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Cursos

10327 - Introdução à Oratória para profissionais do Direito – Módulo 1 - EAD SÍNCRONO (Híbrido)





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 06 Horas.
Período: Das 09:00 às 11:00 horas (segunda, terça e quarta-feira)
Data de início: 10/06/2024
Data de término: 12/06/2024
ID 10327
Promoção: Núcleo Temático: Filosofia e Sociologia do Direito  - Coordenadora: Viviane Vidigal  
Período: Dias: 10/06/2024, 11/06/2024 e 12/06/2024
Horário: Das 09:00 às 11:00 horas (segunda, terça e quarta-feira)
Docentes: Nara Lacerda, Pamela Oliveira e Renata Falavina 

*Essa inscrição destina-se apenas a modalidade "EAD SINCRONO" AO VIVO.
 

Prezado(a) aluno(a),

 
É com satisfação que a Escola Superior de Advocacia (ESA) SP informa que nossas aulas serão oferecidas em um formato HÍBRIDO, ampliando as possibilidades de aprendizado e interação.
 
Este modelo permite que você, aluno(a), escolha entre a participação presencial em nossa nova sede, com inscrição antecipada, ou a opção de acompanhar as aulas à distância, por meio de transmissões ao vivo em nossa plataforma EAD. Ambas as modalidades oferecem interação direta com os docentes, facilitando o engajamento ativo por meio de perguntas e discussões, seja presencialmente ou via chat, microfone e câmera pelo Meet (Google Classroom). 
 
Ressaltamos a importância, tanto para os participantes presenciais quanto para os do EAD, de assinar a lista de presença disponibilizada tanto na sala física quanto na virtual do Google Classroom e no chat da plataforma Meet no início das aulas. Essa prática é essencial para o registro de frequência, sendo um dos requisitos indispensáveis para a obtenção do certificado de conclusão.
 
Para os(as) alunos(as) inscritos(as) na modalidade presencial que, por qualquer motivo, decidirem assistir às aulas à distância, é crucial assinar a lista de presença virtual para garantir o registro de sua frequência. Sem esse registro, a participação nas aulas não será contabilizada, impactando diretamente na elegibilidade para a certificação. Lembre-se de que é necessário alcançar um mínimo de 70% de presença, seja online ou presencial, para aprovação.
 
Importante: Conforme a política da ESA SP, os detalhes sobre as modalidades dos cursos estão disponíveis em nosso site.
 
As solicitações de transferência entre modalidades, após a inscrição, devem ser encaminhadas à Coordenação Acadêmica, com justificativa e documentação comprobatória, para análise.
 
Além disso, para obtenção do certificado, é exigido que o(a) aluno(a):
 
- Assine a lista de presença.
- Responda à pesquisa de satisfação.
- Complete o questionário com um aproveitamento mínimo de 70%.
 
Enfatizamos a relevância de selecionar conscientemente a modalidade de ensino e de cumprir com os critérios estabelecidos, visando assegurar uma experiência educacional enriquecedora e a obtenção do certificado ao final do curso.
 
Consulte a descrição dos cursos disponíveis no site da ESA SP para mais informações sobre as modalidades e escolha a que melhor atenda às suas expectativas e necessidades educacionais.
 
Objetivo Geral
Proporcionar uma introdução à oratória e à eloquência como componentes fundamentais para a construção de discursos orais persuasivos que visem a exteriorização de ideias, a apresentação em público e a argumentação jurídica.
 
Objetivos Específicos

Apresentar a origem da oratória e seu elo com a prática jurídica;

Compreender os fundamentos da oratória no século XXI;

Contribuir para a compreensão do gênero judiciário no discurso persuasivo;

Conhecer os componentes verbais (discurso) e não-verbais da oratória (olhar, gestos, voz, ênfases, vestimenta, etc.);

Auxiliar na percepção dos/das participantes de suas características pessoais e as implicações destas na oratória;

Compreender elementos de preparação corporal e vocal para falar em público e com o público;

Auxiliar participantes a falarem de forma clara, crível e com naturalidade; e

Auxiliar participantes a perderem o medo de falar e argumentar em público.

 
Ementa
Falar em público e com o público é uma necessidade imediata de muitas profissões, mas assume uma relevância central para profissionais do Direito, em suas diferentes práticas jurídicas. A proposta do curso é trazer, de forma introdutória, os fundamentos da oratória: a arte da palavra. O intuito é contribuir para que participantes conheçam aspectos verbais e não-verbais da oratória, identifiquem suas dificuldades na prática do discurso oral, desenvolvam ferramentas para falarem com diferentes públicos e apliquem técnicas de persuasão e argumentação voltadas ao gênero judiciário do discurso persuasivo.
 
Conteúdo Programático
Aula 01 - 10/06/2024
Origem da oratória e gênero jurídico
O que é oratória?

Oratória e retórica gregas;

Gênero dos discursos;

Gênero jurídico;

Oratória e Direito.

Docente Renata Falavina

 

Aula 02 - 11/06/2024

Expressão corporal e comunicação
Naturalidade e credibilidade;

Gestos e expressões faciais;

Contato visual;

Apresentação pessoal.

Docente: Pamela Oliveira
 
Aula 03 - 12/06/2024
Voz e expressão vocal
Fisiologia e medo de falar em público;

Respiração;

Modulação de voz;

Dicção e pronúncia;

Ênfase.

Docente: Nara Lacerda
 
Bibliografia Básica
ALVES, C. A arte de falar bem. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.
CIALDINI, R. As armas da persuasão 2.0: Edição revista e ampliada. Curitiba: Casa dos Livros, 2021.
GARÇON, M. Ensaios sobre a eloquência judiciária. Campinas: Servanda, 2002.
KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1998.
OLIVEIRA, E. C. Persuasão: o componente pragmático da argumentação. Caderno CRH, Salvador, v. 25, n. 2, p. 97-104, 2012.
POLITO, R. Oratória para advogados e estudantes de direito. São Paulo: Benvirá, 2020.
SILVA, L.M.G. da; BRASIL, V.V.; GUIMARÃES, H.C.Q.C.P.; SAVONITTI, B.H.R.A.; SILVA, M.J.P. da. Comunicação não-verbal: reflexões acerca da linguagem corporal. Rev. latino-am. enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 4, p. 52- 58, agosto 2000.  
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

NARA SILVA LACERDA


Minicurriculo: Comunicadora com formação em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília. Atua no Jornal Brasil de Fato como repórter do site e âncora da rádio BdF, e apresenta o podcast Três por Quatro, ao lado de José Genoíno, João Pedro Stédile e Igor Carvalho. Entre 2004 e 2014, fez parte das editorias de política e economia da Rádio CBN em Brasília (DF), participando de grandes coberturas no Congresso Nacional. Suas principais áreas de cobertura jornalística são saúde, ciência e bem viver, além de produzir pautas em política e economia


PAMELA CAROLYNE OLIVEIRA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/0591198662690589
Minicurriculo: Jornalista, especialista em Comunicação Popular e Comunitária, ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e Mestra em Sociologia pela Unicamp. Pesquisa questões de gênero e raciais há 10 anos, com foco em movimentos sociais e reprodução social (trabalho de cuidados). É ainda professora de Oratória e suas principais áreas de atuação profissional são Comunicação Política, Conteúdo Digital e Assessoria de Imprensa.


RENATA FALAVINA CARDOSO DE OLIVEIRA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7539223853752223
Minicurriculo: Advogada e Professora de Direito e de Sociologia do Trabalho. Mestranda em Sociologia (Unicamp). Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Escola Paulista de Direito. Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Integra o Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses (Unicamp) e o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação e Classes Sociais (Unifesp). Contato: renatafalavi-na.adv@gmail.com




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

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