A ESA/SP confere o certificado de participação do curso.
Para fazer a inscrição, siga os passos abaixo:
1º Clique em: INSCREVA-SE
2º Clique em: BOLETO
3º Clique em: Á VISTA R$ 50,00
4º Clique em: FINALIZAR COMPRA
Para acessar o curso:
(Na parte direita superior)
2º Clique em: ASSISTA AGORA
3º Clique em: SÍMBOLO DE PLAY
(Do curso desejado)
Coordenadora do Núcleo Direito e Relações Interdisciplinares: Aguida Arruda Barbosa
Professores: Marco Tullio Li Voti e Flávia Rossi
Objetivo Geral
Introduzir o aluno a noções básicas de gestão de um escritório de advocacia, que tipicamente não estão no currículo da faculdade de direito, com a finalidade de dar rentabilidade e eficiência a prática jurídica do escritório.
Objetivos Específicos
- Saber traçar metas de curto, médio e longo prazo que estejam em alinhamento com os valores essenciais do escritório.
- Otimizar o uso do tempo do gestor e do advogado.
- Saber desenvolver pessoas para um crescimento orgânico.
- Entregar técnicas para aumentar a carteira de clientes e perpetuar a instituição.
Ementa
O curso parte do pressuposto que o advogado geralmente não se dedica ao aprendizado / aperfeiçoamento de técnicas de gestão, hoje fundamentais para o crescimento de um escritório de advocacia. Para tanto, estudaremos as melhores práticas, a nível internacional, nas áreas-chave de gestão empresarial, que são: pessoas (equipe interna), clientes, procedimentos internos (incluindo rotinas jurídicas) e finanças. Tais áreas são tipicamente concatenadas dentro de um planejamento estratégico.
Conteúdo Programático
Aula 1
Elaboração de um planejamento estratégico: desenvolvimento da visão do escritório por meio da "Ideologia essencial" (valores e propósito) e "Futuro imaginado" (metas MEGAA de longo prazo: Grandes, Audaciosas e Arriscadas acompanhadas de uma "descrição vibrante".
Professor Marco Tullio Li Voti
Aula 2
Gestão de pessoas: noções de liderança, empoderamento das pessoas, cultivo de uma cultura interna, comunicação e relacionamentos.
Professores Marco Tullio Li Voti e Flávia Rossi
Aula 3
Gestão de clientes: divisão de estratégias entre clientes atuais e potenciais; comunicação e fidelização para os atuais (incluindo saber educar o cliente em relação a disponibilidade dos advogados), e técnicas de produção e captação para o aumento da carteira, incluindo marketing jurídico e noções de uso do software jurídico aplicados na gestão do relacionamento com o cliente.
Professor Marco Tullio Li Voti
Aula 4
Gestão dos procedimentos internos: controle de prazos (duplo ou triplo) de forma institucional; compromissos externos (audiência, reunião, serviço de atendimento ao cliente, etc); otimização de atividades repetitivas (tais como gestão de publicações e peças-padrão, comunicação como cliente) por meio de planejamento, organização e tecnologia; agilidade na prestação de serviços para obter o sucesso do cliente.
Professora Flávia Rossi
Aula 5
Gestão financeira: como precificar serviços jurídicos, fazer cobrança (por hora, êxito ou consulta) e remunerar os advogados.
Professores Marco Tullio Li Voti e Flávia Rossi
Atenção: O curso ocorreu nos dias 06/09/2022, 08/09/2022, 13/09/2022, 15/09/2022 e 20/09/2022.