Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8388 - O uso da ciência na prática processual





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 10 Horas.
Período: Das 09:30 às 11:30 horas (terças e quintas-feiras)
Data de início: 08/11/2022
Data de término: 24/11/2022
 
ID 8388

 

Período: Dias 08/11/2022, 10/11/2022, 17/11/2022, 22/11/2022 e 24/11/2022.
Horário: Das 09:30 às 11:30 horas (terças e quintas-feiras)
Coordenador do Núcleo Temático de Direito Processual Civil: Daniel Amorim Assumpção Neves
Professores: Marcelo Lamy, Danilo de Oliveira, Fernanda Christina P. Sedeh Padilha.
 
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
Habilitar o profissional do Direito a bem manejar o recurso da ciência nos processos judiciais e os profissionais da ciência a colaborar adequadamente nos processos judiciais.
 
Objetivos Específicos
Assimilar o conceito hodierno de ciência, suas vicissitudes e seus limites; dominar a interação estabelecida com a ciência pela normatividade processual, notadamente no que diz respeito à prova técnica.
 
Ementa
CIÊNCIA. Conceito hodierno de ciência. A força lógica da ciência. A força argumentativa da ciência. Os limites e a provisoriedade da conclusão científica. A questão da probabilidade. Parâmetros metodológicos condicionantes dos estudos científicos e das ilações científicas. PROCESSO. A questão processual probatória. Da perícia. Da prova técnica. Da necessidade de prova complementar. Da necessidade de analisar o conjunto probatório. Do cadastro de peritos. Dos pareceres do NatJus.
 
Conteúdo Programático
 
Aula 01 - Dia 08/11
CIÊNCIA.  Conceito hodierno de ciência.  A força lógica da ciência.  A força argumentativa da ciência. Os limites e a provisoriedade da conclusão científica. A questão da probabilidade.
Professor Marcelo Lamy
 
Aula 02 - Dia 10/11
PROCESSO. A questão processual probatória. Da perícia. Da prova técnica.
Professor Danilo de Oliveira
 
Aula 03 - Dia 17/11
Da necessidade de prova complementar. Da necessidade de analisar o conjunto probatório. Do cadastro de peritos. Dos pareceres do NatJus.
Professor Danilo de Oliveira
 
Aula 04 - Dia 22/11
CIÊNCIA. Parâmetros metodológicos condicionantes dos estudos científicos e das ilações científicas.
Professor Marcelo Lamy
 
Aula 05 - 24/11
A Jurisprudência sobre a Ciência e o Processo
Professora Fernanda Christina P. Sedeh Padilha.
 
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
ALMEIDA, Diogo Assumpção Rezende de. A prova pericial no processo civil: o controle da ciência e a escolha do perito. Rio de Janeiro: Renovar, 2011.AVELINO,  Murilo  Teixeira. O  controle  judicial  da  prova  técnica  e  científica.  Salvador: Juspodivm, 2017.CHIOVENDA.  Giuseppe. Instituições  de  direito  processual  civil,  v.  3,  1965,  Sa~o  Paulo: Saraiva.DESCARTES,   René. O   Discurso   do   Método.   Trad.   Enrico   Corvisieri.Coleção   Os Pensadores. SP: Nova Cultural, 2000.DIDIERJr., Fredie. BRAGA, Paula sarno e OLIVEIRA, Rafael Alexandria. Curso de Direito Processual  Civil:  Teoria  da  prova,  direito  probatório,  ações  probatórias,  decisão, precedente, coisa julgada e antecipação dos efeitos da tutela. 15. ed. –Salvador: Ed. Jus Podivm, 2020. V.2.KUHN, Thomas S.A Estrutura das Revoluções Científicas.Trad. Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 6ª ed.SP: Perspectiva, 2001.LAMY, Marcelo. Metodologia  da  Pesquisa:  técnicas  de  investigação,  argumentação  e redação. 2ª ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Matrioska Editora, 2020.NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de direito processual civil –volume único. 13ª ed. rev. e atual. Salvador: JusPodivm, 2021.POPPER,  Karl.A Lógica  da  Pesquisa  Científica.  Trad.  Leonidas  Hegenberg  e  Octanny Silveira da Mota. SP: Cultrix, 1972.

 

O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
 
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.

PROFESSORES-CONVIDADOS:

DANILO DE OLIVEIRA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/3723945568020549
Minicurriculo: Sócio fundador da Lamy Oliveira Santos Sociedade de Advogados; Advogado do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo - CREMESP; Advogado militante nas áreas de Direito da Saúde, Direito Previdenciário, Direito Tributário, Servidores Públicos e Terceiro Setor; Presidente da Comissão de Temas Previdenciários da OAB/Santos - 2013 a 2018; Professor da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) - Direito Econômico, Direito Previdenciário, Direito Processual Civil, Direito Tributário, Introdução ao Estudo do Direito, Ética Profissional e Estatuto da Advocacia, Legislação Educacional, Metodologia da Pesquisa Científica, Técnicas de Conciliação, Mediação e Arbitragem; Coordenador da Pós-Graduação, lato sensu, em Direito do Trabalho e Previdência Social da Universidade Santa Cecília (UNISANTA); Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Produção Científicas do Curso de Direito da Universidade Santa Cecília (UNISANTA); Palestrante; Avaliador do INEP-MEC; Líder do Polo de Santos da Comissão Estadual de Estágio e Exame de Ordem da OAB-SP (desde 17/02/2022); Coordenador da 2ª Região da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB-SP (desde 13/04/2022). Autor dos livros: "Afinal, quando vou me aposentar?" e "Direito ao Desenvolvimento: conteúdo, natureza jurídica, vinculações estatais e efetividade.


FERNANDA CHRISTINA P. S. PADILHA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/8111900001812347
Minicurriculo: Advogada, sócia fundadora do escritório Sedeh Padilha Advogados Associados. Vice-presidente da Comissão de Direito da Saúde da OAB - Campinas/SP e membro da Comissão de Bioética da OAB - São Paulo/SP. Palestrante e autora de livros na área de Direito Médico, Odontológico e da Saúde. Mestranda em Direito da Saúde pela Universidade Santa Cecília - Santos/SP. Especialista em Direito da Medicina pela Universidade de Coimbra, Portugal. Especialista em Processo Civil pela Escola Paulista de Direito - EPD/SP. Especialista em Direito Médico e Hospitalar pela Escola Paulista de Direito - EPD/SP. Especialista em Direito Ambiental pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU/SP. Bióloga formada pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.


Marcelo Lamy


link lattes: http://lattes.cnpq.br/9347562683746206
Minicurriculo: Advogado e Consultor Jurídico. Bacharel em Ciências Jurídicas pela UFPR (1992). Mestre em Direito Administrativo pela USP (2001). Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP (2008). Professor de Direito da Universidade Santa Cecília - UNISANTA e da Faculdade de Direito da ESAMC/Santos. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq\UNISANTA "Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável". Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas (UNISANTA). Tem experiência em gestão acadêmica, na área da Metodologia da Pesquisa e do Direito, com ênfase em Direitos Humanos, Políticas Públicas, Direito Constitucional, Administrativo, Ambiental e Internacional. ResearcherID: H-5424-2015.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL