Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

P01/01 - ADVOCACIA NOS TRIBUNAIS SUPERIORES, NO CNJ E NO TST (MOD. I)





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (quartas-feiras)
Data de início: 10/08/2011
Data de término: 31/08/2011

 

Coordenação: Gáudio Ribeiro de Paula

Obs.: O Aluno adimplente que concluir este módulo, pagará apenas a matrícula do módulo II (01P/02)
 

Objetivo Geral: Apresentar as principais regras e recomendações quanto à prática de atos processuais perante os Tribunais Superiores, do CNJ e do TCU/ Explicar as regras de funcionamento e a dinâmica dos julgamentos, à luz das normas regimentais/ Descrever as principais medidas processuais cabíveis (sobretudo as ações autônomas de impugnação e recursos), suas condições e pressupostos, à luz da jurisprudência atual/ Indicar as estratégias a serem adotadas para a atuação perante os referidos órgãos jurisdicionais e administrativos/ Indicar as técnicas de redação mais eficientes para a elaboração de petições endereçadas a tais orgãos.


Ementa: 1. Conselho Nacional de Justiça. 1.1. Estrutura organizacional e competência funcional. 1.2. Medidas cabíveis. 1.3. Pressupostos comuns e específicos de admissibilidade. 1.4. Peticionamento eletrônico. 2. Supremo Tribunal Ferderal. 2.1. Estrutura organizacional e competência funcional. 2.2. Recursos cabíveis. 2.3. Pressupostos comuns e específicos de admissibilidade. 3. Superior Tribunal de Justiça. 3.1. Estrutura organizacional e competência funcional. 3.2. Recursos cabíveis. 3.3. Pressupostos comuns e específicos de admissibilidade. 4. Tribunal Superior do Trabalho. 4.1. Estrutura organizacional e competência funcional. 4.2. Recursos cabíveis. 4.3. Pressupostos comuns e específicos de admissibilidade. 5. Tribunal Superior Eleitoral. 5.1. Estrutura organizacional e competência funcional. 5.2. Medidas cabíveis. 5.3. Pressupostos comuns e específicos de admissibilidade. 6. Tribunal de Contas da União. 6.1. Introdução ao processo administrativo (breve análise histórica, função, importância e desenvolvimento, a Lei 9.784/99). 6.2. O TCU e seu processo (linhas gerais, histórico, topografia institucional). 6.3. Controle da Administração e Controle Externo, Atribuições, Modelagem constitucional, Lei orgânica, Tipos de processos, Tipos de decisões, Estudo de casos - A jurisprudência do STF.


Programa:

Aula 1 - O perfil institucional do TST e do CNJ e suas repercussões na atuação dos advogados.

Aula 2 - TST - Estrutura organizacional, efeitos dos recursos, pressupostos comuns de admissibilidade (regularidade de representação, tempestividade, preparo, entre outros).

Aula 3 - TST - Recursos trabalhistas cabíveis no TST em espécie - recurso ordinário, recurso de revista, embargos de divergência e embargos infrigentes.

Aula 4 - TST - Recursos cíveis aplicáveis ao Processo do Trabalho - embargos declaratórios, agravo inominado e agravo regimental.

Metodologia: Aulas expositivas com apresentação de slides e estudos de casos.

Bibliografia Básica:
                                                                                                        

ASSIS, Araken. Manual dos recursos. São Paulo: RT, 2007.

BARBOSA MOREIRA, José Carlos. Comentários ao código de processo civil. Volume V, 10. ed., Rio de Janeiro, Forense, 2002.

BEBBER, Júlio César. Recursos no Processo do Trabalho. São Paulo: LTR.

CARNEIRO, Athos Gusmão. Recurso especial, Agravos e Agravo Interno. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

FERES, Marcelo Andrade. CARVALHO, Paulo Gustavo Medeiros. Processo nos tribunais superiores. São Paulo: Saraiva, 2006.

LINDOSO, Alexandre Simões. Técnica dos Recursos Trabalhistas Extraordinários. São Paulo: LTR.

MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Recurso extraordinário e recurso especial. 9. ed., São Paulo: RT, 2006.

MEDINA, José Miguel Garcia. O prequestionamento nos recursos extraordinário e especial. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

NERY JUNIOR, Nelson. Teoria Geral dos Recursos. 6. ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004;

SOUZA, Bernardo Pimentel. Introdução aos recursos cíveis e à ação rescisória. 6. ed., São Paulo: Saraiva, 2009;
__________. Dos recursos constitucionais. Brasília: Brasília Jurídica, 2007.

PINTO, José Augusto Rodrigues. Manual dos Recursos nos Dissídios do Trabalho. São Paulo: LTR.

RUSSOMANO JÚNIOR, Victor. Recursos Trabalhistas de Natureza Extraordinária. Curitiba: Juruá.

SOUZA, Bernardo Pimentel. Introdução aos recursos cíveis e à ação rescisória. 7ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010.

TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Sistema dos Recursos Trabalhistas. São Paulo: LTR.

WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Recurso especial, recurso extraordinário e ação rescisória. 2. ed., São Paulo: RT, 2008.


Professores:


Gáudio Ribeiro de Paula
Atualmente é assessor de ministro no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Além disso, é professor de graduação nos cursos de Ciências Jurídicas e Administração, assim como orientador de trabalhos de conclusão de curso, conteudista e tutor de cursos de ensino à distância, do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB); instrutor de cursos de formação e aperfeiçoamento de servidores do TST em Direito Processual e Material do Trabalho; palestrante e responsável por cursos de curta duração em Direito Processual do Trabalho e Direito e Novas Tecnologias da Informação na Escola de Magistrados do Trabalho do Distrito Federal (EMATRA-X) e nas Escolas Superiores de Advocacia do Distrito Federal (ESA-DF) e de São Paulo (ESA-SP). Tem larga experiência na área de Direito Material e Processual do Trabalho, com mais de 10 anos de atuação no TST na preparação de minutas de votos e decisões monocráticas em recursos de revista, agravos de instrumento, ações rescisórias e recursos dirigidos ao Tribunal Pleno, além de amplo trabalho de pesquisa e docência na referida área e em Direito e Novas Tecnologias da Informação. Membro do Conselho Editorial da Revista Magister de Direito Trabalhista e Previdenciário. Parecerista da Revista do Centro de Estudos Jurídicos da Justiça Federal (CEJ). Foi coordenador da Especialização em Direito e Novas Tecnologias do IESB, oferecida à distância.

Ives Gandra Martins Filho
Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Professor do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS).


Obs.1: A Escola Superior de Advocacia - ESA poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, poderá haver substituição, a critério da ESA, sem alteração do programa.

Obs.2: O conteúdo desta página é propriedade da ESA. Todos os direitos reservados.

Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL