Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

4231 - [EAD]Transformação Digital Para Advogados-(ASSISTA NO NÚCLEO ESASP) - * ATENÇÃO: O CURSO SERÁ TRANSMITIDO EXCLUSIVAMENTE PARA O NÚCLEO ESCOLHIDO. SEM POSSIBILDADE DE ASSISTIR EM OUTRO LOCAL





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados em outras áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 19 às 21 horas (segundas e quartas-feiras)
Data de início: 12/08/2019
Data de término: 28/08/2019

ID: 4231 

Período: Início 12/08/2019 - 28/08/2019

Horário: Das 19 às 21h  (segundas e quartas-feiras)

Coordenação: Felipe Rodriguez Alvarez

Valor Total do Investimento: R$ 120,00 (incluso valor de matrícula)

Observação: inscrições abertas até a segunda aula. Os inscritos terão acesso à todas as aulas gravadas que serão disponibilizadas após o término do curso por 30 dias.

ATENÇÃO - CURSO TELEPRESENCIAL*
 
1 - O ALUNO DEVERÁ COMPARECER AO NÚCLEO ESCOLHIDO PARA ASSISTIR AS AULAS;
 
2 - O ALUNO QUE ESCOLHER "SÃO PAULO - Central", ASSISTIRÁ A AULA, QUE SERÁ TRANSMITIDA NA ESA/Sé - PRAÇA DA SÉ, 385
 
3- *O CURSO SERÁ TRANSMITIDO EXCLUSIVAMENTE PARA O NÚCLEO ESCOLHIDO. SEM POSSIBILDADE DE ASSISTIR EM OUTRO LOCAL
 

Objetivos da Disciplina: Informar aos advogados a existência de novas tecnologias que impactarão a profissão e auxiliarão o advogado, tais como automação, inteligência artificial, curadoria de dados e blockchain. 

 

Objetivo Geral: Capacitar profissionais a exercerem a profissão com o auxílio de ferramentas de tecnologia, economizando recursos e tempo. Destacar possíveis impactos de novas tecnologias no Direito Civil e reconhecer algumas limitações do uso de tecnologias.

 

Objetivos Específicos: Este curso pretende trazer uma contribuição para que advogados compreendam como será a advocacia na Janela 2020-2030 e as evoluções em torno Da profissão e novas habilidades no uso da tecnologia.

 

Conteúdo Programático:

 

1ª aula: Estudo de Caso: Convergência entre Inovação, Direito e Tecnologia

Será estudado um caso prático envolvendo a temática da inovação, direito e tecnologia. Os destaques que se pretendem abordar são: suavização da vida através da tecnicidade, industrialismo tecnológico. Valor humano: espiritualização x função econômica, despersonalização e perspectivas humanas em torno da tecnologia.

 

2ª aula: Estudo de Caso: Drivers de Mudança na Advocacia de 2030

Haverá proposição de um problema em que o aluno deverá sob a perspectiva dos 03 drivers do “advogado do amanhã 2030” identificar qual será o papel de encaixe dele no cenário das novas tecnologias. Os drivers: More-for-less, liberalization e information technology.

 

3ª aula: Estudo de Casos Estratégicos: Ferramentas e Eficiência do Advogado

Serão abordados algumas tecnologias disponíveis para o advogado tais como: Inteligência Artificial, Predição de decisões e teses jurídicas, robô advogado, Enfrentamento de casos complexos e tecnologia artesanal, passando pelo problema do carro autônomo, chatbot preconceituoso, etnia reincidente e crimes e aumento da sinistralidade.

 

4ª aula: O Caso do Blockchain e Direito: Desafios Jurídicos e Regulatórios

Serão estudados casos envolvendo a tecnologia do Blockchain e como o direito enfrentará o tema sem prejudicar o avanço da tecnologia. Como o Direito está desafiado a proporcionar marcos regulatórios em tecnologias emergentes.

 

5ª aula: Ética e Inteligência Artificial na Advocacia 2030

Serão estudados casos envolvendo dilemas éticos de tecnologia de inteligência artificial na tomada de decisão através de robôs.

 

6ª aula: Legal Design – Desafios de uma profissão inovadora

Serão estudados uma nova profissão para o advogado que é construir arquitetura jurídica em modelo de programação de sistemas computacionais. O caso envolverá a discussão dos contratos inteligentes.

 

Metodologia

 

Metodologia:. Estudos de caso em cada aula para compreensão da atividade e aplicação de alternativas para respostas objetivas em cada um dos treinamentos realizados. 

 

Recursos Instrucionais e audiovisuais: Apresentação de tela em PPT e Prezi.

 

Bibliografia Básica

AZEVEDO, Álvaro Villaça. Teoria Geral dos Contratos Típicos e Atípicos. 3ª Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

AZEVEDO, Antonio Junqueira de. Ciência do direito, negócio jurídico e ideologia. In: DI FRANCESCO, José Roberto Pacheco. Estudos em homenagem ao professor Silvio Rodrigues. São Paulo: Saraiva, 1989.

BETTI, Emílio. Teoria Geral do Negócio Jurídico. Coimbra. Coimbra Editora, 1969.

CHAVES-DREYFUS, Gertrude. Sweden tests Blockchain techonology for land registry, 2016.

CROSBY, Michael; NACHIAPPAN; PATTANAYAK, Pradhan; VERMA, Sanjeev; KALYANARAMAN, Vignesh. Blockchain Technology: Beyound Bitcoin. Sutardja Center. Berkeley University of California. Disponível em: http://www/ft.com/intl/cms/s/2/eb1f8256-7b4b-11e5-a1fe-567b37f80b64.html#axzz3qe4rv5dh.

D.R. Dalton, W.D. Todor, M.J. Spendolini, G.J. Fielding & L.W. Porter. Organization structure and performance: a critical review. Academy of Management Review, vol. 5, p.49-64, 1980. Disponível em: https://courses.lumendlearning.com/boundless-management/chapter/trends-in-organization.

FENWICK, Mark; KAAL, Wulf A.; VERMEULEN, Erik. Why Blockchain will disrupt corporate organizations. Tilec Discussion Paper. Disponível em: http://ssrn.com/abstract=3227933.

FILHO, José Reynaldo Formigioni; BRAGA, Alexandre Mello; LEAL, Rodrigo Lima Vede. Tecnologia Blockchain: Uma visão Geral. Disponível em: https://www.cpqd.com.br/wp-content/uploads/2017/03/cpqd-whitepaper-blockchain-impresso.pdf.

GOMES, Orlando. Contratos. 26ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

HORLACHER, Anna; KLARNER, Patrícia; HESS, Thomas. Crossing Boundaries: Organization design parameters surrounding CDOs and their digital transformation activitivies. Disponível em: em: https://pdfs.semanticscholar.org/a623/ff3e690caea7fb6d5a014bd59220470f4915.pdf.

IANSITI, Marco; LAKHANI, Karim R. The Blockchain will do the financial system what the internet did to media technology. Harvard Business Review. January-February, 2017.

LORENZETTI, Ricardo Luis. Comércio Eletrônico. São Paulo: Revistas dos Tribunais, 2006.

MARINO, Francisco Paulo de Crescenzo. Contratos coligados no direito brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2006.

MCKINLAY, John. Blockchain: Background, challenges and legal issues. Disponível em: www.dlapiper.com

MESSINEO, Francisco. Dottrina Generale Del Contratto, 1964.

ROQUE, Andre Vasconcelos. A tecnologia Blockchain como fonte de prova no processo civil. Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/colunas-novo-cpc-a-tecnologia-blockchain-como-fonte-de-prova-no-processo-civil-15102018/amp.

ULRICH, Fernando. Bitcoin: a moeda na era digital. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises Brasil, 2014.

SZABO, Nick. Smart Contracts, 1994.

VARELA. Antunes. Contratos Mistos. In Estudios de Derecho Civil em honor del Prof. Castan – vol. VI.

Legislações

 

Lei Geral de Proteção de Dados

Lei do Marco Civil da Internet

Lei Carolina Dieckmann

Lei de Vermont, Califórnia, Estados Unidos da América do Norte

 

Opções de Pagamento

Selecione um núcleo




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL