Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

W87/01 - Direito Empresarial Estratégico: Gestão da Inovação





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados em outras áreas.
Quantidade de aulas: 6 Aulas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: O curso ficará disponível no período de 30 dias para visualização após o Pedido computado.
Data de início: 22/07/2019
Data de término: 27/07/2019

Objetivo Geral: A nova economia traz desafios ao advogado e exige dele um conhecimento multidisciplinar, uma visão estratégica e de gestão para atuar adequadamente no Direito Empresarial, seja dentro do departamento jurídico de uma empresa, seja como advogado externo.

Para que o advogado possa cumprir esses desafios da atualidade, deverá romper paradigmas de que a atuação jurídica se restringe a apoiar outras áreas, demonstrando que o Direito pode ser estratégico e auxiliar na obtenção de segurança e na mitigação de riscos na atuação empresarial.
 
O pensar estratégico dos Direitos Contratual e Societário é, em parte, responsável pelo surgimento do Direito Empresarial Estratégico, ganhando relevância na gestão das empresas, por auxiliar na definição de como explorar a atividade empresarial com maior eficiência, como proteger, incorporar no patrimônio e como explorar inovações e criações intelectuais na Era da
Informação, da Tecnologia e da Inovação.
 
O Direito Empresarial Estratégico visa, portanto, identificar oportunidades de melhorias e de adequação da operação em razão da evolução e da complexidade da economia e dos meios disponíveis para se realizar negócios, a partir da adoção de instrumentos jurídicos mais adequados às necessidades de inovação, de mitigação de riscos, aprimorando a gestão.
 
Objetivos Específicos: Capacitar advogados na adoção de soluções multidisciplinares envolvendo a inovação e na gestão da inovação.
 
Programa:
 
Aula 1: INOVAÇÃO E ATIVIDADE ECONÔMICA: definição, métodos de inovação, a necessidade
de inovar para competir. Negócios inovadores e disruptivos.
 
Aula 2:  SISTEMA NACIONAL BRASILEIRO DE INOVAÇÃO: política pública para inovação.
Marco Legal da Inovação. Lei da Inovação. Lei do Bem.
 
Aula 3: TIPOS CONTRATUAIS PARA INOVAÇÃO: P&D&I, Prior License Agreement, Contrato de
Cooperação, Contrato de Aliança, Contrato de Prestação de Serviços Técnicos e Contrato de
Desenvolvimento por Encomenda
 
Aula 4: PROPRIEDADE RESULTANTE DA INOVAÇÃO: propriedade intelectual, propriedade
industrial, propriedade autoral. Tratamento empresarial da propriedade. Valoração.
 
Aula 5: NEGÓCIO RESULTANTE DA INOVAÇÃO: negócios disruptivos, start ups, inovação
quanto ao processo, ao procedimento, novos produtos. Como explorar.

Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL