Objetivo Geral
Promover a ampliação do debate sobre a necessidade de mais atenção e de cuidados com a saúde mental no exercício da advocacia, bem como desenvolver estratégias de prevenção do adoecimento psíquico e de promoção do bem-estar no ambiente de trabalho.
Objetivos Específicos
Ao final do curso, os alunos terão desenvolvido:
1) compreensão do que é Saúde Mental e os impactos do trabalho em nossa integridade psicológica;
2) conhecimento sobre questões técnicas e sociológicas do funcionamento mental, através de um olhar psicanalítico;
3) noções sobre fatores psicossociais de risco e proteção no ambiente de trabalho, bem como as formas de identificação e gerenciamento;
4) competências para contribuir na construção de estratégias ativas para a proteção da saúde mental no ambiente de trabalho, bem como para reconhecer o seu papel enquanto indivíduo neste processo.
Ementa
A busca por estratégias efetivas para a proteção da saúde mental no ambiente de trabalho é relevante e urgente. Segundo estudo realizado em 2019 pela Organização Mundial da Saúde, 264 milhões de pessoas sofrem depressão e ansiedade no trabalho, o que causa uma perda de US$1 trilhão/ano por redução de produtividade na economia mundial. No Brasil, o panorama dentro da advocacia é bastante preocupante, pois estudos apontam que os transtornos mentais e comportamentais constituem uma das principais causas de afastamento do trabalho, fato que representa um impacto significativo tanto nas pessoas quanto nas organizações. Nessa linha, o presente curso tem como propósito principal oferecer aos discentes conhecimentos a respeito de temas fundamentais relacionados à saúde mental no trabalho, apresentando conteúdos dotados de relevância, atualidade e de potencial aplicação prática, tais como: introdução à psicanálise, psicopatologia do trabalho, segurança psicológica, compliance e saúde mental. Dessa forma, a contribuição do curso é voltada tanto para a capacitação pessoal e profissional dos alunos, quanto para o processo de difusão da cultura de saúde mental nas organizações, a partir do conhecimento sobre temas que devem nortear a atuação de todos os integrantes da advocacia brasileira.
Conteúdo Programático
Aula 01 - 12/06/2024
Apresentação geral da psicanálise
Docente: Maya Lisboa
Aula 02 - 19/06/2024
A psicopatologia do trabalho
Docente: Otávio Augusto Moreira D'Elia
Aula 03 - 26/06/2024
Segurança psicológica: construindo organizações sem medo
Docente: Davi Valdetaro Gomes Cavalieri
Bibliografia Básica
CAVALIERI, Davi Valdetaro Gomes. Compliance e saúde mental nas organizações, São Paulo, Dialética, 2023.
BRENNER, Charles. Noções básicas de psicanálise: introdução à psicologia psicanalítica; tradução Ana Mazur Spira. 4. ed rev. e aum. Rio de Janeiro, Imago; São Paulo, Ed. da Universidade de São Paulo, 1987.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização; tradução de José Otávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro, Imago, 1997.FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão; tradução de Renato Zwick; revisão técnica e prefácio de Renata Udler Cromberg; ensaio biobibliográfico de Paulo Endo e Edson Sousa. – Porto Alegre, L&PM, 2011
FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão; tradução de Renato Zwick; revisão técnica e prefácio de Renata Udler Cromberg; ensaio biobibliográfico de Paulo Endo e Edson Sousa. – Porto Alegre, L&PM, 2011.
DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho; tradução de Ana Isabel Paraguay e Lúcia Leal Ferreira, 5ª ed. ampliada. São Paulo, Cortez - Oboré, 1992.
GAY, Peter. Freud: uma vida para o nosso tempo; tradução de Denise Bottmann, 12ª ed. São Paulo, Companhia das Letras, São Paulo, 1989.
GOTTLIEB, Lori. Talvez você deva conversar com alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós; tradução de Elisa Nazarian, Belo Horizonte, Vestígio, 2020.
GROSZ, Stephen. A vida em análise: Histórias de amor, mentiras, sofrimento e transformação; São Paulo, Zahar, 2013.