Período: Início 17/04/2018 - Término 22/05/2018
Horário: Das 14 às 17 horas (terças-feiras)
Coordenação: Antonio Sávio da Silva Pinto
Valor Total do investimento: R$ 400,00 (Incluso valor de matrícula)
Objetivo Geral: Conhecer, experimentar e avaliar as experiências de aplicação de meto-dologias ativas de aprendizagem no contexto da área de saber do Direito.
Objetivos Específicos:
1. Conhecer, com densidade, o embasamento teórico e os procedimentos de aplica-ção de metodologias ativas de aprendizagem.
2. Analisar as fases que compõem cada um dos procedimentos de aplicação de me-todologias ativas de aprendizagem.
3. Adaptar aos contextos específicos da aprendizagem da área de saber do Direito, da educação brasileira, os atos identificáveis em cada uma das fases dos procedimen-tos das metodologias ativas.
Programa:
Aula 01: Tema: Inovação, tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem.
Aula introdutória com a reflexão a respeito da necessidade de inovação acadêmica e do uso das novas tecnologias para a educação. É construído também o conceito de "metodo-logias ativas de aprendizagem”.
Aula 02: Tema: Peer Instruction (Instrução entre os pares)
Metodologia trazida para o Brasil da Harvard University e adaptada para os cursos de gra-duação e de pós-graduação em Direito.
Aula 03: Tema: TBL (Team-Based Learning/Aprendizagem baseada em times)
Metodologia trazida para o Brasil da UCM e adaptada para os cursos de graduação e de pós-graduação em Direito.
Aula 04: Tema: Case Study (Estudo de caso)
Metodologia trazida para o Brasil da Escola de Negócios de Harvard e adaptada para os cursos de graduação e de pós-graduação em Direito.
Aula 05: Tema: TPS (Think-Pair-Share/Pense, emparelhe, compartilhe)
Metodologia trazida dos EUA para o Brasil. Nos EUA é utilizada para o ensino de Língua Inglesa e foi adaptada para os cursos de graduação e de pós-graduação em Direito.
Metodologia: Aulas exposititvas dialogadas, simulação das metodologias ativas listadas no conteúdo programático, aplicadas ao contexto de aprendizagem para a área do Direito.
Bibliografia Básica:
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8. ed. Joinville, SC: Editora Univille, 2009.
BUENO, M.; KOEHLER, S.; SELLMANN, M.; SILVA, M.; PINTO, A. Inovação didática - projeto de reflexão e aplicação de metodologias ativas de Aprendizagem no ensino su-perior: uma experiência com “peer instruction”. IN: Janus, vol.9, número 15 (2012).
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GIMENO SACRISTÁN, J. Conciencia e acción sobre la práctica como liberación profesi-onal. In: IBERNÓN, F. (Org.). La formación permanente del professorado em los países de la CEE. Barcelona: ICE/ Universitat de Barcelona-Horsori, 1993.
LIBÂNEO, José Carlos. Docência Universitária: formação do pensamento teórico-científico e atuação nos motivos dos alunos. In D’ÁVILA, Cristina Maria (org). Ser Profes-sor na Contemporaneidade: Desafios, ludicidade e protagonismo. Curitiba, PR, CRV, 2a. ed., 2013
RIBEIRO GONÇALVES, F. Sucesso Académico no Ensino Superior. In: TAVARES, J. & SANTIAGO, R. A. (Orgs). Ensino Superior (In)sucesso académico. Porto: Porto Editora, Ltda. 2001.
SMITH, R.& COLDRON, J. Conditions for learning as a teacher. In: Journal of In-Service Education, vol 25, number 2. 1999.
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.