Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Artigo

A + A -

Resenha e Percepções sobre o livro “O conto da ilha desconhecida”. José Saramago

18/12/2020 - Fonte: ESA/OABSP

.

.

Resenha e Percepções sobre o livro “O conto da ilha desconhecida”. José Saramago.

Renata Miranda Lima[1]

 

O livro em questão conta a história do homem do leme que reclamava a seu rei um barco para ir à ilha desconhecida. O personagem tem características marcantes e uma delas é a perseverança, pois mesmo sabendo que o rei raramente atende seus súditos vai à porta das petições e pela insistência consegue ser ouvido, com isso se inicia um diálogo curioso entre Rei e súdito que não tem espírito de submissão, mas sim de requerente, parece estar ali para ser servido e com a ajuda do povo o rei cedeu ao que ele pedia.

 

O livro retrata a busca humana pelos sonhos e planos, a necessidade de ter coragem e força para permanecer no que quer. A obstinação do homem do leme não permite que seu sonho morra em si. Para tanto, permanece a porta do rei por 3 dias e 3 noites, enrolado em um cobertor, enfrentando vias burocráticas, ouvindo tanto da parte do rei como das pessoas, que o que busca, não existe.

 

A história do homem do leme vai de encontro à outra personagem do livro, a moça da limpeza que intrigada com a persistência deste, decide fazer parte de sua tripulação. Ela havia ouvido do filosofo do rei, que nós somos ilhas desconhecidas e curiosamente o homem do leme pleiteava um barco para ir até a ilha desconhecida. Tal ilha representa nos mesmos, e ela é desconhecida porque não nos vemos se não saímos de nós. Essa ilha representa o ciclo social no qual crescemos e muitas vezes nos restringimos a ele por anos de nossa vida e não nos permitimos conhecer a nós mesmo desbravando novos ares. Portanto, navegar pelo mar em busca da ilha desconhecida é aventurar-se em conhecer a si mesmo, sendo esse o momento da descoberta que ocorre em nós em todos os momentos que decidimos nos arriscar na busca por tornar os nossos sonhos realidade.

 

Nessa viagem todos estão sujeitos, como o navio a afundar e assim ficam sonhos interrompidos pelo “destino” e por isso é necessário não tardar em tomar a decisão de sair de si mesmo e embarcar em uma aventura na busca do desconhecido. Lutar pelos sonhos é se lançar sem ao menos saber o que ocorrerá um dia após o outro, se o sonho vingará ou se será tragado, mas de tudo sempre ficará o legado, a história, o amor deixado aos que ficam e isso marca até onde chegamos em nós mesmo.

           

Nesse ar de despedida do ano de 2020 em que muitos se aventuraram em continuar seus sonhos mesmo em tempo de tantas perdas e anormalidade, a ESAOABSP deseja a todas advogadas e advogados que no ano de 2021 avancemos no conhecimento de nós mesmos, nas potencialidades e capacidade de gerar conhecimento crítico, reflexivo, inovador e que nunca deixemos de ser um transformador social.

 


[1] Advogada. Pesquisadora da Escola Superior da Advocacia ESA/OAB-SP. Mestre em Direito. Coordenadora Adjunta do Núcleo de bolsas e desenvolvimento Acadêmico do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM. Especialista em negociação, conciliação e mediação em resolução de conflitos pela Universidade Castilla La Mancha - UCLM. Pós-Graduada pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM em parceria com o Instituto Ius Gentium Conimbrigae (IGC) Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Direitos Fundamentais Internacionais.

 

Rua Cincinato Braga, 37 - 13° e 14° andares - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -  


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL