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Cursos

10696 - Empreendedorismo e Advocacia – Ferramentas para Potencialização e Aceleração de Resultados - PRESENCIAL (Híbrido)





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 09:00 às 11:00 (segundas, quartas e sextas-feiras)
Data de início: 16/09/2024
Data de término: 27/09/2024
ID 10696
 
Promoção: Núcleo Temático: Direito e Relações Interdisciplinares – Coordenadora: Aguida Arruda Barbosa
Período: Dias: 16/09/2024, 18/09/2024, 20/09/2024, 23/09/2024, 25/09/2024 e 27/09/2024
Horário: Das 09:00 às 11:00 horas (segundas, quartas e sextas-feiras)
Docentes: Silvia Cristina Elias Zago, Guilherme Ken Iwama de Mattos, Alexandre Motta e Lígia Pimenta
Valor do Investimento: R$ 300,00 (Incluso o Valor da Matrícula)

*Essa inscrição destina-se à modalidade PRESENCIAL (HÍBRIDO) 
 
*Para inscrição na modalidade EAD SÍNCRONO (AO VIVO), com transmissão por vídeoconferência, clique AQUI!
 
 
ATENÇÃO
O curso será no formato presencial na nova Sede, Unidade Paulista.
R. Cincinato Braga, 37 - 13º andar -  Bela Vista, São Paulo - SP. 
 
Prezado(a) aluno(a),
 
É com satisfação que a Escola Superior de Advocacia (ESA) SP informa que nossas aulas serão oferecidas em um formato HÍBRIDO, ampliando as possibilidades de aprendizado e interação.
 
Este modelo permite que você, aluno(a), escolha entre a participação presencial em nossa nova sede, com inscrição antecipada, ou a opção de acompanhar as aulas à distância, por meio de transmissões ao vivo em nossa plataforma EAD. Ambas as modalidades oferecem interação direta com os docentes, facilitando o engajamento ativo por meio de perguntas e discussões, seja presencialmente ou via chat, microfone e câmera pelo Meet (Google Classroom). 
 
Ressaltamos a importância, tanto para os participantes presenciais quanto para os do EAD, de assinar a lista de presença disponibilizada tanto na sala física quanto na virtual do Google Classroom e no chat da plataforma Meet no início das aulas. Essa prática é essencial para o registro de frequência, sendo um dos requisitos indispensáveis para a obtenção do certificado de conclusão.
 
Para os(as) alunos(as) inscritos(as) na modalidade presencial que, por qualquer motivo, decidirem assistir às aulas à distância, é crucial assinar a lista de presença virtual para garantir o registro de sua frequência. Sem esse registro, a participação nas aulas não será contabilizada, impactando diretamente na elegibilidade para a certificação. Lembre-se de que é necessário alcançar um mínimo de 70% de presença, seja online ou presencial, para aprovação.
 
Importante: Conforme a política da ESA SP, os detalhes sobre as modalidades dos cursos estão disponíveis em nosso site.
 
As solicitações de transferência entre modalidades, após a inscrição, devem ser encaminhadas à Coordenação Acadêmica, com justificativa e documentação comprobatória, para análise.
Além disso, para obtenção do certificado, é exigido que o(a) aluno(a):
 
- Assine a lista de presença.
- Responda à pesquisa de satisfação.
- Complete o questionário com um aproveitamento mínimo de 70%.
 
Enfatizamos a relevância de selecionar conscientemente a modalidade de ensino e de cumprir com os critérios estabelecidos, visando assegurar uma experiência educacional enriquecedora e a obtenção do certificado ao final do curso.
 
Consulte a descrição dos cursos disponíveis no site da ESA SP para mais informações sobre as modalidades e escolha a que melhor atenda às suas expectativas e necessidades educacionais.
 


Objetivo Geral
Capacitar os(as) profissionais do direito para entender e atuar de forma estratégica no mercado jurídico brasileiro, utilizando ferramentas de gestão, marketing e tecnologia para potencializar seus negócios, promovendo a inovação e a criação de valor através de práticas modernas e eficazes.

