Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Notícias

15/12/2021

DIA DA MULHER ADVOGADA

- Fonte: ESA OAB SP

.

DIA DA MULHER ADVOGADA

No dia 15 de dezembro celebramos o Dia da Mulher Advogada. A data nos faz lembrar da primeira advogada brasileira: Myrthes Gomes de Campos, que ingressou na advocacia em 1899. Ela não só ficou conhecida pela defesa da emancipação jurídica das mulheres e pelo voto feminino, mas também foi essencial no empenho pelo exercício da advocacia por mulheres.

É de suma importância citarmos Esperança Garcia, mulher negra e escravizada, escreveu ao governador do estado do Piauí, denunciando os maus-tratos que tanto ela quanto suas companheiras e seus filhos sofriam. Apesar do posto de primeira advogada mulher ser ocupado por Myrthes, há juristas e advogados que consideram o documento o primeiro deste tipo.

Diversas vezes censurada, Myrthes passou a vida inteira lutando por direitos das mulheres, o que sempre gerou turbulência, mesmo depois de assumir um cargo no setor de jurisprudência — cargo que ocupou até o fim de sua vida.

Myrthes foi de extrema importância para a atuação da mulher na advocacia, mudando completamente o mundo do direito. Apesar de sua importância para o âmbito jurídico em nosso país, outra mulher só tomou posse como juíza 55 anos após a estreia de nossa homenageada, fato este que nos reforça a importância da reflexão sobre esta personagem de enorme relevância.

 

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL