9513 - Escrever Direito: Escrita Criativa Para Advocacia
A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Quantidade de aulas: 3 Aulas.
Carga horaria: 06 Horas.
Período: O curso ficará disponível no período de 365 dias para visualização após o pedido computado.
Data de início: 05/10/2023
Data de término: 31/12/2025
ID 9513
A ESA/SP confere o certificado de participação do curso.
Para fazer a inscrição, siga os passos abaixo:
1º Clique em: INSCREVA-SE
2º Clique em: BOLETO
3º Clique em: Á VISTA R$ 30,00
4º Clique em: FINALIZAR COMPRA
Para acessar o curso:
(Na parte direita superior)
2º Clique em: ASSISTA AGORA
3º Clique em: SÍMBOLO DE PLAY
(Do curso desejado)
Promoção: Núcleo Temático Direito Educacional - Coordenador: José Moisés Ribeiro
Docentes: Ivy Farias e Marcio Caparica.
Objetivo Geral
O curso traz ao participante técnicas para facilitar e simplificar a escrita. Ao fazer esse curso, o participante aprenderá como organizar informações de forma lógicae coesa, bem como diminuir o volume de páginas e melhoria da qualidade textual.
Objetivos Específicos
As novas tecnologias da comunicação trouxeram mudanças para o modo de como operar o Direito, desde protocolos online à digitalização de documentos. A escrita, instrumento fundamental de operadores e operadoras de Direito,também mudou: além do Acordo Ortográfico, há as demandas de inclusão de pessoas com deficiência, por exemplo.Escrever Direito ensina de forma prática como a escrita pode e deve ser objetiva e coesa em conformidade com a Lei Linguagem Simples (17.316/2020) e com programas como Petição 10, Sentença 10 do Tribunal de Justiça de São Paulo. No Congresso Nacional tramita o Projeto de Lei 6256/2019 que institui a Política Nacional de Linguagem Simples. A proposta é facilitar o ato de escrever em todas as esferas jurídicas, bem como trazer boas práticas de inclusão e acessibilidade para o texto em qualquer forma (sentenças, agravos, petições, artigos opinativos e posts de redes sociais). O curso é prático e com atividades realizadas em sala de aula para aplicar as técnicas de maneira a fixar o conteúdo.
“Se você não pode explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem”.
Albert Einstein
“Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam os simples”. Aristóteles.
Ementa
Escrever Direito é um curso que torna o ato de escrever algo fácil e simples. De forma leve, rápida e descomplicada, as seis aulas trazem técnicas utilizadas em países como Estados Unidos, Austrália e Portugal que fizeram com que os textos jurídicos ganhassem fluidez e fossem compreendidos de forma acessível gerando economia e dinheiro para os cofres públicos como foi no Banco Nacional de Injunções português. Atividades práticas são realizadas durantes as aulas de 45 minutos às terças e
quintas para melhorar a capacidade de escrever em conformidade com a Lei de Linguagem Simples para que contratos, petições, sentenças, etc tornem-se coesos, acessíveis e de simples compreensão de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Conteúdo Programático
Aula 01
A história da escrita. Por que escrevemos? Por que é importante escrever direito? Fundamentos da Linguagem Simples e apresentação da lei.
Encontrando a própria voz. Definindo padrões. Checagem.
Docentes: Ivy Farias e Marcio Caparica.
Aula 02
Com quem você está falando? Pra quê? Por quê? Storytelling Jurídico e a Jornada do Herói
Princípios de Acessibilidade e Inclusão. Excluindo o juridiquês.
Docentes: Ivy Farias e Marcio Caparica.
Aula 03
A pirâmide invertida Organizar as informações Quem, o quê, como, quando, onde e porquê. Quanto e qual.
Escreva para seu inimigo. Leitura, releitura e revisão de texto
Docentes: Ivy Farias e Marcio Caparica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Escrever Direito: Manual de Escrita Criativa Para Carreiras Jurídicas.
Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.