Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Artigo

A + A -

Democracia: Conceito e Fases

05/07/2023 - Fonte: ESA

Conceito e fases da democracia.

A democracia é uma forma de governo que tem como base a participação popular no processo decisório, garantindo aos cidadãos o poder de influenciar o curso das políticas públicas e a escolha de seus representantes1. A democracia moderna passou por diversas fases, cada uma com suas características e desafios. Neste texto, abordaremos as fases da democracia parlamentar, democracia de massa, democracia de celebridades e a digitalização da política.

Democracia Parlamentar

A Democracia Parlamentar, prevalente nos séculos XIX e início do XX, é caracterizada pela transferência do poder executivo para um grupo de representantes eleitos pelo povo que exercem a função de legislar e governar2. A representação política enfrenta diversos desafios em uma democracia parlamentar, principalmente nos países de grandes dimensões territoriais e populacionais. A escolha de representantes é fundamental, e os representantes eleitos, nessa fase, são considerados uma elite2.

Democracia de Massa

A vida dos trabalhadores no século XIX foi marcada por profundas transformações sociais, políticas e econômicas. A Revolução Industrial impulsionou o crescimento das cidades e da classe trabalhadora urbana. Foi nesse cenário que surgiram movimentos socialistas e a Internacional Socialista, colocando o trabalhador no centro do processo histórico, como agente social e político3. Essas mudanças resultaram na formação da democracia de partidos de massa, caracterizada por programas políticos que regiam seu funcionamento e vinculavam os mandatos dos eleitos ao cumprimento desses programas3.

Democracia de Celebridades

A democracia de celebridades, também conhecida como democracia de público, é um fenômeno político que tem ganhado espaço nas sociedades contemporâneas. Esse modelo surge como resposta à crise da democracia de partido de massas, em que o vínculo entre o eleitor e o candidato se enfraquece, e a política torna-se um campo dominado pelas figuras públicas e pelos meios de comunicação de massa4. A democracia de celebridades configura-se como um modelo em que os políticos são figuras públicas que mobilizam seus seguidores para o voto4.

Digitalização da Política

A digitalização da economia e da política tem sido uma das marcas mais distintivas do século XXI, transformando a forma como a sociedade se organiza e interage. A economia digital, impulsionada por avanços tecnológicos, alavancou o crescimento de empresas que focam suas operações no ambiente virtual, promovendo um rearranjo nas sociedades nacionais e alterando a dinâmica do poder5. A tecnologia tem sido tanto uma ferramenta de empoderamento quanto uma fonte de descontentamento e protesto5.

Em conclusão, a democracia é um sistema de governo que valoriza a participação popular, a igualdade jurídica e a proteção aos direitos individuais. As características e condições apresentadas por Robert Dahl são fundamentais para o funcionamento de um regime democrático e, quando fragilizadas, podem levar ao autoritarismo1. As fases da democracia, desde a parlamentar até a digitalização da política, demonstram a evolução e os desafios enfrentados por esse sistema de governo ao longo da história.

Referências

1. "Características da Democracia Política". Link

2. "A Democracia Parlamentar e os desafios da representação no século XIX e início do XX". Link

3. "A vida dos trabalhadores no século XIX, a democracia de partidos de massa e o surgimento dos direitos sociais". Link

4. "Democracia de celebridades". Link

5. "A digitalização da economia e da política". Link

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL