X

Cursos

01MSV/01 - Inovação da Prática Acadêmica com o uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem - (PRAÇA DA SÉ)





A quem se destina: Advogados, Professores e Coordenadores de Cursos de Direito e demais interessados na docência universitária.
Carga horaria: 15 Horas.

 

Atenção: Este Curso Acontecerá nas Novas Salas da ESA Central, Localizadas na Praça da Sé nº 385 (6º, 7º e 8º Andares) - Telefone: (11) 3291 - 8314 Horário de Funcionamento das 8 às 17 horas.

 

Período: Início 20/03/2018 - Término 17/04/2018

Horário: Das 14 às 17 horas (terças-feiras)
 
Coordenação: Antonio Sávio da Silva Pinto
 
Valor Total do investimento: R$ 400,00 (Incluso valor de matrícula)
 
Objetivo Geral: Conhecer, experimentar e avaliar as experiências de aplicação de meto-dologias ativas de aprendizagem no contexto da área de saber do Direito.
 
Objetivos Específicos: 
1. Conhecer, com densidade, o embasamento teórico e os procedimentos de aplica-ção de metodologias ativas de aprendizagem.
2. Analisar as fases que compõem cada um dos procedimentos de aplicação de me-todologias ativas de aprendizagem.
3. Adaptar aos contextos específicos da aprendizagem da área de saber do Direito, da educação brasileira, os atos identificáveis em cada uma das fases dos procedimen-tos das metodologias ativas.
 
Programa:
 
Aula 01: Tema:  Inovação, tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem.
Aula introdutória com a reflexão a respeito da necessidade de inovação acadêmica e do uso das novas tecnologias para a educação. É construído também o conceito de "metodo-logias ativas de aprendizagem”.
 
Aula 02: Tema:  Peer Instruction (Instrução entre os pares)
Metodologia trazida para o Brasil da Harvard University e adaptada para os cursos de gra-duação e de pós-graduação em Direito.
 
Aula 03: Tema: TBL (Team-Based Learning/Aprendizagem baseada em times)
Metodologia trazida para o Brasil da UCM e adaptada para os cursos de graduação e de pós-graduação em Direito.
 
Aula 04: Tema: Case Study (Estudo de caso)
Metodologia trazida para o Brasil da Escola de Negócios de Harvard e adaptada para os cursos de graduação e de pós-graduação em Direito.
 
Aula 05: Tema: TPS (Think-Pair-Share/Pense, emparelhe, compartilhe)
Metodologia trazida dos EUA para o Brasil. Nos EUA é utilizada para o ensino de Língua Inglesa e foi adaptada para os cursos de graduação e de pós-graduação em Direito.
 
Metodologia: Aulas exposititvas dialogadas, simulação das metodologias ativas listadas no conteúdo programático, aplicadas ao contexto de aprendizagem para a área do Direito.
 
Bibliografia Básica:
 
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8. ed. Joinville, SC: Editora Univille, 2009. 
 
BUENO, M.; KOEHLER, S.; SELLMANN, M.; SILVA, M.; PINTO, A. Inovação didática  - projeto de reflexão e aplicação de metodologias  ativas de Aprendizagem no ensino su-perior: uma experiência com “peer instruction”. IN: Janus, vol.9, número 15 (2012).
 
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
 
GIMENO SACRISTÁN, J.  Conciencia e acción sobre la práctica como liberación profesi-onal. In: IBERNÓN, F. (Org.). La formación permanente del professorado em los países de la CEE. Barcelona: ICE/ Universitat de Barcelona-Horsori, 1993.
 
LIBÂNEO, José Carlos. Docência Universitária: formação do pensamento teórico-científico e atuação nos motivos dos alunos. In D’ÁVILA, Cristina Maria (org). Ser Profes-sor na Contemporaneidade: Desafios, ludicidade e protagonismo. Curitiba, PR, CRV, 2a. ed., 2013
 
RIBEIRO GONÇALVES, F. Sucesso Académico no Ensino Superior. In: TAVARES, J. & SANTIAGO, R. A. (Orgs). Ensino Superior (In)sucesso académico. Porto: Porto Editora, Ltda. 2001.
 
SMITH, R.& COLDRON, J. Conditions for learning as a teacher. In: Journal of In-Service Education, vol 25, number 2. 1999.
 
 
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Antonio Sávio da Silva Pinto


link lates: http://lattes.cnpq.br/9737413545059202
Minicurriculo: Advogado,Doutorando em “Innovation in Engineering Education”, na UNESP de Guaratinguetá/SP,Especialista em Direito Penal e Processual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL.


Marcilene Rodrigues Pereira Bueno

link lates: http://lattes.cnpq.br/7310963921126569
Minicurriculo: Professora universitária,Mestre em Língua Portuguesa,programa de Língua Portuguesa, PUC/SP,Pesquisadora de metodologias ativas.




Valor do
investimento

R$ 400,00

Opções de Pagamento

Cartão Crédito

À vista R$ 400,00

2x de R$ 200,00 S/juros

3x de R$ 133,33 S/juros

4x de R$ 100,00 S/juros

Boleto Bancário

À vista R$ 400,00

Selecione um núcleo



Comprar

Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Lgo Pólvora, 141 - Liberdade - SP  -  (11) 3346-6800  -   faleconosco@esa.oabsp.org.br


Praça da Sé, 385 - 6º, 7º, e 8º andar - (11) 3291.8100

Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL