Y - Comunicação, Oratória Forense e Argumentação jurídica: Como ferramenta para atuação do advogado de acordo com NCPC - Técnica de personal Communication Trainer - (SOROCABA)
A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Período: Das 18 às 22 horas (sexta-feira) e das 8 às 12 horas e 13 às 17 horas (sábado)
Data de início: 29/09/2017
Data de término: 30/09/2017
Período: Início 29/09/2017 - Término 30/09/2017
Horário: Das 18 às 22 horas (sexta-feira) e das 8 às 12 horas e 13 às 17 horas (sábado)
Coordenação do Núcleo: Dr. Daniele Pavin
Coordenação do Curso: Dra. Maria do Carmo Carrasco
Objetivo Geral: Preparar o advogado para audiências, sustentações orais, videoconferências – de acordo com NCPC, atendimento ao cliente, falar em público, ministrar palestras e aulas etc, fornecendo estratégias e técnicas práticas e modernas para possibilitar a comunicação eficaz e não violenta (empática).
Fornecer estratégias para o advogado se posicionar e se comunicar com eficiência em momentos de tomada de decisão, entrevistas, gerenciamento de conflitos, negociação, atendimento ao cliente, apresentações de produtos e serviços, palestras, tribunal do júri etc.
Programa:
1- Unidade: Oratória Contemporânea e Comunicação Eficaz
Apresentar a importância dos aspectos comunicacionais: voz, dicção, vocabulário, expressão corporal e facial e escuta ativa;
Apontar as possíveis barreiras de comunicação durante os procedimentos jurídicos;
Apresentar as técnicas para a organização e estruturação das ideias, frases e informações
Fornecer dicas para falar com naturalidade e ênfase, utilizando estratégias para convencer e influenciar;
2- Unidade: Aspectos comunicacionais: fortalecendo a imagem de sucesso
Fornecer um treinamento prático para aprimoramento da performance e relacionamento comunicacional;
Exercícios para controlar e utilizar a adrenalina como recurso de voz e comunicação;
Recursos vocais: Impostação vocal para audiências, palestras, negociações, atendimentos por meio da entonação, ênfase; inflexão;
Técnica da ‘boa escuta’: imagem e foco no interlocutor.
3- Unidade: Comunicação Não Violenta (Empática)
Técnicas para promover um relacionamento favorável;
Desenvolver uma escuta ativa;
Técnicas para o atendimento ao cliente, negociações e reuniões;
Meios Comunicacionais para Resolução de Conflitos
Argumentação Jurídica
4 – Unidade: Imagem, Aparência, Voz e Corpo nas Videoconferências
Marketing, Marca e Imagem Pessoal: composição da imagem;
Comunicação estratégica e marketing comunicacional
Avaliação da aparência, adequação e orientação de indumentária;
Roupa adequada, aparência, estilo;
O básico para homens e o que evitar;
O essencial para mulheres e o que evitar;
Sustentação Oral por meio da Comunicação Eficaz de acordo com o NCPC
5- Unidade: Comunicação Eficaz e Cuidados nas Mídias Sociais
Comunicação Estratégica e Desempenho Comunicacional para Mídia;
Postura ideal para cada mídia;
Mídia Televisiva: estúdio, ao vivo, coletiva de imprensa;
Jornais e Revistas;
Rádio;
Sites e blogs;
Instagram; Twitter; Facebook; Linkedin; WhatsApp;
Etiqueta na Rede;
Relacionamento com a Imprensa;
Reavaliação do grupo e avaliação do curso e fechamento.
Metodologia: A metodologia das atividades é baseada no modelo Andragógico de Educação Permanente (Educação de Adultos), com utilização de ferramentas de e-learning com métodos Ativo-dirigido e Ativo-participativo, com orientações práticas, técnicas de apresentações, exercícios práticos, orientações fonoaudiológicas, simulações, além da utilização do método fonoaudiologia empresarial e forense e a técnica ‘personal communication trainer® (coach e mentory)’ e recursos instrucionais e audiovisuais.
Recursos Instrucionais e audiovisuais: Data show.
Bibliografia Básica:
BUENO, S A arte de falar em público; BEHLAU,M Avaliação e Tratamento das Difonias. São Paulo: Lovise, 1995.
CÂMARA,J.M. Aa estratégia da Palavra. são Paulo: gonçalves, 1992.
CARRASCO, M.C.O. FonoaudilogiaEmpresarial: Perpectivas e Consultoria, Assessoria e
treinamento. Manual teórico prático. São Paulo : Veris Educacional, 2005;
CARRASCO, M.C.O. Técnicas de Apresentação. São Paulo. Veris Educacional, 2005.
