Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Artigo

A + A -

Deusas da Justiça na Mitologia Grega

03/07/2023 - Fonte: ESA

As deusas Têmis, Eunômia, Diké e Irene desempenham papéis significativos na representação da justiça na mitologia grega.

A mitologia grega é rica em personificações de conceitos abstratos, e a justiça não é exceção. As deusas Têmis, Eunômia, Diké e Irene desempenham papéis significativos na representação da justiça na mitologia grega.
 
Têmis é a deusa que personifica a justiça. Ela é frequentemente retratada segurando uma balança, que simboliza a justiça, e uma espada, que representa a autoridade necessária para aplicar a lei. Têmis é considerada a mãe das Moiras, as três irmãs responsáveis pelo destino e pelas leis divinas.
 
Eunômia, uma das irmãs de Diké, é associada à ideia de boa ordem na sociedade. Ela é responsável por manter a harmonia na sociedade e, juntamente com suas irmãs, é vista como fundamental para a manutenção da justiça na mitologia grega.
 
Diké, por sua vez, é a própria deusa da justiça. Ela é filha de Zeus e Têmis e personifica a justiça divina que deve ser aplicada pelos mortais. Diké era frequentemente representada segurando uma balança e uma espada, simbolizando o equilíbrio e a autoridade necessárias para a aplicação justa da lei.
 
Irene, a última das irmãs, é associada à ideia de paz entre as pessoas. Ela é responsável por manter a harmonia e a tranquilidade na sociedade, garantindo que a justiça seja aplicada sem conflitos e sem violência.
 
A concepção grega de justiça é bastante diferente da concepção moderna. Para os gregos antigos, a justiça não era apenas a aplicação das leis, mas sim a manutenção da ordem divina no universo. As irmãs eram vistas como fundamentais para essa manutenção da ordem. A justiça era considerada um aspecto divino da vida, e sua aplicação era vista como uma responsabilidade sagrada.
 
Em resumo, Têmis, Eunômia, Diké e Irene são deusas importantes na mitologia grega, cada uma com sua própria função na manutenção da eunomia e da justiça divina. A concepção grega de justiça era profundamente ligada à ordem divina do universo, e a aplicação da justiça era vista como uma responsabilidade sagrada. Para os gregos antigos, a justiça não era apenas um conjunto de leis, mas sim um aspecto divino da vida que deveria ser mantido a todo custo.
 
Referências:
 
1. "Deusas da Justiça: Têmis, Eunômia, Diké e Irene". Direito Legal. Disponível em: https://direito.legal/2023/02/24/ttgd01-temis-eunomia-dike-e-irene/
2. "Direito: simbologia". Direito Legal. Disponível em: https://direito.legal/2011/03/23/id18-direito-simbologia/

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL