19/11/2021

Mais que uma questão de consciência, 20 de novembro é dia de luta e resistência!

- Fonte: ESA OAB SP

Em nosso país, o Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro. A data marca a morte de um dos maiores líderes da luta contra a escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares (fundador do Quilombo dos Palmares). A celebração faz parte do calendário escolar desde 2003 e foi instituída como lei em 2011.

Surgindo e se desenvolvendo na antiga capitania de Pernambuco, na região da Serra da Barriga, o Quilombo dos Palmares foi um elemento combativo de enorme relevância durante o período colonial.

É de suma importância lembrarmos que o Brasil foi o último país do continente a abolir a escravidão, o que invariavelmente fez com que nossa sociedade fosse alicerçada em perspectivas racistas. Mais de um século depois e muitas lutas travadas nos mais diversos âmbitos, ainda hoje nos deparamos com dados e estatísticas que evidenciam os efeitos causados pelo racismo estrutural.

Uma data como esta, para além da conscientização sobre a questão que envolve toda a estrutura, tem como intuito promover a reflexão acerca dos papéis exercidos pela população negra em todas as esferas e a valorização da história e cultura de origem africana no Brasil.

Victor Hugo, ESA.