4468 - CURSO DE FÉRIAS - Oficina de Comunicação e Oratória Forense - (LIBERDADE)
A quem se destina: Curso indicado para advogados e profissionais atuantes em diversas áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (terças e quintas-feiras)
Data de início: 21/01/2020
Data de término: 30/01/2020
ID: 4468
Período: Início 21/01/2020 - Término 30/01/2020
Horário: Das 19 às 22 horas (terças e quintas-feiras)
Coordenação: Maria do Carmo Carrasco
Valor Total do investimento: R$ 350,00 (Incluso valor de matrícula)
OBSERVAÇÃO: DUAS AULAS POR SEMANA
Objetivo: Preparar o advogado para enfrentar a expressiva quantidade de demandas exigidas pelo Poder Judiciário (audiências, sustentações orais, atendimento ao cliente, falar em público, ministrar palestras e aulas etc) fornecendo estratégias e técnicas modernas para possibilitar a comunicação eficaz.
Fornecer também outras estratégias para o advogado se posicionar e se comunicar com eficiência em momentos de tomada de decisão, entrevistas, gerenciamento de conflitos, negociação, apresentações de serviços, tribunal do júri etc.
Programa:
Aula 1: Oratória Forense
Comunicação Eficaz: ferramenta estratégica;
Oratória Forense;
Argumentação Jurídica;
Apontar as possíveis barreiras de comunicação;
Apresentar as técnicas para a organização e estruturação das ideias, frases e informações (ordenação didática da fala) possibilitando maior objetividade, clareza, imagem de credibilidade, assertividade, autoconfiança, expressividade, desenvoltura, segurança e conhecimento;
Fornecer dicas para falar com naturalidade e ênfase, utilizando estratégias para convencer e influenciar;
Apresentar orientações para falar com desembaraço e sem constrangimento melhorando a postura e a gesticulação;
Aprender a desvendar a linguagem corporal e micro expressões;
Apresentar a importância dos aspectos comunicacionais: voz, dicção, vocabulário, expressão corporal e facial e audição.
Aula 2: Aspectos comunicacionais envolvidos
Fornecer dicas para falar com naturalidade e ênfase, utilizando estratégias para convencer e influenciar;
Apresentar orientações para falar com desembaraço e sem constrangimento;
Apresentar a importância dos aspectos comunicacionais: voz, dicção, vocabulário, expressão corporal e facial e audição.
Voz e Corpo nas videoconferências; técnicas para estruturação e organização das ideias, frases e informações. Sustentação Oral, exames da OAB, Audiência e tribunal do Júri através da Comunicação Eficaz de acordo com o NCPC.
Aula 3: Aprimoramento da voz: adequação respiratória, relaxamento, postura, aquecimento e desaquecimento vocal, ressonância vocal, entonação, ênfase e inflexão. Impostação (colocação) vocal, intensidade e velocidade para audiências.
Expressão corporal e facial (gestos, sorrir e olhar). Comunicação Não Verbal. Análise da Linguagem Corporal e Gestos Universais. As Emoções e as Microexpressões Faciais. Como escaniar faces e ler expressões.
Aula 4: Marketing Jurídico, Atendimento ao Cliente e Mídias Sociais. Desempenho Comunicacional para entrevistas nas mídias: televisiva, rádio, impressa, sociais (Instagram; Twitter; Facebook; Linkedin; WhatsApp). Diretrizes da Netiqueta.
Metodologia: A metodologia das atividades é baseada no modelo Andragógico de Educação Permanente (Educação de Adultos), com utilização de ferramentas de e-learning com métodos Ativo-dirigido e Ativo-participativo, com orientações práticas, técnicas de apresentações, exercícios práticos, orientações fonoaudiológicas, simulações, além da utilização do método fonoaudiologia empresarial e a técnica ‘personal communication trainer® (coach e mentory)’ e recursos instrucionais e audiovisuais. Observação: Durante o curso realizaremos uma avaliação detalhada de cada participante, tomando como referência os itens abaixo:
Aspecto anatomofisiológico da fala (órgãos fonoarticulatórios);
Análise do Discurso: elaboração, organização e linguagem;
Aspectos comunicacionais;
Performance comunicacional;
Discussão sobre os casos e perfil do grupo;
Organização e reorganização das atividades práticas.
Bibliografia Básica:
BUENO, S. A arte de falar em público. São Paulo: Saraiva, 1954.
CÂMARA, J.M.. A estratégia da Palavra. São Paulo: Gonçalves, 1992.
CARRASCO, M.C.O . Fonoaudiologia Empresarial: Perspectivas de Consultoria, Assessoria e Treinamento. Manual Teórico Prático. São Paulo: Lovise, 2001.
__________________. Comunicação Empresarial. São Paulo: Veris Educacional, 2005.
CARRASCO,M.C.O. Técnicas de Apresentação. São Paulo: Veris Educacional, 2005.
CARRASCO,M.C.O. Novas Buscas em Fonoaudiologia: comunicação eficaz na empresa. Cadernos da Fonoaudiálogo. Linguagem Vol.1. São Paulo: Editora Lovise, 2006.
CARRASCO, M.C.O. E COLUCCI, E. Comunicação e Oratória: Teoria e Prática. Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2005.
CARRASCO, M.C.O. E COLUCCI, E. Argumentação Jurídica: Comunicação, Oratória e Ferramenta estratégica para o Operador do Direito. São Paulo: Letras Jurídicas, 2009.
CARNEGIE, D. Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios. Rio de Janeiro: Record, 1962.
COHEN, J. & ALL. Pesquisas de retórica. Petrópolis. Vozes, 1975. ( Trad. Leda Pinto Mafra Iruzum)
COLUCCI, E. e CARRASCO, M.C.O. O Profissional do Direito e a Comunicação como Ferramenta Estratégica para a Negociação. Belo Horizonte: Anais do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Set/2002.
DAMIÃO, R. e HENRIQUES,A. Curso de Português Jurídico. São Paulo: Atlas. 1997.
FARIA, Diana M.; CAMISA, Maria T.; GUIMARÃES, Maria A. Muito além do ninho de mafagafos. Um guia de exercícios práticos para aprimorar sua comunicação. São Paulo: J&H Editoração, 2007.
FISHER, R. e URY, W. Como chegar ao sim – a negociação de acordos sem concessões. Rio de Janeiro: Imago, Ed. 1994.
MARTINELLI, D. P.e ALMEIDA, A.P. Negociação. Como transformar confronto em cooperação. São Paulo: Ed Atlas, 1997.
PEASE, Allan & Barbara. Desvendando os segredos da Linguagem Corporal. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.
PEASE, Allan & Barbara. Como conquistar as pessoas. Dicas para você ampliar suas relações e criar laços mais gratificantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.
PENTEADO, J.R.W. A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo: Pioneira, 2001.
ROSENBERG, Marshall. Comunicação Não-Violenta. Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.
TOLEDO, M.P.M. E NADOLSKIS, H.. Comunicação Jurídica. São Paulo: Sugestões Literárias, 2002.
SCHAFER, Jack. Manual de Persuasão do FBI. São Paulo: Universos dos Livros, 2018.
SHINYASHIKI, Roberto. Os segredos das apresentações poderosas. São Paulo, Editora Gente, 2012.
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
Maria do Carmo Oliveira Carrasco
link lattes: http://lattes.cnpq.br/4619428173168400
Minicurriculo: Doutorado em Educação, Mestre em Distúrbios da Comunicação – PUC-SP. Especialista em Docência para Adultos (Andragogia) – UMC-SP. Formação pela AASP em Meios Alternativos de Resolução de Disputas e Conflitos – 2002. CEO de Comunicação Corporativa e Estratégica – Cop Consultoria. Fonoaudióloga Forense, Ocupacional e Empresarial – CRFª 5037-SP. Visagista com formação pelo Centro Phillip Hallawel. Personal Communication Trainer ® – Mentory Vocal e Comunicacional. Perita em Comunicação Humana, Expressividade, Microexpressões e Doenças Ocupacionais. Certificação em FACS 3.0 ® - Facial Action Coding System pelo F-M Group Internacional. Integrante do F-MFIFCC - F-M Group Internacional FACS Certified Coders/2018. Idealizadora do Inventário de Avaliação de Competência, Desempenho, Performance e Inteligência Comunicacional ®. Docente da ESA-SP e Núcleos, AASP e MP nas disciplinas de Comunicação e Oratória, Argumentação Forense e Métodos Jurídicos, Comunicação Eficaz para o Tribunal do Júri, Perícias Criminais: Estudo de Casos Reais e Aplicabilidade Identificação de alterações do comportamento e dos aspectos comunicacionais (verbais e não verbais) para o âmbito forense: investigação e análise de casos reais, Metodologia de Pesquisa Científica, Didática do Ensino Superior. Palestrante do CEJUSC do tema: Comunicação Eficaz e Não Violenta: ferramenta estratégica para as tarefas de mediação e conciliação – posturas e recursos. Foi professora do primeiro curso de “Meios Alternativos de Resolução de Conflitos e Negociação” ministrando o módulo “Meios Comunicacionais para Resolução de Conflitos e Negociação”. Foi Gestora e Coordenadora Técnica-Acadêmica IBMEC (SP, RJ, DF, BH) dos Cursos: MBA Gestão em Negócios (in company) e MBA de Gestão em Recuperação de Créditos e Cobrança (in company) e docente das disciplinas: Comunicação Corporativa, Negociação Estratégica e Gerenciamento de Conflitos, Liderança Empreendedora e Comunicação Interpessoal. Consultora e Facilitadora na área jurídica e empresarial nas áreas de Negociação Estratégica, Gerenciamento de Conflitos, Administração de Crise, Comunicação Não Violenta, Pensamento Sistêmico, Comunicação, Perícia, Argumentação etc. Integrou equipe de treinamento em Gestão e Administração de Crise e Comunicação para empresas e governo. Consultora em Gestão e Marketing Jurídico e Marketing Digital.