Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

Y - Comunicação, Oratória Forense e Argumentação jurídica: Como ferramenta para atuação do advogado de acordo com NCPC - Técnica de personal Communication Trainer - (SOROCABA)





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Período: Das 18 às 22 horas (sexta-feira) e das 8 às 12 horas e 13 às 17 horas (sábado)
Data de início: 29/09/2017
Data de término: 30/09/2017

 

Período: Início 29/09/2017 - Término 30/09/2017

Horário: Das 18 às 22 horas (sexta-feira) e das 8 às 12 horas e 13 às 17 horas  (sábado)

Coordenação do Núcleo: Dr. Daniele  Pavin

Coordenação do Curso: Dra. Maria do Carmo Carrasco

Objetivo Geral: Preparar o advogado para audiências, sustentações orais, videoconferências – de acordo com NCPC, atendimento ao cliente, falar em público, ministrar palestras e aulas etc, fornecendo estratégias e técnicas práticas e modernas para possibilitar a comunicação eficaz e não violenta (empática).
Fornecer estratégias para o advogado se posicionar e se comunicar com eficiência em momentos de tomada de decisão, entrevistas, gerenciamento de conflitos, negociação, atendimento ao cliente, apresentações de produtos e serviços, palestras, tribunal do júri etc.
 
Programa:
 
1- Unidade: Oratória Contemporânea e Comunicação Eficaz
Apresentar a importância dos aspectos comunicacionais: voz, dicção, vocabulário, expressão corporal e facial e escuta ativa;
Apontar as possíveis barreiras de comunicação durante os procedimentos jurídicos;
Apresentar as técnicas para a organização e estruturação das ideias, frases e informações 
Fornecer dicas para falar com naturalidade e ênfase, utilizando estratégias para convencer e influenciar;
 
2- Unidade: Aspectos comunicacionais: fortalecendo a imagem de sucesso
Fornecer um treinamento prático para aprimoramento da performance e relacionamento comunicacional;
Exercícios para controlar e utilizar a adrenalina como recurso de voz e comunicação;
Recursos vocais: Impostação vocal para audiências, palestras, negociações, atendimentos por meio da entonação, ênfase; inflexão;
Técnica da ‘boa escuta’: imagem e foco no interlocutor. 
 
3- Unidade: Comunicação Não Violenta (Empática)
Técnicas para promover um relacionamento favorável;
Desenvolver uma escuta ativa;
Técnicas para o atendimento ao cliente, negociações e reuniões;
Meios Comunicacionais para Resolução de Conflitos
Argumentação Jurídica
 
4 – Unidade: Imagem, Aparência, Voz e Corpo nas Videoconferências
Marketing, Marca e Imagem Pessoal: composição da imagem;
Comunicação estratégica e marketing comunicacional
Avaliação da aparência, adequação e orientação de indumentária;
Roupa adequada, aparência, estilo;
O básico para homens e o que evitar;
O essencial para mulheres e o que evitar;
Sustentação Oral por meio da Comunicação Eficaz de acordo com o NCPC
 
5- Unidade: Comunicação Eficaz e Cuidados nas Mídias Sociais
Comunicação Estratégica e Desempenho Comunicacional para Mídia;
Postura ideal para cada mídia;
Mídia Televisiva: estúdio, ao vivo, coletiva de imprensa;
Jornais e Revistas;
Rádio;
Sites e blogs;
Instagram; Twitter; Facebook; Linkedin; WhatsApp;
Etiqueta na Rede;
Relacionamento com a Imprensa;
 
Reavaliação do grupo e avaliação do curso e fechamento.
 
Metodologia: A metodologia das atividades é baseada no modelo Andragógico de Educação Permanente (Educação de Adultos), com utilização de ferramentas de e-learning com métodos Ativo-dirigido e Ativo-participativo, com orientações práticas, técnicas de apresentações, exercícios práticos, orientações fonoaudiológicas, simulações, além da utilização do método fonoaudiologia empresarial e forense e a técnica ‘personal communication trainer® (coach e mentory)’ e recursos instrucionais e audiovisuais.
 
Recursos Instrucionais e audiovisuais: Data show.
 
Bibliografia Básica:
 
BUENO, S A arte de falar em público; BEHLAU,M Avaliação e Tratamento das Difonias. São Paulo: Lovise, 1995.
CÂMARA,J.M. Aa estratégia da Palavra. são Paulo: gonçalves, 1992.
CARRASCO, M.C.O. FonoaudilogiaEmpresarial: Perpectivas e Consultoria, Assessoria e 
treinamento. Manual teórico prático. São Paulo : Veris Educacional, 2005;
CARRASCO, M.C.O. Técnicas de Apresentação. São Paulo. Veris Educacional, 2005.
CARRASCO, M.C.O. Novas Buscas em fonoaudiologia: comunicação eficaz na empresa. Cadernos da Fono
audilogi. Linguagem Vol I. são Paulo, Lovise, 2006.
CARRASCO, M.C.O. Comunicação e oratória: teoria e Prática. Ferramenta estratégia para o Operador de Direito. São Paulo
Letras Jur[idicas, 2005.
CARRASCO, M.C.O. Operações Administrativas e Comerciais. projeto Formare. São Paulo, 
Veris Educacional, 2007.
CARRASCO, M.C.O. Operações e serviços administrativas I,Projeto formare. são Paulo, Veris Educacional, 2007
CARRASCO, M.C.O. Argumentações juridicas, comunicação, oratória e ferramenta estratégia
para o operador de direito. São Paulo: Letras Juridicas, 2009.
CARNEGIE, D. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócio. Rio de Janeiro: Record, 1962.
COHEN, J&ALL. Pesquisas de retórica. Petrópolis. Vozes, 1975 ( Trad. Leda Pinto Mafra iruzum) apud POLITO, R. Técnicas e segredos
para falar bem. São Paulo:IOB Publicações juridicas, 1993
DAMIÂO, R. e HENRIQUES, A. Curso de Portugues Juridico, São PAulo: Atlas, 1997
FERNANDO P Obra poetica. rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994
FISHER, R e URY, W. Como chegar ao sim- negociação de acordos sem concessões.
Rio de Janeiro: Imago ED 1994
LOPES, V. Oratória e Fonoaudiologia estética. São Paulo: Pró fono, 2000
MARTINELLI, D. P. e ALMEIDA, A.P. Negociação. Como transformar confronto em cooperação. São Paulo
ED, 1997
MILLS, H.A. Negociação. A arte de vencer. São PAulo; Makron Books, 1993
PENTEADO, J.R.W. A técnica da comunicação humana, São Paulo: Pioneira, 2001
POLITO, R. A influencia da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes. São PAulo
Saraiva, 2001
POLITO, R. Como se tornarum bom orador e se relacionar bem com a imprensa. São PAulo: Saraiva, 2001
REGO, F.G.T. Comunicação Empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas,
estrutura, planejamento e técnicas. São PAulo: Summus, 1986
TOLEDO, M.P.M. e NADOLSKIS,H. Comunicação Juridica. São PAulo: Sugestões Literárias, 2002
WEISS, D Como falar em público: técnicasa eficazes para discursos e apresentações. TRAD. Marta Mortada
São PAulo, Nobel, 1991.
 
 
Professora :
 
Dr.ª Maria do Carmo Carrasco,
Mestre em Educação com Área de Concentração em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP; 
Especialista em Andragogia, Treinamento e Docência para Adultos pela UMC (didática e prática do ensino superior com embasamento e formação em Andragogia). 
Aprimoramento e Formação em Meios Alternativos para Solução de Disputas e Negociação pela AASP/2002;
CEO Comunicação Corporativa e Estratégica - Centro de Otimização P&P;
COO FACE in FORMA - Academia de Linguagem Corporal, Emoções e Expressividade; 
Fonoaudióloga Empresarial, Forense e Ocupacional – CRF.ª 5037-SP; 
Perita em Comunicação e Expressividade Humana, Linguagem Corporal e Microexpressões Faciais; 
Personal Communication Trainer ® – Mentory Vocal e Comunicacional para as áreas jurídica, política, empresarial e assessoria de imprensa (media training e porta-vozes); 
Consultora de Estilo e Imagem (Consulting Style and Image/ Personal); 
Visagista com formação pelo Centro Phillip Hallawel; 
Consultora em Gestão, Marketing Jurídico e Político; 
Consultora de Startups e responsável pelo Departamento - Incubadora de Novos Negócios - COP Consultoria) 
Arquiteta de Ideias; 
Consultora de Comunicação Digital para Marketing Digital e Mídias Sociais; 
Media Trainer para Assessoria de Comunicação, Empresas, Departamentos de Comunicação, Instituições Governamentais, Políticos, Advogados e Porta-Vozes; 
Docente ESA-OAB/SP; AASP; MP
Facilitadora de Treinamentos e Educação Corporativa em várias empresas e instituições: AASP, OAB/SP, IBMEC, ACESP, HONDA, CARREFOUR, GOVERNO, MP, etc; 
 
 
 
Obs.1: A Escola Superior de Advocacia - ESA/OABSP Núcleo de Sorocaba poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, 
de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, poderá haver substituição,
 a critério da ESA, sem alteração do programa.
 
Obs.2: O conteúdo desta página é propriedade da ESA/OABSP Núcleo de Sorocaba. Todos os direitos reservados.
 

Valor do
investimento

R$200,00

Opções de Pagamento

Dinheiro ou cheque.

Selecione um núcleo



Inscreva-se

Para mais informações:
SOROCABA
Coordenador Regional: DANIELE CRISTINA PAVIN - 14ª REGIÃO
Presidente: MÁRCIO ROBERTO DE CASTILHO LEME
Coordenador do Núcleo: ALAN MARTINEZ KOZYREFF
Endereço: Rua 28 de Outubro, nº 840 Jardim do Paço Cep.: 18087 - 080
Telefone: (15)3218-1825
Email: sorocaba@esa.oabsp.org.br


Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL