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Cursos

9345 - Direitos Humanos e Direitos dos Povos Indígenas





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Quantidade de aulas: 2 Aulas.
Carga horaria: 04 Horas.
Período: O curso ficará disponível no período de 365 dias para visualização após o pedido computado.
Data de início: 22/08/2023
Data de término: 31/12/2025

ID 9345

A ESA/SP confere o certificado de participação do curso. 

Para fazer a inscrição, siga os passos abaixo:
1º Clique em: INSCREVA-SE
2º Clique em: BOLETO
3º Clique em: Á VISTA R$ 20,00
4º Clique em: FINALIZAR COMPRA
 
Para acessar o curso:
1º Clique em: MINHA CONTA 
(Na parte direita superior)
2º Clique em: ASSISTA AGORA
3º Clique em: SÍMBOLO DE PLAY
(Do curso desejado)
 

 

Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos: Carmela Dell Isola
Docente: Ana Carolina Saviolo Moreira
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
O objetivo geral deste curso é elaborar uma visão crítica sobre as possíveis relações entre as concepções de universalidade dos Direitos Humanos e a de especificidade dos direitos indígenas partindo de uma discussão sobre o que se convencionou chamar no Brasil de infanticídio indígena.
 
Objetivos Específicos
Compreender como o debate sobre infanticídio indígena no Brasil desafia a concepção universalista e universalizante dos Direitos Humanos, e quais são seus alcances e limites frente aos direitos específicos dos povos indígenas reconhecidos pela Constituição Federal de 1988.
 
Ementa
Partindo de uma pesquisa recente sobre a construção da noção de “infanticídio indígena” e o seu uso em contexto legislativo como uma ferramenta de exposição de povos e coletividades indígenas por meio do Projeto de Lei da Câmara nº119/2015, este curso parte do pressuposto de que a concepção de universalidade dos Direitos Humanos deve ser tensionada não apenas em discussões antropológicas, mas também no âmbito do direito, especialmente no tratamento jurídico dispensado aos povos indígenas. Pretende-se complexificar a noção de Direitos Humanos, cuja concepção universalista e universalizante possui alcances e limites particulares quando se trata dos direitos de povos indígenas. Aliando ferramentas da Antropologia e do Direito, o curso pretende demonstrar o caráter sociológico da construção dos Direitos Humanos, isto é, interpretá-los desde uma perspectiva de desnaturalização a fim de compreender o contexto histórico e social de sua criação. As aulas serão majoritariamente expositivas e haverá espaço reservado para debate com a turma.
 
Conteúdo Programático
 
Aula 01
Antropologia, Direitos Humanos e direitos dos povos indígenas: discussão a partir de um problema de pesquisa.
 Recorte do problema de pesquisa – a discussão sobre o que se convencionou chamar no Brasil de “infanticídio indígena”. Apresentação do Projeto de Lei da Câmara nº 119/2015 que discorre sobre infanticídio indígena, seus apoiadores, os argumentos de defesa do projeto e como tais argumentos recuperam e dialogam com algumas noções da política indigenista no Brasil.
 
Aula 02 
O conjunto dos Direitos Humanos e o homem universal.
Discutir, desde uma perspectiva antropológica, sobre o caráter sociológico da criação do conjunto dos Direitos Humanos e identificar como operam as noções jurídicas e antropológicas da interpretação do direito à vida no debate sobre o que se convencionou chamar de “infanticídio indígena. Complexificar a noção de “homem universal” expressa pelo conjunto de Direitos Humanos e refletir acerca de sua aplicabilidade sobre as distintas e variadas realidades dos povos indígenas.
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. Índios no Brasil: História, Direitos e Cidadania. São Paulo: Claro Enigma, 2012. _____________________. Índios na Constituição. Novos estudos CEBRAP, São Paulo, v. 37, n. 3, p. 429-443, dezembro 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101- 33002018000300429&script=sci_arttext. Acesso: 20 jun. 2020. CAPIBERIBE, Artionka Manuela Góes; DIAS, Camila Loureiro (orgs.) Os Índios na Constituição. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial, 2019. HOLANDA, Marianna Assunção Figueiredo. Os Ecos sem Voz: Uma Década de Falas sem Escuta no Congresso Nacional – Ainda Sobre o ‘Infanticídio Indígena’, Anuário Antropológico vol. 43, n. 1, Brasília, 2018. PEREIRA, Débora Macedo Dupratt de Brito. O Direito Sob o Marco da Plurietnicidade/Multiculturalidade. Biblioteca Digital do MPF. Disponível em: http://bibliotecadigital.mpf.mp.br/bdmpf/handle/11549/83433. Acesso: 20 jun. 2020. RODRIGUES, Guilherme Scotti. Direitos Humanos e Multiculturalismo: o Debate sobre o Infanticídio Indígena no Brasil. Revista Jurídica da Presidência, vol. 15, n. 106, Brasília, 2013. SEGATO, Rita Laura. Que Cada Povo Teça os Fios da sua História: O Pluralismo Jurídico em Diálogo Didático com Legisladores. Direito.unb: Revista de Direito da Universidade de Brasília, Brasília, v. 1, n. 1, p.65-92, 2014. Disponível em: http://revistadireito.unb.br/index.php/revistadireito/issue/view/2. Acesso: 20 jun. 2020. _______________. Antropologia e direitos humanos: alteridade e ética no movimento de expansão dos direitos universais. Mana, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 207-236, abril de 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132006000100008. Acesso: 20 jun. 2020.

Valor do
investimento

R$20,00

Cartão Crédito

À vista R$20,00

Boleto Bancário

À vista R$20,00

ANUIDADE DE VOLTA

Pague usando créditos da Anuidade de Volta


Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

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