04TLN/01 - Prática da Reclamação Trabalhista Após a Reforma - (LIBERDADE)

A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 15 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (segundas-feiras)
Data de início: 01/10/2018
Data de término: 29/10/2018

 

 
Período: Início 01/10/2018 - Término 29/10/2018
 
Horário: Das 19 às 22 horas (segundas-feiras)
 
Coordenação: Aline Cordeiro dos Santos Torres
 
Valor Total do investimento: R$ 315,00 (Incluso valor de matrícula)
 
 
 
 
Objetivo Geral: Propiciar o conhecimento e o aperfeiçoamento técnico-profissional do operador do direito, estimulando o domínio da prática trabalhista, privilegiando reflexões acerca da evolução do direito, da sociedade e do contexto trazido pela Reforma Trabalhista, que modifica institutos jurídicos e exige mais conhecimento do profissional atuante na área, por meio de estudo de casos reais e atividades simuladas.
 
Objetivos Específicos: Apresentar aos operadores de direito o ambiente prático laboral, desenvolvendo competências capazes de prepara-los para a atuação frente ao mercado de trabalho, estimulando e aperfeiçoando o peticionamento de relevantes peças da área trabalhista: Contestação e Recurso Ordinário. Desenvolver capacidades para o exercício adequado da advocacia consultiva e contenciosa de primeira e segunda instâncias, propiciando a integração entre os aspectos teóricos, práticos e funcionais relacionados a área do processo do trabalho. 
 
Ementa: Destaca-se que antes da Revolução Industrial não havia relações de trabalho e/ou emprego propriamente ditas. Ou seja, não havia normas formais que regulassem as relações entre os indivíduos ou mesmo que garantissem quaisquer direitos. Contudo, não obstante a inexistência de um regramento específico, as relações de trabalho sempre existiram na sociedade. Tanto o Direito do Trabalho quanto o contrato de trabalho começaram a se desenvolver com o advento da Revolução Industrial. Fruto de opressão e exploração do homem pelo homem, com o passar do tempo, a figura do trabalho começou a ser vista com outros olhos e em meio a constantes e intensas lutas sociais. Os primeiros direitos que garantiriam aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo de sua existência começaram a surgir no intuito de proteger e orientar as relações estabelecidas sob o manto laboral. Assim, a evolução social e consequentemente a evolução do direito, propiciou o conjunto de normas laborais que hoje figuram no ordenamento jurídico brasileiro, cujo contexto, vem sendo perturbado pelas mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista, que modifica, reduz e amplia direitos, exigindo do profissional militante na área laboral o aperfeiçoamento do conhecimento técnico e prático. 
 
Programa:
 
Aula 1: Apresentação do curso, reflexões acerca da Reforma Trabalhista – aspectos do direito material do trabalho. Contestação – Desenvolvimento prático (estrutura da peça – endereçamento; qualificação; causa de pedir e pedidos)
 
Aula 2: Recurso Ordinário (Conceito, estrutura, prática) - Apresentação de caso prático para o desenvolvimento da peça processual.
 
Aula 3: Recurso Ordinário - Desenvolvimento prático (estrutura da peça – endereçamento; qualificação; causa de pedir e pedidos).
 
Aula 4: As mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista no âmbito do Direito Processual do Trabalho e seus impactos.
 
Aula 5: As mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista no âmbito do Direito Processual do Trabalho e seus impactos; Encerramento.
 
 
Metodologia: Aulas expositivas e interativas com a utilização de tecnologias capazes de integrar diversas mídias, propiciando a interface do direito, da pesquisa e da prática laboral.
 
Bibliografia Básica:
 
LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de direito processual do trabalho: Carlos Henrique Bezerra Leite. 16a ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
 
MARTINS, Sergio Pinto. Direito processual do trabalho. 39. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
 
MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. 33a ed. São Paulo, Saraiva, 2017.
 
DELGADO, Maurício Godinho. A Reforma Trabalhista no Brasil com os comentários à Lei 13.467/2017. São Paulo: LTr.
 
SILVA, Homero Batista Mateus. Comentários à Reforma Trabalhista - Análise da Lei 13.467/2017 - Artigo por Artigo. São Paulo: RT, 2017.
 
 
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
 

Professores

ALINE CORDEIRO DOS SANTOS TORRES
TONIA ANDREA INOCENTINI GALLETI

Observações:

1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos

3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Valor do investimento

R$315,00