Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

10793 - Direito Penal da Medicina - ONLINE "AO VIVO





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 08 Horas.
Período: Das 19:30 às 21:30 horas (segundas e terças-feiras )
Data de início: 30/09/2024
Data de término: 08/10/2024
ID 10793
 
Promoção: Núcleo Temático: Dogmática do Direito Penal - Coordenador: João Paulo Orsini Martinelli 
Período: Dias 30/09/2024, 01/10/2024, 07/10/2024 e 08/10/2024
Horário: Das 19:30 às 21:30 (segundas e terças -feiras)
Docentes: João Paulo Orsini Martinelli e Flávia Siqueira Cambraia
Valor do Investimento: R$ 200,00 (Incluso o Valor da Matrícula)

 

Informações Importantes:
O(A) aluno(a) inscrito na modalidade Online ao vivo deverá obrigatoriamente assistir as aulas através do link que será enviado por e-mail.
 
O certificado será emitido para o(a) aluno(a) que:
.Estiver presente nas aulas e assinar a lista de presença.
.Preencher a pesquisa de satisfação.
 
O formulário de presença estará disponível na sala virtual do(a) aluno(a) no Google “Classroom” e no chat da plataforma Meet no começo e no final da aula ao vivo."

Os(As) alunos(as) que apenas assistiram à aula ao vivo e não assinaram a lista de presença, NÃO terão direito ao certificado.

 

  Para  informações clique aqui 

 

Objetivo Geral

Analisar alguns dos mais relevantes aspectos das interrelações entre a Medicina e o Direito e seus reflexos para a delimitação da responsabilidade penal do médico.

 
Objetivos Específicos

Compreender o paradigma de respeito à autonomia do paciente e seus reflexos na legitimação das intervenções médicas nos corpos dos pacientes; estudar as diferentes modalidades de consentimento e seus pressupostos de validade; e analisar os principais aspectos referentes à proteção penal da vida e sua relação com o exercício da Medicina.

 
Ementa
O paradigma de respeito à autonomia do paciente e suas implicações práticas para a determinação da legitimidade das intervenções médicas. As diferentes estruturas de consentimento (livre e esclarecido, presumido e por representação), pressupostos de validade e hipóteses de aplicação. Os reflexos penais das recusas de tratamentos médicos: punibilidade das intervenções médicas arbitrárias e da omissão médica. A proteção penal da vida no contexto da Medicina. A responsabilidade penal do médico pela prática de homicídio culposo e critérios de imputação objetiva. Aspectos penais da eutanásia e da ortotanásia, com enfoque nos casos de suspensão de suporte artificial de vida. O tratamento penal do aborto. Fundamentos e limites do sigilo médico, com enfoque na sua interrelação com o delito de aborto.
 
Conteúdo Programático
 
Módulo 1: As intervenções médicas e o Direito Penal
 
Aula 01 – 30/09/2024
Superação do paternalismo médico e o paradigma de respeito à autonomia do paciente. Fundamentos de legitimidade das intervenções médicas. Consentimento (livre e esclarecido), consentimento presumido e consentimento por representação.
Docente: Flávia Siqueira Cambraia  
 
Aula 02 – 01/10/2024
Recusa de tratamentos, intervenções médicas arbitrárias e responsabilidade penal do médico por omissão.
Docente: Flávia Siqueira Cambraia
 
Módulo 2: A proteção penal da vida e a Medicina
 
Aula 03 – 07/10/2024
Crimes culposos no exercício da medicina e critérios de imputação. Aborto. Sigilo médico.
Docente: João Paulo Orsini Martinelli
 
Aula 04 – 08/10/2024
Tratamento penal da eutanásia (ativa, direta, indireta), ortotanásia, distanásia. Suspensão de suporte artificial de vida e reflexos penais.
Docente: Flávia Siqueira Cambraia
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARROSO, Luís Roberto; MARTEL, Letícia de Campos Velho. A morte como ela é: dignidade e autonomia individual no final da vida. Panóptica, v. 19, p. 69–104, 2010.
BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte especial. vol. 2. São Paulo: Saraiva, 2016.
CARVALHO, Gisele Mendes de. Aspectos jurídico-penais da eutanásia. São Paulo: IBCCRIM, 2001.
CESANO, José Daniel. Los delitos de homicidio y lesiones imprudentes por mala praxis médica: análisis dogmático de las figuras delictivas; aspectos probatórios; relaciones entre la acción civil y penal. Córdoba: Lerner, 2012.
ESTELLITA, Heloisa. A distinção entre ação e omissão no caso dos comportamentos ambivalentes: uma notícia sobre a discussão e as soluções propostas. In.: REALE JÚNIOR, Miguel; MOURA, Maria Thereza de Assis (coord.). Coleção 80 anos do Código Penal: volume 1, parte geral. São Paulo: RT, 2020.
FIGUEIREDO DIAS, Jorge de. A “ajuda médica à morte”: uma consideração jurídico-penal. RBCCrim, v. 21, n. 100, p. 15–39, 2013.
GRECO, Luís; SIQUEIRA, Flávia. Promoção da saúde ou respeito à autonomia? Intervenção cirúrgica, exercício de direito e consentimento no direito penal médico. Studia Juridica. Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor Manuel da Costa Andrade (vol 1), v. 108, p. 643–669, 2017.
HILGENDORF, Eric. Introdução ao Direito Penal da Medicina. São Paulo: Marcial Pons, 2019.
LUCA, Heloiza Merotto de. O consentimento do ofendido à luz da teoria da imputação objetiva. Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, v. 100, p. 739–815, 2005.
MARTINELLI, João Paulo Orsini. Paternalismo jurídico-penal: limites na intervenção do Estado na liberdade individual pelo uso das normas penais. São Paulo: LiberArs, 2015.
MARTINELLI, João Paulo Orsini; DE BEM, Leonardo Schmitt. Direito penal, parte geral: Lições fundamentais. 8. ed. Belo Horizonte: D’Plácido, 2023.
MINAHIM, Maria Auxiliadora; PORTUGAL, Daniela. Testamento vital: os limites e consequências jurídico-penais do exercício da autonomia em face das diretivas antecipadas de vontade. In: BRAGA, Romulo Themo Palitot; GUERRA, Amparo Martinez (Orgs.). III Encontro de internacionalização do CONPEDI. vol. 10. Madrid: Ediciones Laborum, 2015, p. 316–335.
PIERANGELI, Jose´ Henrique. O consentimento do ofendido na teoria do delito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.
PRADO, Luiz Regis; CARVALHO, Érika Mendes de; CARVALHO, Gisele Mendes de. Curso de direito penal brasileiro. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.
SILVA SÁNCHEZ, Jesús María. Estudios sobre los delitos de omisión. Lima: Grijley, 2004.
SILVA SÁNCHEZ, Jesús María. Aspectos de la responsabilidade penal por imprudência de médico anestesista. La perspectiva del Tribunal Supremo. Derecho y Salud, n. 2, jul-dez,1994.
SIQUEIRA, Flávia. Autonomia, consentimento e Direito Penal da Medicina. São Paulo: Marcial Pons, 2019.
SIQUEIRA, Flávia. O princípio da confiança no Direito Penal. Belo Horizonte: D’Plácido, 2016.
SIQUEIRA, Flávia; ESTELLITA, Heloisa (org.). Direito Penal da Medicina. São Paulo: Marcial Pons, 2020.
SOUZA, Paulo Vinicius Sporleder de. Direito Penal Médico. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.
SOUZA, Paulo Vinicius Sporleder de. Direito penal médico e consentimento presumido. REC, v. 10, n. 42, p. 85–99, 2011.
SOUZA, Paulo Vinicius Sporleder de. O me´dico e o dever legal de cuidar: algumas considerac¸o~es juri´dico-penais. Revista Bioética, v. 14, n. 2, p. 229–238, 2006.
SOUZA, Paulo Vinicius Sporleder de; SANTOS, Cleopas Isaías; ALMEIDA NETO, João Beccon de. Capacidade etária para consentir no direito penal médico. In: FAYET JÚNIOR, Ney; MAYA, André Machado (Orgs.). Ciências Penais: Perspectivas e Tendências da Contemporaneidade. Curitiba: Juruá, 2011, p. 301–326
 
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

FLÁVIA SIQUEIRA CAMBRAIA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/3814597617574827
Minicurriculo: Professora de Direito e Processo Penal na FGV Direito SP (Graduação e Mestrado Profissional). Pós-doutorado pela Humboldt Universität zu Berlin, com pesquisa financiada pela Fundação Alexander von Humboldt (AvH), em parceria com a CAPES. Pós-doutorado pela UFMG, com pesquisa financiada pelo programa CAPES PrInt. Doutora em Direito Penal pela UFMG, com período sanduíche na Universität Augsburg (SWE/CNPq/DAAD) e estâncias de pesquisa na Humboldt-Universität zu Berlin.


JOÃO PAULO ORSINI MARTINELLI


link lattes: http://lattes.cnpq.br/0279190483460977
Minicurriculo: Advogado, mestre e doutor em direito penal pela USP, com pós-doutoramento pela Universidade de Coimbra, membro efetivo do IASP, professor do IBMEC e da FAAP.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL