
Minicurriculo: Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor e mestre pelo mesmo Programa. Bacharel e licenciado em História pela UFRJ. Professor da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro e Tutor do curso de Licenciatura em História a Distância da UNIRIO. Membro dos Grupos de Pesquisa “Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos” (UERJ) e “Núcleo de Estudos Contemporâneos” (UFF). Autor do livro Os heróis da pátria: política cultural e história do Brasil no governo Vargas (Prismas, 2015) e co-organizador do livro Olhares sobre o Governo Vargas (Autografia, 2017). Das pesquisas que tem desenvolvido sobre o governo Vargas, destacam-se a construção de heróis nacionais, o desenvolvimento da aviação civil e militar e a produção editorial do Departamento Nacional de Propaganda (DNP).
Isabelle Cristina da Silva Pires

Minicurriculo: Doutoranda em História Social pelo PPGHIS/UFRJ e Mestre em História, Política e Bens Culturais pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas - CPDOC/FGV. Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015), com um período de mobilidade acadêmica nacional na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - 2013). Participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET História da UFRRJ. Foi editora da Revista Mosaico (FGV) (2016-2017) e Editora-chefe (2017-2018). Atualmente é Secretária de Redação da Topoi. Revista de História (Rio de Janeiro), integra o Laboratório de Estudos da História dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEHMT) e é editora da Revista Ars Historica (UFRJ) (2019 - Atual). Atua nas seguintes áreas: Brasil República, fábricas de tecidos, trabalhadoras/es têxteis, história das mulheres e relações de gênero e greves dos/as operários/as têxteis.

Minicurriculo: Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo, mestre em Integração da América Latina pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina pela mesma universidade (PROLAM/USP) e graduada em Relações Internacionais pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Professora do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Fundação Santo André e da Agência Relações Internacionais. Membro do Grupo de Pesquisa “Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos” e da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC). Desenvolve pesquisa e tem publicações em História da América Latina e História do Brasil Republicano, com ênfase nas relações estabelecidas entre o Estado e as “pessoas comuns” durante o Estado Novo brasileiro e o Primeiro Peronismo.
NATÁLIA CABRAL DOS SANTOS ESTEVES

link lattes: http://lattes.cnpq.br/8520932581140569
Minicurriculo: Professora da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em História do Brasil Contemporâneo pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em História (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro do grupo de pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos (UERJ/CNPq). Tem experiência e/ou realiza pesquisas na área de História, com ênfase em História do Brasil, História do Rio de Janeiro, História de Gênero, principalmente no período de 1930- 1945.

Minicurriculo: Pós-doutor pela Università Degli Studi Tor Vergata, Roma (2008). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1995) e mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (1977). Professor de História do Brasil (UERJ). Também foi professor na Universidade Federal Fluminense e no Colégio Pedro II. É autor de numerosos ensaios, artigos, capítulos em livros organizados e livros, entre os quais “A Guerra dos Artistas: Dois episódios da história brasileira durante a Segunda Guerra Mundial” (2010), “Custódio Mesquita, um compositor romântico no tempo de Vargas” (2001) e “Corações de Chocolate, a história da Companhia Negra de Revistas” (2005). Coordenador do grupo de pesquisa “Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos” (CNPq/UERJ).
PATRÍCIA COSTA DE ALCÂNTARA

link lattes: http://lattes.cnpq.br/7597078613347140
Minicurriculo: Doutoranda em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Mestra em História pela mesma instituição (2018). Especialista em Docência com ênfase em Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG-Arcos / 2021). Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas / 2011). Integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos da Política e História Social, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do grupo de pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos, ambos registrados no CNPq. É integrante e coordenadora do grupo de estudos Grupo de Ação em Ensino de História (GAEH), é membra do Pensar os Extremos - Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Nazismo, Memória e Guerra (NEPAT/UFMG) e do Grupo de estudos e pesquisas sobre História Global do Trabalho (HGT/UFRRJ). Atualmente pesquisa as relações estabelecidas entre patrões, empregados e Justiça do Trabalho durante a Segunda Guerra Mundial.
Rafael Lamera Giesta Cabral

Minicurriculo: Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília - UnB (2016). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2010) e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007). Atualmente, é professor adjunto no curso de Direito e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (Mestrado Acadêmico) e docente no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP Mestrado Profissional) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). É Sócio Titular do Instituto Brasileiro de História do Direito - IBHD. É Editor-chefe da Revista Jurídica da Universidade Federal Rural do Semi-árido - REJUR. Desenvolve pesquisas no campo da História do Direito, com ênfase na história constitucional, ditadura militar e história social do trabalho.

Minicurriculo: Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador visitante na Universidade de Florença (2015-2016 \ 2019-2020). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFERSA e da graduação e pós-graduação do IDP-DF.
Minicurriculo: Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (1989), mestrado em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2004). Fez estágio de Pós-Doutorado (2010) no Observatório do Sistema Penal e Direitos Humanos, da Universidade de Barcelona, com bolsa Capes. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Participa do Programa de Mestrado em História Social (UEL) Tem experiência na área de História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições, cultura jurídica, polícia, direitos humanos, cidadania.

Minicurriculo: Doutora em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2017), Mestre em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2012), Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Franca (2006), especialista em Direito Público (pós graduação lato sensu em Direito Público - Universidade de Franca-2007). Fez residência pós-doutoral em Direito, na UFMG, desenvolvendo o projeto "Trabalhismo e Cidadania: A memória coletiva e a construção dos direitos sociais no Estado Novo".
É professora de Direito Constitucional, na Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, onde também atua em disciplinas vinculadas a teorias da democracia e direitos humanos e coordena o Programa de Extensão Centro de Referência em Direitos Humanos da UFJF-GV.
THIAGO CAVALIERE MOURELLE

Minicurriculo: Doutor em História (UFF). Pós-doutorado (UERJ). Mestre, bacharel e licenciado pela UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa “Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos” (UERJ). Professor Substituto da cadeira Brasil Republicano na UFF, em 2015 e 2016. Professor de História da ONG Educafro, desde 2004 até a atualidade. Historiador concursado do Arquivo Nacional, onde ocupa atualmente o cargo de Supervisor da Equipe de Pesquisa da instituição. Editor-científico da revista científica Acervo. Autor dos livros O Trabalhismo de Pedro Ernesto (2010), O Brasil a caminho do Estado Novo - As cartas de Pedro Ernesto e a trama política que antecede o golpe (1936-37) (2019), e co-organizador do livro Olhares sobre o Governo Vargas (2017). Escreveu ainda seis capítulos de livro e doze artigos sobre o tema. Atualmente continua a produzir sobre o governo Vargas e é um dos idealizadores do site Que República é essa?, do Arquivo Nacional, onde desenvolve pesquisas sobre várias temáticas do período republicano brasileiro, tendo escrito artigos sobre a Revolta da Vacina, a Revolta da Chibata, entre outros.

link lattes: http://lattes.cnpq.br/7293351208204422
Minicurriculo: Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense sob orientação da Profa. Dra. Angélica Muller. Graduada em História (Licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense. Interessa-se pela área de História Contemporânea e História do Brasil Republicano, nos seguintes temas: Era Vargas, mulheres, legislação trabalhista, feminismo, maternidade científica, parteiras, curandeirismo e religiões afro-brasileiras. Professora de História no Colégio e Curso pH.