14124 - Dosimetria da Pena
A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 4:00
Período: Das 10:00 às 12:00 horas (quinta e sexta-feira)
Data de início: 29/10/2026
Data de término: 30/10/2026
ID 14124
Período: Dias 29/10/2026 e 30/10/2026
Horário: Das 10:00 às 12:00 horas (quinta e sexta-feira)
Valor do Investimento: R$ 40,00
Docente:
Jamil Chaim Alves
Doutor e Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Juiz de Direito.
O(A) aluno(a) inscrito na modalidade Online "ao vivo" deverá obrigatoriamente assistir as aulas através do link que será enviado por e-mail.
.png)
- Aulas
-
Objetivo Geral
Capacitar os participantes para compreender e aplicar, de maneira técnica e sistematizada, os critérios jurídicos de individualização da pena, com especial atenção às três fases da dosimetria da pena privativa de liberdade e às demais consequências jurídico-penais definidas na sentença.
Objetivos Específicos
Compreender os fundamentos constitucionais e legais da individualização da pena
Analisar a estrutura do sistema trifásico de dosimetria da pena
Identificar e aplicar as circunstâncias judiciais relevantes à fixação da pena-base
Compreender os critérios utilizados na valoração das circunstâncias judiciais
Analisar as agravantes e atenuantes aplicáveis na segunda fase da dosimetria
Compreender os critérios de incidência das causas de aumento e de diminuição da pena
Distinguir agravantes, atenuantes, qualificadoras e causas de aumento e diminuição
Analisar a fixação do regime inicial de cumprimento da pena
Compreender os requisitos para substituição da pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos
Analisar os critérios para fixação da pena de multa
Compreender os requisitos e efeitos da suspensão condicional da pena
Analisar os fundamentos e critérios relacionados à aplicação de medidas de segurança
Desenvolver raciocínio crítico e técnico para identificação de eventuais erros ou inconsistências na individualização judicial da pena
Conteúdo programático
Aula 01 - 29/10/2026
1. Introdução à dosimetria da pena
Individualização da pena. Fundamentos legais. Sistema trifásico de aplicação da pena. Estrutura geral da sentença penal condenatória quanto à fixação da sanção.
2. Primeira fase da dosimetria
Fixação da pena-base. Circunstâncias judiciais. Critérios de valoração. Fundamentação judicial e individualização da pena.
3. Segunda fase da dosimetria
Circunstâncias agravantes e atenuantes. Critérios de incidência e repercussões na fixação da pena intermediária.
4. Terceira fase da dosimetria
Causas de aumento e de diminuição da pena. Critérios de aplicação. Fixação da pena definitiva.
5. Regime inicial de cumprimento da pena
Critérios legais para definição do regime inicial. Relação entre quantidade da pena, circunstâncias do caso concreto e condições pessoais do condenado.
Aula 02 - 30/10/2026
6. Penas restritivas de direitos
Requisitos para substituição da pena privativa de liberdade. Modalidades e critérios de aplicação.
7. Pena de multa
Critérios para fixação da quantidade de dias-multa e determinação do respectivo valor.
8. Suspensão condicional da pena
Requisitos legais, modalidades, condições e consequências jurídicas do sursis.
9. Medidas de segurança
Pressupostos, espécies e critérios para fixação das medidas de segurança.
- Bibliografia Básica
-
ALVES, Jamil Chaim. Manual de direito penal: parte geral e parte especial. 7. ed. Salvador: JusPodivm, 2026.
DINIZ, Maria Augusta; VIANA, Ruth Araújo. Direito penal: parte geral. 1. ed. Rio de Janeiro: Método, 2024.
GONDIM, Rafael Zanferdini. Dosimetria da pena. 4. ed. Leme, SP: Mizuno, 2026.
MASSON, Cleber. Direito penal: parte geral (arts. 1º a 120). v. 1. 21. ed. Rio de Janeiro: Método, 2026.
REZENDE, Marcela. Dosimetria da pena: comentários à legislação vigente e à insegurança jurídica proveniente da discricionariedade das decisões judiciais. Revista Direito e Justiça: Reflexões Sociojurídicas, v. 24, n. 49, p. 113-132, 2024. DOI: 10.31512/rdj.v24i49.2006.
VINCI, Amanda Carolina da Silva. A valoração da conduta social como circunstância judicial positiva na dosimetria da pena. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 11, n. 9, p. 4143-4162, 2025. DOI: 10.51891/rease.v11i9.21256.
- Professores
-
JAMIL CHAIM ALVES
Observações:
1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos
3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.