CARRASCO, M.C.O. Novas Buscas em fonoaudiologia: comunicação eficaz na empresa. Cadernos da Fono
audilogi. Linguagem Vol I. são Paulo, Lovise, 2006.
CARRASCO, M.C.O. Comunicação e oratória: teoria e Prática. Ferramenta estratégia para o Operador de Direito. São Paulo
Letras Jur[idicas, 2005.
CARRASCO, M.C.O. Operações Administrativas e Comerciais. projeto Formare. São Paulo,
Veris Educacional, 2007.
CARRASCO, M.C.O. Operações e serviços administrativas I,Projeto formare. são Paulo, Veris Educacional, 2007
CARRASCO, M.C.O. Argumentações juridicas, comunicação, oratória e ferramenta estratégia
para o operador de direito. São Paulo: Letras Juridicas, 2009.
CARNEGIE, D. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócio. Rio de Janeiro: Record, 1962.
COHEN, J&ALL. Pesquisas de retórica. Petrópolis. Vozes, 1975 ( Trad. Leda Pinto Mafra iruzum) apud POLITO, R. Técnicas e segredos
para falar bem. São Paulo:IOB Publicações juridicas, 1993
DAMIÂO, R. e HENRIQUES, A. Curso de Portugues Juridico, São PAulo: Atlas, 1997
FERNANDO P Obra poetica. rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994
FISHER, R e URY, W. Como chegar ao sim- negociação de acordos sem concessões.
Rio de Janeiro: Imago ED 1994
LOPES, V. Oratória e Fonoaudiologia estética. São Paulo: Pró fono, 2000
MARTINELLI, D. P. e ALMEIDA, A.P. Negociação. Como transformar confronto em cooperação. São Paulo
ED, 1997
MILLS, H.A. Negociação. A arte de vencer. São PAulo; Makron Books, 1993
PENTEADO, J.R.W. A técnica da comunicação humana, São Paulo: Pioneira, 2001
POLITO, R. A influencia da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes. São PAulo
Saraiva, 2001
POLITO, R. Como se tornarum bom orador e se relacionar bem com a imprensa. São PAulo: Saraiva, 2001
REGO, F.G.T. Comunicação Empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas,
estrutura, planejamento e técnicas. São PAulo: Summus, 1986
TOLEDO, M.P.M. e NADOLSKIS,H. Comunicação Juridica. São PAulo: Sugestões Literárias, 2002
WEISS, D Como falar em público: técnicasa eficazes para discursos e apresentações. TRAD. Marta Mortada
São PAulo, Nobel, 1991.
Professora :
Dr.ª Maria do Carmo Carrasco,
Mestre em Educação com Área de Concentração em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP;
Especialista em Andragogia, Treinamento e Docência para Adultos pela UMC (didática e prática do ensino superior com embasamento e formação em Andragogia).
Aprimoramento e Formação em Meios Alternativos para Solução de Disputas e Negociação pela AASP/2002;
CEO Comunicação Corporativa e Estratégica - Centro de Otimização P&P;
COO FACE in FORMA - Academia de Linguagem Corporal, Emoções e Expressividade;
Fonoaudióloga Empresarial, Forense e Ocupacional – CRF.ª 5037-SP;
Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal e Microexpressões Faciais;
Personal Communication Trainer ® – Mentory Vocal e Comunicacional para as áreas jurídica, política, empresarial e assessoria de imprensa (media training e porta-vozes);
Consultora de Estilo e Imagem (Consulting Style and Image/ Personal);
Visagista com formação pelo Centro Phillip Hallawel;
Consultora em Gestão, Marketing Jurídico e Político;
Consultora de Startups e responsável pelo Departamento - Incubadora de Novos Negócios - COP Consultoria)
Arquiteta de Ideias;
Consultora de Comunicação Digital para Marketing Digital e Mídias Sociais;
Media Trainer para Assessoria de Comunicação, Empresas, Departamentos de Comunicação, Instituições Governamentais, Políticos, Advogados e Porta-Vozes;
Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP
Facilitadora de Treinamentos e Educação Corporativa em várias empresas e instituições: AASP, OAB/SP, IBMEC, ACESP, HONDA, CARREFOUR, GOVERNO, MP, etc;
Obs.1: A Escola Superior de Advocacia - ESA/OABSP Núcleo de Sorocaba poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos,
de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, poderá haver substituição,
a critério da ESA, sem alteração do programa.
Obs.2: O conteúdo desta página é propriedade da ESA/OABSP Núcleo de Sorocaba. Todos os direitos reservados.