Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Artigo

A + A -

A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA PARA AS EMPRESAS

12/05/2020 - Fonte: ESA/OABSP

.

.

A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA PARA AS EMPRESAS

 

Juliana Guelfi Figueiredo[1]

 

Você sabe qual o papel da Governança Corporativa para a sua empresa?

Hoje, o ambiente corporativo caminha, cada vez mais, para a construção de um Sistema de Governança Corporativa, com o objetivo de maximizar o valor econômico das empresas, a longo prazo. Longo prazo porque o Sistema de Governança Corporativa precisa ser construído, degrau por degrau, de modo que ao longo do tempo passe a ser algo cultural/rotineiro na empresa.

Algumas mudanças simples de práticas cotidianas contribuem para a adequação e construção do Sistema de Governança Corporativa, possibilitando a longevidade e o crescimento da empresa. O Sistema de Governança Corporativa é pautado por quatro Princípios Básicos, que podem ser chamados de Pilares: Transparência, Equidade, Prestação de contas e Responsabilidade Corporativa. Através desses princípios, surgem as recomendações de práticas que podem ser adotadas pela empresa, para alinhamento dos interesses das partes envolvidas e maximização do seu valor econômico. 

Toda empresa tem como objetivo o Lucro e deve estar atenta às práticas do mercado para crescer, pois hoje, todo potencial investidor elenca a Governança Corporativa como um dos principais atributos a ser avaliado. O fracasso de muitas empresas está relacionado, dentre outros motivos, ao crescimento de forma desordenada, sem a observância dos princípios do Sistema de Governança Corporativa.

Mas porque isso acontece? A resposta é simples: falta de informação. Infelizmente, vemos que uma parte significativa das empresas investe mais no contencioso do que no preventivo, com a ideia de que teria uma “despesa” e não um investimento. Não! Isso precisa ser mudado e nós, Operadores do Direito, precisamos contribuir para essa mudança de cultura, quebra de paradigma.

Organizar sua empresa significa investir em crescimento e estar apto a competir!      

 



[1] Sócia do Escritório Guelfi, Atakiama & Munhaes - Advogados Associados, Especialista em Direito Civil/Direito Processual Civil e MBA em Gestão Empresarial. Contato: juliana.guelfi@gamadv.com.br

 

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL