10696 - Empreendedorismo e Advocacia – Ferramentas para Potencialização e Aceleração de Resultados - PRESENCIAL (Híbrido)
A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 09:00 às 11:00 (segundas, quartas e sextas-feiras)
Data de início: 16/09/2024
Data de término: 27/09/2024
ID 10696
Promoção: Núcleo Temático: Direito e Relações Interdisciplinares – Coordenadora: Aguida Arruda Barbosa
Período: Dias: 16/09/2024, 18/09/2024, 20/09/2024, 23/09/2024, 25/09/2024 e 27/09/2024
Horário: Das 09:00 às 11:00 horas (segundas, quartas e sextas-feiras)
Docentes: Silvia Cristina Elias Zago, Guilherme Ken Iwama de Mattos, Alexandre Motta e Lígia Pimenta
Valor do Investimento: R$ 300,00 (Incluso o Valor da Matrícula)
*Essa inscrição destina-se à modalidade PRESENCIAL (HÍBRIDO)
*Para inscrição na modalidade EAD SÍNCRONO (AO VIVO), com transmissão por vídeoconferência, clique AQUI!
ATENÇÃO
O curso será no formato presencial na nova Sede, Unidade Paulista.
R. Cincinato Braga, 37 - 13º andar - Bela Vista, São Paulo - SP.
Prezado(a) aluno(a),
É com satisfação que a Escola Superior de Advocacia (ESA) SP informa que nossas aulas serão oferecidas em um formato HÍBRIDO, ampliando as possibilidades de aprendizado e interação.
Este modelo permite que você, aluno(a), escolha entre a participação presencial em nossa nova sede, com inscrição antecipada, ou a opção de acompanhar as aulas à distância, por meio de transmissões ao vivo em nossa plataforma EAD. Ambas as modalidades oferecem interação direta com os docentes, facilitando o engajamento ativo por meio de perguntas e discussões, seja presencialmente ou via chat, microfone e câmera pelo Meet (Google Classroom).
Ressaltamos a importância, tanto para os participantes presenciais quanto para os do EAD, de assinar a lista de presença disponibilizada tanto na sala física quanto na virtual do Google Classroom e no chat da plataforma Meet no início das aulas. Essa prática é essencial para o registro de frequência, sendo um dos requisitos indispensáveis para a obtenção do certificado de conclusão.
Para os(as) alunos(as) inscritos(as) na modalidade presencial que, por qualquer motivo, decidirem assistir às aulas à distância, é crucial assinar a lista de presença virtual para garantir o registro de sua frequência. Sem esse registro, a participação nas aulas não será contabilizada, impactando diretamente na elegibilidade para a certificação. Lembre-se de que é necessário alcançar um mínimo de 70% de presença, seja online ou presencial, para aprovação.
Importante: Conforme a política da ESA SP, os detalhes sobre as modalidades dos cursos estão disponíveis em nosso site.
As solicitações de transferência entre modalidades, após a inscrição, devem ser encaminhadas à Coordenação Acadêmica, com justificativa e documentação comprobatória, para análise.
Além disso, para obtenção do certificado, é exigido que o(a) aluno(a):
- Assine a lista de presença.
- Responda à pesquisa de satisfação.
- Complete o questionário com um aproveitamento mínimo de 70%.
Enfatizamos a relevância de selecionar conscientemente a modalidade de ensino e de cumprir com os critérios estabelecidos, visando assegurar uma experiência educacional enriquecedora e a obtenção do certificado ao final do curso.
Consulte a descrição dos cursos disponíveis no site da ESA SP para mais informações sobre as modalidades e escolha a que melhor atenda às suas expectativas e necessidades educacionais.
Objetivo Geral
Capacitar os(as) profissionais do direito para entender e atuar de forma estratégica no mercado jurídico brasileiro, utilizando ferramentas de gestão, marketing e tecnologia para potencializar seus negócios, promovendo a inovação e a criação de valor através de práticas modernas e eficazes.
Objetivos Específicos
Analisar o mercado jurídico no Brasil, compreendendo suas demandas e desafios, bem como as novas modalidades de carreiras e negócios jurídicos.
Identificar e desenvolver o perfil do empreendedor jurídico, focando nas características determinantes para o sucesso nos negócios e na análise e gestão de riscos.
Aplicar conceitos de complexidade, inteligência emocional e pensamento crítico na prática do empreendedorismo jurídico, para enfrentar os desafios com resiliência e inovação.
Definir nichos de mercado utilizando as teorias do mar azul e oceano vermelho, e construir uma marca pessoal estratégica e intencional que gere vantagem competitiva.
Desenvolver e implementar um planejamento estratégico eficaz, que facilite a tomada de decisões e a gestão do tempo, visando a eficiência e o crescimento sustentado do negócio.
Elaborar a missão, visão e valores do negócio jurídico, utilizando o Golden Circle e os conceitos de branding para fortalecer a marca no setor jurídico.
Promover a blindagem institucional através dos seis pilares fundamentais, garantindo a solidez e a longevidade da marca.
Integrar ferramentas tecnológicas de gestão e controle na advocacia, enfrentando os desafios na gestão de processos, pessoas e resultados.
Aperfeiçoar as técnicas de negociação utilizando os métodos de Harvard, aplicando-os ao empreendedorismo jurídico para maximizar oportunidades de construir soluções negociadas.
Utilizar o propósito como ferramenta de superação de obstáculos, alinhando-o ao sucesso do negócio e ao desenvolvimento contínuo dos profissionais.
Esses objetivos visam proporcionar uma formação completa e aprofundada, capacitando os participantes a atuarem de forma inovadora e eficiente no mercado jurídico brasileiro.
Conteúdo Programático
Aula 01 – 16/09/2024
O mercado jurídico no Brasil: Demandas e Desafios
As novas modalidades de carreiras e negócios jurídicos
Perfil do Empreendedor: Características determinantes de êxito nos negócios
Análise e gestão de riscos
Docente: Silvia Zago
Aula 02 – 18/09/2024
Complexidade
Inteligência Emocional e Pensamento Crítico aplicados à prática do empreendedorismo
Docente: Lígia Pimenta
Aula 03 – 20/09/2024
Como definir seu nicho de mercado: As teorias do mar azul e oceano vermelho
Ferramentas para construção de marca pessoal estratégica e intencional
Como obter vantagem competitiva
Planejamento estratégico para tomadas de decisão
Gestão do tempo
Docente: Silvia Zago
Aula 04 – 23/09/2024
Ferramentas tecnológicas de gestão e controle na Advocacia e os Desafios na Gestão de processos, pessoas e resultados.
Docente: Guilherme Mattos
Aula 05 – 25/09/2024
Negócio Jurídico: Missão, Visão e Valores
Golden Circle
O conceito de Branding e a solidez da marca para o setor jurídico
Blindagem Institucional e seus 6 pilares
Diferenciais Reais
Carta de mudanças
Docente: Alexandre Motta
Aula 06 – 27/09/2024
Técnicas de Negociação de Harvard aplicadas ao empreendedorismo
Docente: Silvia Zago
Bibliografia Básica
ANDRADE, R. O. B. de; ALYRIO, R. D.; MACEDO, M. A. da S. Princípios de Negociação: Ferramentas e Gestão. São Paulo: Atlas, 2007.
BURBRIDGE, R. M., de; COSTA, S. F. de; LIMA, J.G. H, de; MOURÃO, ALESSANDRA N.S.F.; MANFREDI, D.. Gestão de Negociação - Como Conseguir o que se quer sem ceder o que não se deve. São Paulo: Saraiva, 2008
CAPOMAR, Marcos Cortez & IKEDA Ana Akemi (2006). O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva.
CITELLI, A. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2001.
CORTELLA M. S . Por Que fazemos o Que fazemos? Aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização... Edit. Planeta
CRISTENSEN, CLAYTON M. et al. Gerenciando a Si Mesmo. Harvard Business Review. Rio de Janeiro. Sextante, 2018.
CYNTIA BRESSAN, MARILUCE LEMOS G. RIBEIRO, ANDREIA ROMA. Liderança com base nas soft skills.São Paulo. Leader, 2019.
DANIEL GOLEMAN. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro. Trad. Sextante, 2019
FILIPE P. SOUZA. Management 3.0 – Change and Innovation Practice..
LUPETTI, Marcélia. (2007) Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica. São Paulo: Thomson.
McDONALD, Malcolm. (1989) Tem barriers to marketing planning. Journal of Marketing Management, v.5, n.1. Apud
RICARDO GUIMARÂES e outros – Digital Minds: Uma Abordagem Estratégica para se conectar e interagir com seus clientes 0n-line – Ed. Above Publicações - 2021
SANTOS, LUCIANO. Seja Egoísta com sua Carreira. Gente Autoridade, 2021.
- Professores
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ALEXANDRE VIEIRA MOTTA
GUILHERME KEN IWAMA DE MATTOS
LIGIA ROSA DE REZENDE PIMENTA
SILVIA CRISTINA ELIAS ZAGO
Observações:
1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos
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