Objetivos Específicos
Analisar o mercado jurídico no Brasil, compreendendo suas demandas e desafios, bem como as novas modalidades de carreiras e negócios jurídicos.
Identificar e desenvolver o perfil do empreendedor jurídico, focando nas características determinantes para o sucesso nos negócios e na análise e gestão de riscos.
Aplicar conceitos de complexidade, inteligência emocional e pensamento crítico na prática do empreendedorismo jurídico, para enfrentar os desafios com resiliência e inovação.
Definir nichos de mercado utilizando as teorias do mar azul e oceano vermelho, e construir uma marca pessoal estratégica e intencional que gere vantagem competitiva.
Desenvolver e implementar um planejamento estratégico eficaz, que facilite a tomada de decisões e a gestão do tempo, visando a eficiência e o crescimento sustentado do negócio.
Elaborar a missão, visão e valores do negócio jurídico, utilizando o Golden Circle e os conceitos de branding para fortalecer a marca no setor jurídico.
Promover a blindagem institucional através dos seis pilares fundamentais, garantindo a solidez e a longevidade da marca.
Integrar ferramentas tecnológicas de gestão e controle na advocacia, enfrentando os desafios na gestão de processos, pessoas e resultados.
Aperfeiçoar as técnicas de negociação utilizando os métodos de Harvard, aplicando-os ao empreendedorismo jurídico para maximizar oportunidades de construir soluções negociadas.
Utilizar o propósito como ferramenta de superação de obstáculos, alinhando-o ao sucesso do negócio e ao desenvolvimento contínuo dos profissionais.

Esses objetivos visam proporcionar uma formação completa e aprofundada, capacitando os participantes a atuarem de forma inovadora e eficiente no mercado jurídico brasileiro.

 
Conteúdo Programático
Aula 01 – 16/09/2024
O mercado jurídico no Brasil: Demandas e Desafios
As novas modalidades de carreiras e negócios jurídicos
Perfil do Empreendedor: Características determinantes de êxito nos negócios
Análise e gestão de riscos
Docente: Silvia Zago

 
Aula 02 – 18/09/2024
Complexidade
Inteligência Emocional e Pensamento Crítico aplicados à prática do empreendedorismo
Docente: Lígia Pimenta

 
Aula 03 – 20/09/2024
Como definir seu nicho de mercado: As teorias do mar azul e oceano vermelho
Ferramentas para construção de marca pessoal estratégica e intencional
Como obter vantagem competitiva
Planejamento estratégico para tomadas de decisão
Gestão do tempo
Docente: Silvia Zago

Aula 04 – 23/09/2024
Ferramentas tecnológicas de gestão e controle na Advocacia e os Desafios na Gestão de processos, pessoas e resultados.
Docente: Guilherme Mattos

Aula 05 – 25/09/2024
Negócio Jurídico: Missão, Visão e Valores
Golden Circle
O conceito de Branding e a solidez da marca para o setor jurídico
Blindagem Institucional e seus 6 pilares
Diferenciais Reais
Carta de mudanças
Docente: Alexandre Motta

Aula 06 – 27/09/2024
Técnicas de Negociação de Harvard aplicadas ao empreendedorismo
Docente: Silvia Zago

Bibliografia Básica
ANDRADE, R. O. B. de; ALYRIO, R. D.; MACEDO, M. A. da S. Princípios de Negociação: Ferramentas e Gestão. São Paulo: Atlas, 2007.
BURBRIDGE, R. M., de; COSTA, S. F. de; LIMA, J.G. H, de; MOURÃO, ALESSANDRA N.S.F.; MANFREDI, D.. Gestão de Negociação - Como Conseguir o que se quer sem ceder o que não se deve. São Paulo: Saraiva, 2008
CAPOMAR, Marcos Cortez & IKEDA Ana Akemi (2006). O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva.
CITELLI, A. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2001.
CORTELLA M. S . Por Que fazemos o Que fazemos? Aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização... Edit. Planeta
CRISTENSEN, CLAYTON M. et al. Gerenciando a Si Mesmo. Harvard Business Review. Rio de Janeiro. Sextante, 2018.
CYNTIA BRESSAN, MARILUCE LEMOS G. RIBEIRO, ANDREIA ROMA. Liderança com base nas soft skills.São Paulo. Leader, 2019.
DANIEL GOLEMAN. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro. Trad. Sextante, 2019
FILIPE P. SOUZA. Management 3.0 – Change and Innovation Practice..
LUPETTI, Marcélia. (2007) Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica. São Paulo: Thomson.
McDONALD, Malcolm. (1989) Tem barriers to marketing planning. Journal of Marketing Management, v.5, n.1. Apud
RICARDO GUIMARÂES e outros – Digital Minds: Uma Abordagem Estratégica para se conectar e interagir com seus clientes 0n-line  – Ed. Above Publicações - 2021
SANTOS, LUCIANO. Seja Egoísta com sua Carreira. Gente Autoridade, 2021.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

ALEXANDRE VIEIRA MOTTA


link lattes: https://lattes.cnpq.br/8316540364109772/9871254159441150
Minicurriculo: Consultor, fundador e sócio diretor do Grupo Inrise, empresa focada em marketing jurídico e recrutamento para escritórios de advocacia. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e especialização pela UCI (University of Califórnia Irvine), atuou durante 5 anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico e a Medalha do Mérito Cultural), escreve artigos de relevância para o mercado atual (sendo colunista fixo da seção “Marketing Jurídico” do periódico Migalhas) e é autor dos livros “Marketing Jurídico – Os Dois Lados da Moeda”, “O Guia Definitivo do Marketing Jurídico”, "Marketing Jurídico - Migalhas" e “O Novo Marketing Jurídico”. Como coautor participou das obras "Advogado 4.0", "Marketing Jurídico - A Estratégia da Diferenciação", "Guia de Utilização das Redes Sociais pela Advocacia" e "Manual de Coaching para Advogados". Também é presidente da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) e apresenta o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico.


GUILHERME KEN IWAMA DE MATTOS


link lattes: http://lattes.cnpq.br/0927253057498537
Minicurriculo: Advogado, gestor jurídico e professor. Advogado empresarial com 20 anos de sólida experiência generalista em escritórios de advocacia e departamento jurídico de empresas nacionais e multinacionais. Atuação focada principalmente em direito civil, contratual, consumidor, administrativo, concorrencial, propriedade intelectual e societário, com bons conhecimentos em direito do trabalho, tributário, ambiental. Experiência de dois anos no exterior como Gerente de Departamento Jurídico, bem como experiência em estruturação do departamento jurídico com a implantação e implementação de ferramentas tecnológicas, processos e procedimentos.


LIGIA ROSA DE REZENDE PIMENTA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/0618807620758174
Minicurriculo: Doutora e mestre em Psicologia Clínica PUC/SP, psicóloga , Especialista em Abordagem Sistêmica em Casal e Família PUC/SP, Integrante do Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância INSPER/SP. Atuação na área das politicas publicas intersetoriais como gestora de programas e formadora. Ex gestora Estadual do Programa Criança Feliz no estado de São Paulo(2018) e Coordenadora de Desenvolvimento Social na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social SEDS /SP , Gestora Estadual do Programa Bolsa Família (SP)(2018) e Gestora do Programa Intersetorial de enfrentamento a pobreza Ação Família viver em comunidade no município de São Paulo/SP(2008). Facilitadora /Especialista em Teoria U, Design Thinking, metodologias ativas, colaborativas, dialógicas, generativas, narrativas e inovadoras de aprendizagens transformadoras em contextos complexos no governo, em empresas e no terceiro setor. Docente em centros formadores e universidades. Docente no Curso “Marco Legal da Primeira Infância e suas Implicações Jurídicas “para os operadores do Direito/ Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) / Conselho Nacional de Justiça. Membro da Associação Internacional de Facilitadores/ IAF e da Associação Internacional para Participação Pública/IAP2 Latino América.


Silvia Cristina Elias Zago


link lattes: http://lattes.cnpq.br/9871254159441150
Minicurriculo: Legal Counsel, Professora e palestrante. Ocupou posições de Diretora e Gerente Jurídica em grandes empresas do mercado. Foi Vice-Presidente da Comissão Especial de Estudos de Contencioso de Volume da OAB/SP. Também é titular da coluna sobre empreendedorismo da Revista D’Elas. Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos, Especialista em Direito Empresarial pela PUC/Cogeae, Certificada no Programa Management 3.0 - Harvard Business Review Brasil. É membro das Comissões Especiais de Departamentos Jurídicos e de Com-pliance da OAB/SP. Em parceria com a ESA/OAB, possui o podcast Além da Lei, que trata das demandas e desafios do advogado contemporâneo.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

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