Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

6136 - HOME ESA: Direito, desenvolvimento e decolonialidade: primeiras aproximações (Sem interação)





A quem se destina: Curso indicado para advogados e profissionais atuantes em diversas áreas
Carga horaria: 4 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (quartas-feiras)
Data de início: 22/07/2020
Data de término: 29/07/2020
Quantidade de aulas: 2 aulas
 
ID: 6150
 
Período:  Início 22/07/2020 - Término 29/07/2020
 
Horário: Das 19:00 as 21:00 horas (quartas-feiras)
 
Coordenação: Gabriel Antonio Silveira Mantelli
 
Vagas ilimitadas - Valor Total do investimento: R$ 10,00 (Incluso valor de matrícula)
 
Para gratuidade utilize o voucher: SEMINTERACAO6150
 
IMPORTANTE
 
 
Para acesso, o link da transmissão será enviado no dia da aula, em seu e-mail cadastrado na ESA. 
Obs: Verifique seu email na lixeira eletrônica e spam.
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral: O curso objetiva introduzir aos profissionais e estudantes de direito o campo crítico do direito e desenvolvimento por meio de perspectivas interdisciplinares atentas aos estudos pós-colonial, à luta anticolonial e ao giro decolonial.
 
Objetivos Específicos: O curso objetiva apresentar o campo crítico do direito e desenvolvimento por meio de abordagens pós-coloniais e decoloniais, especificamente (i) introduzindo aos profissionais e estudantes de direito as leituras consideradas fundacionais da teoria pós-colonial e do giro decolonial; (ii) relacionando o direito, o ideário do desenvolvimento e as perspectivas pós-colonial e decolonial; (iii) convidando aos participantes a refletir sobre a necessidade de “descolonizar” a maneira como pensamos, observamos e operamos o direito contemporâneo.
 
Ementa: Como os fenômenos do desenvolvimento e da descolonização interagem com o direito? Há uma vasta literatura que utiliza as ideias de desenvolvimento e de descolonização de forma ampla, com a intenção de englobar tanto os aspectos institucionais desses fenômenos, quanto elaborações teóricas e epistemológicas que adensem ou problematizem as relações entre direito e sociedade. Nesse contexto, o curso objetiva apresentar o campo crítico do direito e desenvolvimento por meio de abordagens pós-coloniais e decoloniais, especificamente (i) introduzindo aos profissionais e estudantes de direito as leituras consideradas fundacionais da teoria pós-colonial e do giro decolonial; (ii) relacionando o direito, o ideário do desenvolvimento e as perspectivas pós-colonial e decolonial; (iii) convidando aos participantes a refletir sobre a necessidade de “descolonizar” a maneira como pensamos, observamos e operamos o direito contemporâneo.
 
Conteúdo Programático
 
O que é a teoria pós-colonial? O que significa o giro decolonial?
Como direito, desenvolvimento e teoria pós-colonial se relacionam?
É possível descolonizar o direito? Há alternativas ao desenvolvimento?
 
Bibliografia Básica
 
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
BALDI, César Augusto. De/colonialidade, direito e quilombolas: repensando a questão. In: SOUZA FILHO, Carlos Frederico Marés de; FERREIRA, Heline Sivini; NOGUEIRA, Caroline Barbosa Contente (Orgs.). Direito socioambiental: uma questão para a América Latina. Curitiba: Letra da Lei, 2014. p. 31-83.
BRAGATO, Fernanda Frizzo. Para além do discurso eurocêntrico dos direitos humanos: contribuições da descolonialidade. Novos estudos jurídicos, Itajaí, v. 19, n. 1, p. 201-230, 2014.
BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 15-24, 2016.
COLAÇO, Thais Luzia; DAMÁZIO, Eloise da Silveira Petter. Novas perspectivas para a antropologia jurídica na América Latina: o direito e o pensamento decolonial. Volume IV. Florianópolis: FUNJAB, 2012.
MANTELLI, Gabriel Antonio Silveira; BADIN, Michelle Ratton Sanchez. Repensando o direito internacional a partir dos estudos pós-coloniais e decoloniais. Prim@ Facie - Direito, História e Política, v. 17, n. 34, p. 1-33, 2018.
MOREIRA, Adilson José. Direito, poder, ideologia: discurso jurídico como narrativa cultural. Revista Direito e Práxis, v. 8, n. 2, p. 830-868, 2017.
PIRES, Thula. Por um constitucionalismo ladino-amefricano. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 285-304.
ROSA, Marcelo C. A África, o Sul e as ciências sociais brasileiras: descolonização e abertura. Sociedade e Estado, v. 30, n. 2, p. 313-321, 2015.  
VAL, Eduardo Manuel; BELLO, Enzo (Org.). O pensamento pós e descolonial no novo constitucionalismo latino-americano. Caxias do Sul: Educs, 2014.
WOLKMER, Antonio Carlos. Para uma sociologia jurídica no Brasil: desde uma perspectiva crítica e descolonial. Revista Brasileira de Sociologia do Direito, v. 4, n. 3, 2017.
 
 
IMPORTANTE: Para a emissão do certificado, é necessário acessar o "GOOGLE CLASSROOM" através do login e senha, que será enviado no dia da aula, em seu e-mail cadastrado na ESA. Após efetuar seu login registre sua presença escrevendo a palavra "presente" no chat da aula. 

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Gabriel Antonio Silveira Mantelli


link lattes: http://lattes.cnpq.br/6876210522532379
Minicurriculo: Professor de Direito na Universidade São Judas Tadeu (USJT) e na Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG). Pesquisador-líder do Núcleo de Direito e Descolonização (USJT/CNPq). Doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) com bolsa do Programa CAPES/PROSUP. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), ocasião em que foi fundador e pesquisador da Clínica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto (CPaNN). Foi pesquisador visitante na Kent Law School (KLS), consultor na ONG Conectas Direitos Humanos e pesquisador no Núcleo de Direito Global da FGV Direito SP. Coordenador Nacional da Rede Brasileira de Saberes Descoloniais e da Clínica de Direito Socioambiental da USJT. Pesquisador, advogado e consultor em São Paulo nas áreas de Direito e Desenvolvimento, Sociologia Jurídica, Direito Ambiental, Direito Internacional e Estudos Pós-coloniais/Descoloniais.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL