Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

Y - " Curso Prático de Direito Previdenciário em Tempos de Reforma da Previdência" - (BARUERI)





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 30 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (terças-feiras)
Data de início: 02/10/2018
Data de término: 11/12/2018

 

Período: Início 02/10/2018 - Término 11/12/2018

Horário: Das 19 às 22 horas (terças-feiras)

Coordenação: João Fernando Cortez

Objetivo: Este curso tem como objetivo capacitar os advogados que desejam iniciar suas atividades forenses ou se reciclar em matéria previdenciária como um todo, dando a exata noção do Direito Previdenciário, apresentando as principais teses em um conteúdo prático e didático.
 
Programa:
 
Aula 1: Seguridade Social. Conceito. Vertentes integrantes: assistência social, ações de saúde e previdência social. Órgãos gestores. Previdência Social. Conceito. Leis básicas. Beneficiários. Contribuições e Benefícios. Principais fontes formais. Beneficiários. Segurados e dependentes. Relação jurídica de filiação. Relação jurídica de inscrição. Segurados. Obrigatórios e facultativos. Empregado. Avulso. Doméstico. Empresário. Autônomo. Segurado especial. Facultativo. Requisitos Legais. Qualidade de Segurado. Período de carência. Período de Graça. Qualidade de Segurado. Inexistência, aquisição, manutenção, perda e reaquisição. Carência. Regra permanente. Regra transitória.
Questões Controvertidas. Apresentação de casos práticos.
Análise de casos práticos.  
 
Aula 2: Benefícios por Incapacidade. Auxílio-Doença. Carência. Incapacidade para o trabalho. Coeficiente. Valor. Data do início. Cessação. As alterações trazidas pela Lei nº 13.135/15 no cálculo da Renda Mensal Inicial. Aposentadoria Por Invalidez. Carência. Duração. Acréscimo de 25%. Encerramento. Mensalidades finais. Efeitos. Novas incapacidades. Atualidades. As alterações trazidas pela MP 739/16. Recentes decisões na TNU. Questões Controvertidas. Apresentação de casos práticos e Análise de casos práticos. 
Os famosos “Limbo Previdenciário” e “Pente-Fino” da Lei nº. 13457/2017.    
 
Aula 3: Aposentadoria Por Idade, Carência. Lei 10.666/03. Idades mínimas: urbano e rural; homem e mulher. Fator previdenciário. Valor mensal. Questões Controvertidas. Apresentação de casos práticos e Análise de casos práticos;
Aposentadoria por tempo de Contribuição. Período de carência. Idades mínimas. Proporcional e integral. Pedágio. Tempo de contribuição. Fator Previdenciário. Alternativa da aplicação da Nova Fórmula 85/95. Análise das propostas legislativas. Estudo sobre a aplicação do Fator Previdenciário ou da Fórmula 85/95. 
Questões Controvertidas. Apresentação de casos práticos e Análise de casos práticos.
Mudanças propostas na Reforma da Previdência.
 
Aula 4: Aposentadoria Especial. Temo de serviço insalubre. Habitualidade e permanência. Utilização de EPI, EPR E EPC. Limites de tolerância. Conversão de tempo especial. Volta ao trabalho. 
Parte prática: Documentos Exigidos. Laudo técnico, perfil profissiográfico e DIRBEN 8030. PPP e LTCAT. Vigência e eficácia. 
Questões Controvertidas. 
Apresentação de casos práticos e Análise de casos práticos; Oficina Prática. 
 
Aula 5: Pensão por Morte. As alterações trazidas pela Lei nº 13.135/15. Carência. Comprovação da União Estável. Dependentes. Valor do Benefício. Tempo de recebimento. 
Questões Controvertidas. Casos Práticos e Estudos de casos. Oficina Prática.
 
Aula 6: Prescrição e Decadência no âmbito dos benefícios previdenciários.
Quais revisões são atingidas pela Decadência e quais revisões não são atingidas pela Decadência.
 
Aula 7: Teses Revisionais (Teoria e Prática). Ações Revisionais. (Teoria e Prática). 
Questões Controvertidas. Apresentação de casos práticos e Análise de casos práticos;
 
Aula 8: Oficina prática: Como atender o cliente na área previdenciária. Documentos mínimos necessários para análise de viabilidade da ação. Metodologia de análise da possibilidade da revisão cálculo – demonstração prática. Apresentação do resultado da pesquisa para o cliente com elaboração de relatório sobre vantagens auferidas com a ação. 
Questões Controvertidas. Apresentação de casos práticos e Análise de casos práticos;
 
Aula 9: OFICINA PRÁTICA: Prática Processual Previdenciária (Teoria e Prática) 
Rito Ordinário: Possibilidades de revisão de benefícios. Contencioso, suas instâncias e recursos cabíveis. Tutela Antecipada. A Petição Inicial Previdenciária. Requisitos. Elaboração da peça processual. Estratégias processuais. As peças processuais para os Tribunais Federais e Tribunais Superiores.
 
Aula 10: OFICINA PRÁTICA: Prática Processual Previdenciária (Teoria e Prática) 
Juizado Especial Federal: rito sumaríssimo, sumário e rito ordinário – qual a melhor estratégia? JEF - Competência - cálculos para sua definição. A petição inicial. A distribuição da ação – forma. A audiência. A Conciliação. Os recursos cabíveis no JEF.
 
 
Recursos Instrucionais e audiovisuais: Multimídia (data-show) - lousa.
 
Metodologia: Aulas expositivas; 
 
Bibliografia Básica:
 
Legislação Previdenciária – Lei nº 8.212 e 8.213 de 1991
 
Regulamento da Previdência Social – Aprovado pelo Decreto nº 3.048
 
Constituição da República
 
HORVATH JUNIOR, Miguel. Direito Previdenciário. São Paulo: Quartier Latin, 
2018.
 
CASTRO, Alberto Pereira de & LAZZARI, João Batista. Manual de Direito 
Previdenciário. São Paulo: LTr, 2018.
 
MARTINEZ, Wladimir Novaes. Curso de Direito Previdenciário. São Paulo: LTr, 2017. 
SAVARIS, José Antonio. Direito Processual Previdenciário. Curitiba: Juruá Editora, 2018
 
Professor:
 
JOÃO ALEXANDRE ABREU
 
 
Obs.1: A Escola Superior de Advocacia - ESA/OABSP Núcleo BARUERI poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, poderá haver substituição, a critério da ESA, sem alteração do programa.
 
Obs.2: O conteúdo desta página é propriedade da ESA/OABSP Núcleo BARUERI. Todos os direitos reservados.
 

Valor do
investimento

R$300,00

Opções de Pagamento

À vista de R$ 300,00 ou 3 vezes no cartão.

Selecione um núcleo



Inscreva-se

Para mais informações:
BARUERI
Coordenador Regional: ADRIANA MONTILHA - 20ª REGIÃO
Presidente: JOSE ALMIR
Coordenador do Núcleo: ADRIANA MOREIRA DE ANDRADE CAMPOS
Endereço: Rua José Maria Balieiro, 13 - Centro - Cep. 06401-126 - Barueri - SP
Telefone: (11)4198-2329 ou (11)4198-5222
Email: barueri@esa.oabsp.org.br


Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL