Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

EAD/12 - Recursos Cíveis à luz do Novo Código de Processo Civil





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (quintas-feiras)
Data de início: 01/03/2018
Data de término: 22/03/2018

 

Período: Início 01/03/2018 - Término 22/03/2018

Horário: Das 19 às 22 horas (quintas-feiras)

Coordenação: Marcos Paulo Passoni

Valor Total do Investimento: R$ 120,00 (incluso valor de matrícula)

ATENÇÃO - CURSO TELEPRESENCIAL*

1 - O ALUNO DEVERÁ COMPARECER AO NÚCLEO ESCOLHIDO PARA ASSISTIR AS AULAS;

2 - O ALUNO QUE ESCOLHER "SÃO PAULO - Central", ASSISTIRÁ A AULA, QUE SERÁ TRANSMITIDA NA ESA/Sé - PRAÇA DA SÉ, 385 - 8 andar.

*O CURSO SERÁ TRANSMITIDO EXCLUSIVAMENTE PARA O NÚCLEO ESCOLHIDO. SEM POSSIBILDADE DE ASSISTIR EM OUTRO LOCAL.

 

OBS: Alunos de São José do Rio Preto - Em razão de programação do núcleo, a aula do dia 08/03/2018 será retransmitida no dia 09/03/2018.

OBJETIVO GERAL: Apresentar um panorama geral sobre a nova legislação processual (CPC/2.015) propiciando ao advogado e estagiários segurança e conhecimento para atuar no dia-a-dia profissional, à vista da nova sistematização recursl processual e diante de situações reais e concretas com "estudos de casos".

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Garantir ao operador do direito, especificamente, ao advogado da área cível contenciosa e ao estagiário melhor segurança no trato diário da e com a nova legislação. Debater se "Há de fato um Novo Código de Processo Civil?". É também garantir conhecimento sobre quais são e como aplicar os "Fundamentos do Novo CPC de 2.015" e relacioná-los aos Recursos Cíveis, bem como conhecer de forma específica a teoria geral dos recursos frente ao novo CPC; os tipos de decisão e os respectivos recursos cíveis; as inovações ligadas ao Agravo de Instrumento e à Apelação, à vista da Nova Legislação; cuidar dos Embargos Infringentes Ex Officio ou Por Extensão (art.942).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1 - Temos de fato um Novo Código de Processo Civil? Quais são os fundamentos do Novo Código de Processo Civil e qual a sua relação com a Teoria Gerak dos Recursos. Princípios Recursais diante dos Princípios do Novo CPC. Fim da expressão "condições de ação" e esta relação com a Teoria Geral dos Recursos. Contagem de prazos em "dias úteis" e em "dias corridos". Armadilhas na contagem de prazos.

Aula 2 - Tipos de decisões judiciais e aprimoramentos do Novo Código de Processo Civil, Embargos de Declaração (prequestionamento do voto minoritário, o novo efeito dos declaratórios; os declaratórios infringentes; a inovação do contraditório excepcional dos infringentes). Fim do juízo de adminissibilidade no primeiro grau de jurisdição e as implicações dessa nova sistemática.

Aula 3 - Agravo de Instrumento e Fim do Agravo Retido. Decisão agravada pelo rol taxativo do artigo 1.015. Há necessidade de protesto (face às decisões não constantes no rol)?. A jurisprudência vai seguir a lei? Apelação contra a decisão interlocutória? Julgamento parcial de mérito. Negociação processual e os Recursos Cíveis. O fim dos Embargos Infringentes ex offício (técnica de julgamento/ julgamento extensivo).

Aula 4 - Apelação Civil e as inovações processuais a ela relacionadas tais como o preparo em dobro, preparo em dobro parcial; efeitos da apelação e a inovação do art. 311; justiça gratuita requerida na Apelação; Apelação contra a sentença e contra a decisão interlocutória; Recursos em Contrarrazões de apelação e o artigo 1.009. Recursos Especial e Extraordinário (três observações fundamentais ao advogado).

BIBLIOGRAFIA

Scarpinella Bueno, Cássio. Projeto de Novo Código de Processo Civil, comparados e anotados. Saraiva, 1. Edição, 2014.

Didier Jr, Fredie. Preclusão e decisão interlocutória. Anteprojeto do Novo CPC. Análise da pro-posta da comissão. Disponível em http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI103549,81042-Preclusao+e+decisao+interlocutoria+Anteprojeto+do+Novo+CPC+Analise

Passoni, Marcos Paulo e Guedes, Fábio. Breve abordagem sobre alguns princípios cons-tantes no Projeto do novo Código de Processo Civil. Revista de Processo Civil n. 211, Set. 2012, pp. 239-252.

Roque, André Vasconcelos ett ali. O Projeto do Novo Código de Processo Civil: Uma Análise Crítica. Gazeta Jurídica, Brasília, 2013.

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Marcos Paulo Passoni


link lattes: http://lattes.cnpq.br/6134639335551420
Minicurriculo: Doutorando em direito difuso e coletivo pela PUC-SP. Mestre em direito pela UNIMES-Santos. Bacharel em Direito pela PUC-SP. Professor de Direito Processual Civil em Cursos Preparatórios para as Carreiras Jurídicas e Professor da Escola Superior de Advocacia - ESA. Advogado em São Paulo.




Opções de Pagamento

Selecione um núcleo




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL