 - Comunicação Não Violenta - ONLINE "AO VIVO"
A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 06 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (quarta, quinta e sexta-feira)
Data de início: 25/09/2024
Data de término: 27/09/2024
ID 10824
Promoção: Núcleo Temático: Direito da Diversidade Racial e Antirracista - Coordenador: Irapuã Santana do Nascimento da Silva
Período: Dias 25/09/2024, 26/09/2024 e 27/09/2024
Horário: Das 19:00 às 21:00 (quarta, quinta e sexta-feira)
Docentes: Andréa Beltrami de Jesus e Jacqueline Beltrami de Jesus
Informações Importantes:
O(A) aluno(a) inscrito na modalidade Online ao vivo deverá obrigatoriamente assistir as aulas através do link que será enviado por e-mail.
O certificado será emitido para o(a) aluno(a) que:
.Estiver presente nas aulas e assinar a lista de presença.
.Preencher a pesquisa de satisfação.
O formulário de presença estará disponível na sala virtual do(a) aluno(a) no Google “Classroom” e no chat da plataforma Meet no começo e no final da aula ao vivo."
Os(As) alunos(as) que apenas assistiram à aula ao vivo e não assinaram a lista de presença, NÃO terão direito ao certificado.
Objetivo Geral
Capacitar os participantes a aplicar os princípios e práticas da Comunicação Não Violenta (CNV) em suas interações cotidianas, promovendo relações mais empáticas, respeitosas e eficazes tanto no ambiente pessoal quanto no profissional, em ambientes como direito de família e direito penal.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do curso de Comunicação Não Violenta são desenvolver nos participantes uma compreensão aprofundada dos fundamentos da CNV, permitindo que eles compreendam o conceito, a origem e os princípios básicos, reconhecendo a importância dessa abordagem nas relações humanas. Além disso, o curso busca capacitar os participantes a aprimorar suas habilidades de observação e expressão, ensinando-os a diferenciar entre observações e julgamentos, bem como a identificar e expressar sentimentos e necessidades de maneira clara e sem agressividade. Outro objetivo é fomentar a prática da empatia e da escuta ativa, fundamentais para uma comunicação eficaz, incluindo a capacidade de reconhecer e refletir os sentimentos e necessidades dos outros. Por fim, o curso visa equipar os participantes com técnicas práticas para aplicar a CNV em situações de conflito, permitindo que transformem confrontos em oportunidades de crescimento e entendimento mútuo.
Ementa
Este curso pretende, de forma teórico-prática, integrar os conhecimentos sobre Comunicação Não Violenta (CNV), estimulando os participantes a aprimorar suas habilidades de comunicação de forma empática e respeitosa. Através de uma abordagem que combina teoria e prática, os alunos serão guiados na compreensão dos princípios fundamentais da CNV, como a importância de observar sem julgar, expressar sentimentos e necessidades de forma clara e fazer pedidos de maneira não impositiva. O curso busca desenvolver capacidades que permitam aos participantes praticar a escuta ativa e a empatia, aplicando essas habilidades para resolver conflitos de forma construtiva e transformar confrontos em oportunidades de entendimento mútuo. Ao final, os participantes estarão aptos a utilizar a CNV para melhorar suas interações pessoais e profissionais, promovendo relações mais harmoniosas e eficazes.
Conteúdo Programático
Aula 01 – 25/09/2024
Introdução à Comunicação Não Violenta
Definição de Comunicação Não Violenta (CNV)
Histórico e desenvolvimento do conceito por Marshall Rosenberg
Princípios básicos da CNV: empatia, compaixão e honestidade
A importância da CNV nas relações pessoais e profissionais
Aula 02 – 26/09/2024
Os Quatro Componentes da Comunicação Não Violenta
Observação: Como observar sem julgar, distinguindo fatos de opiniões
Sentimentos: Reconhecer e expressar sentimentos de forma clara
Necessidades: Compreender e comunicar as necessidades por trás dos sentimentos
Pedidos: Fazer pedidos claros e viáveis, sem impor ou exigir
Aula 03 – 27/09/2024
Aplicando a Comunicação Não Violenta em Conflitos e Empatia e Escuta Ativa na Comunicação Não Violenta
Identificação de gatilhos emocionais e como evitá-los na comunicação
Estratégias de resolução de conflitos usando CNV
A importância da autoempatia e do autocuidado em situações de conflito
Como transformar conflitos em oportunidades de conexão e entendimento
A importância da empatia na CNV
Diferença entre empatia e simpatia
Técnicas de escuta ativa: como ouvir com atenção e compreender o outro
Práticas de reflexo de sentimentos e necessidades.
Observação: As docentes estarão ministrando em conjunto durante as aulas!
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Editora São Paulo, 2015.
ROSENBERG, Marshall B. A linguagem da paz em um mundo de conflitos: sua próxima fala mudará seu mundo. Editora Palas Athena, 2019.
LASATER, Julie; STILES, Ike. Comunicação Não Violenta no trabalho: um guia prático para se comunicar com eficácia e empatia. Capa comum. Edição Português. São Paulo: 2020
LASATER, Julie; STILES, Ike. Comunicação Não Violenta na equipe: um guia para fomentar colaboração e relações de confiança. Capa comum. Edição Português. São Paulo: 2023.
DELIBERATO, Débora; COUTINHO DE MACEDO, Elizeu; GONÇALVES, Maria de Jesus. Comunicação Alternativa: Teoria, prática, tecnologias e pesquisa. Capa comum. Edição Português. São Paulo: 2021.
link lattes: http://lattes.cnpq.br/0140736527355398
Minicurriculo: Licenciatura em Pedagogia, com Especialização em Alfabetização e Letramento, Pós graduada em Comportamento Humano. Pós graduanda em Direito da Mulher, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Psicopedagogia.
JACQUELINE BELTRAMI DE JESUS
link lattes: https://lattes.cnpq.br/7043430460818107
Minicurriculo: Advogada, Estrategista de Negócios, Compliance e Governance Officer, Business Partner na LJ ADM, responsável pelas áreas de Usinas Fotovoltaicas e Biogás voltadas a produção de energia limpa e renovável, Transportes/Transportadoras com foco na logística avançada de carga nacional e de fronteira, Consultora de Práticas de ESG. Sócia - Fundadora da LJ Soluções em Integridade Corporativa. Com MBA em Controladora, Auditoria e Compliance na FMU - FAAM, Pós Graduação em Direito e Processo Civil na Escola Paulista de Direito e Direito Contratual e Responsabilidade Civil pela Faculdade Legale.
Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
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